Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Comentário da Redação > Agora sem Neymar, Santos precisa seguir a vida

Na semana passada, antes da confirmação da negociação de Neymar com o Barcelona, antecipei que o craque havia decidido seguir seu caminho natural para o futebol europeu e já comentei o que penso a respeito.

Ontem em Brasília, o camisa 11 fez sua despedida pelo Santos. Chorou antes do jogo e, com a cabeça ainda tumultuada, ele não jogou bem. O time, pra variar, também não. Nossa sorte é que o Flamengo abusou do direito de perder gols e não estragou mais ainda o último momento de Neymar no clube que mostrou amar de verdade. O resultado de 0 a 0, ao menos, fez com que nem o placar, nem a primeira grande partida no Estádio Mané Garrincha após a reforma, nem nada ofuscasse o momento do craque.

Porém, agora, a vida segue. O Santos precisa se arrumar sem Neymar. Novamente o time de Muricy Ramalho não foi um time de verdade e quase perdeu para um Flamengo com individualidades semelhantes ou quase isso, mas um pouco melhor montado por Jorginho.

Uma coisa que chamou minha atenção é a dificuldade do Santos em entrar na área adversária, algo que o Flamengo fez diversas vezes. O time insiste muito em toques curtos longe da área e quando tenta aprofundar, quase sempre erra o passe. Por isso os atacantes pouco participam do jogo (inclusive Neymar, que tentou o gol ontem sempre de longa distância) e quase não acontecem chances claras de gol.

O que o Santos mais faz hoje em dia é proporcionar contra-ataques sempre gigantes aos adversários nesses passes forçados no meio. Pior pra nossa defesa, que além de envelhecida, também não é formada por nenhum Baresi. Não fosse Rafael e a falta de pontaria flamenguista, estaríamos lamentando uma derrota ontem na capital federal.

Volta a dizer que o Santos, com o elenco que tem, consegue montar um time titular melhor. Eu mesmo monto se precisar, inclusive com boas peças da base. E se tivesse um técnico mais inspirado e menos teimoso, teria também um padrão de jogo para que soubesse lidar melhor com a saída de um craque como o Neymar. Perderia uma peça, e não a única alternativa de jogo.

O desafio de Muricy agora é esse. Mas minha dúvida é se Muricy é o cara pra isso, neste momento. Me parece que não. E podem vir Diego, Robinho, Pelé, entre outros craques, que se continuar nesse lenga lenga e nessa bagunça tática, não tem reforço que dê jeito.

Conceitos

Rafael - ÓTIMO: Segue em ótima fase. Fez belas defesas e garantiu o zero no placar.
Rafael Galhardo - BOM: Melhor partida dele com a camisa do Santos. Mostrou muita vontade, apesar de alguns erros de passe.
(Patito Rodriguez) - SEM CONCEITO: Jogou pouco.
Edu Dracena - REGULAR: Difícil culpá-lo, joga exposto o jogo inteiro.
Durval - RUIM: A mesma justificativa valeria pro Durval, mas ele faz bobagens até quando a marcação está encaixada. Não tem mais condição de ser titular. Alguém precisa enxergar isso.
Léo - RUIM: Não tem condição física para jogar 90 minutos quarta e domingo, nem domingo e domingo. Tá na hora de dar espaço para o Emerson, bom valor da base.
Arouca - RUIM: Seu futebol vem caindo jogo a jogo. Coincidentemente, tá rolando ainda um imbróglio  sobre sua renovação de contrato.
Renê Júnior - BOM: Vem jogando bastante sobrecarregado na marcação do meio-campo, mas vem dando conta do recado na medida do possível.
Cícero - REGULAR: Atuação discreta.
Montillo - REGULAR: Segue devendo futebol, mas até que tentou participar do jogo.
(Felipe Anderson) - REGULAR: Não teve lá muito tempo pra jogar e não fez lá muita coisa. O normal de sempre.
Henrique - RUIM: Não dá pra cravar que ele é fraco já que a bola quase não chega e quando chega é longe da área, mas ao que tudo indica...
(Gabriel) - REGULAR: Primeira partida pra valer do "Gabigol". Buscou jogo, chutou a gol duas vezes... é só um começo. Não esperem nele um novo Neymar, mas acredito que seja um bom jogador para um futuro próximo.
Neymar - ÓTIMO: Abro aqui uma licença poética e não vou analisar o que ele jogou ontem, porque é irrelevante. O conceito vale para sua passagem brilhante pela Vila Belmiro. Que tenha a mesma sorte e competência onde quer que jogue daqui pra frente.
Téc. Muricy Ramalho - RUIM: Assim como para Neymar, abro mão de comentar sua atuação no jogo de ontem. O conceito vale para tudo que o treinador vem fazendo no comando do Santos depois que levamos aquela sapecada do Barcelona. Chegou a hora de mudança!

Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário