Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Comentário da Redação > Jogo? Falemos do que todos querem ouvir: Neymar

Sim, o Santos, com sua camisa quase toda branca, despida de muitos patrocínios, entrou em campo nesta quarta-feira pela Copa do Brasil. Ficou num amargo empate de 0 a 0 com o Joinville, que só não foi pior pois o time de Muricy Ramalho (e que está na hora de ter outro comandante) havia vencido lá em Santa Catarina na ida por 1 a 0. O time avança para a 3ª fase do torneio, que só acontecerá depois da Copa das Confederações.

Sinceramente, isso é o que menos importa do jogo de ontem. O Santos voltou a jogar muito mal e estava visivelmente abatido após perder o título paulista para o Corinthians. A sorte é que o adversário é muito fraco e jogou com medo. Só resolveu ir ao ataque buscar algo faltando uns 5 minutos (e olha que quase complicou a nossa vida).

Mas o que o torcedor quer saber mesmo é de Neymar. Vai ou fica? Agora vai. Tudo está encaminhado, basta apenas que dirigentes de Santos e Barcelona cheguem a um acordo, já que o time catalão ofereceu valores baixos e tem ainda a concorrência do Real Madrid, que entrou na jogada para tentar atrapalhar o rival, mesmo que seja apenas elevando os valores em jogo.

Sempre fui um dos que defendi que Neymar fique no Brasil. E não é porque sou santista (juro!). É que não consigo compreender o porquê de ser tão obrigatório que um menino de 20, 21 anos tenha que estar jogando na Europa pra ser reconhecido aqui. Lá ele vai enfrentar adversários melhores? Defesas melhores? De vez em quando, assim como faz aqui. Mas também enfrentará os Rayo Vallecanos da vida.

Na Europa ele terá uma evolução de vida. Sairá da zona de conforto. Jogará ao lados dos melhores do mundo. Terá o glamour da Champions League. Lindo. Maravilhoso. Nem por isso acho que ele deixe de ser um gênio por estar aqui no Brasil. E o que mais me chateia é que aqui fazem campanha pra que ele saia, mas o mesmo não se aplica a outros jogadores, de outros times. E pior: ninguém faz campanha para elevar o nível do futebol brasileiro, para que não tenhamos que conviver com esse êxodo de nossos estrelas, com essa síndrome de colônia. Que o campeonato continue um lixo, mas que ele vá e a gente assista futebol de verdade na TV a cabo!

Falei tudo isso para dizer que, apesar dos pesares, acho que chegou a hora dele ir. Ontem ele jogou completamente desconcentrado, nervoso - com o juiz, com os adversários, com os companheiros, com imprensa... sobrou pra todo mundo. Essa indefinição sem dúvida interfere no seu rendimento, não só de ontem, mas em todo o ano. Ele já não joga com a alegria costumeira. Desse jeito, ele faz mal também ao Santos, que tanto depende dele hoje.

Enfim, venceram os que tanto insistiram para que ele fosse. Convenceram a mim, ao Santos e, especialmente, a ele, sempre o mais sensato de todos quando o assunto era o seu futuro.

Ele vai, o Santos fica, gigante como sempre. E vai com sensação de dever cumprido, com o nome na história do clube eternamente, entre os maiores. Neymar, a casa é sua, volte sempre.

Sobre o jogo, eis as notas abaixo.

Conceitos

Rafael - ÓTIMO: Mais uma vez fechou o gol e salvou o Santos de um vexame.
Bruno Peres - PÉSSIMO: Renovou o contrato e esqueceu como se joga futebol.
(Alan Santos) - REGULAR: Entrou mais na lateral e mostrou dificuldade novamente no setor.
Edu Dracena - BOM: Muito voluntarioso. Quase fez um gol.
Durval - BOM: Já jogou pior.
Léo - REGULAR: Muita vontade, compensando as dificuldades. Mas só.
Arouca - RUIM: Tá devendo muito futebol. Vale lembrar que ele também está com futuro indefinido, com contrato por renovar.
Renê Júnior - RUIM: Errou muito ontem. Pior partida com a camisa do Santos.
Cícero - REGULAR: Jogou abaixo do que vinha jogando.
Felipe Anderson - RUIM: Fraco, como de costume.
(Patito Rodriguez) - SEM CONCEITO: Entrou aos 45 do segundo tempo... e olha que quase deu um gol pro Miralles (o quase ficou por conta do segundo).
Neymar - REGULAR: Buscou bastante o jogo, mas estava visivelmente desconcentrado, por motivos óbvios. E não consegue jogar sozinho sempre.
Henrique - REGULAR: Apareceu pouco ainda. Cedo para falar qualquer coisa.
(Miralles) - PÉSSIMO: Perdeu um gol absurdo no último lance do jogo.
Téc. Muricy Ramalho - PÉSSIMO: Chega de Muricy!

Foto: Fotoarena

Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário