Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Comentário da Redação > Final do Campeonato Paulista 2013 - Jogo 1: Corinthians 2 x 1 Santos

Visão corintiana > Pelo primeiro tempo, foi pouco
por Pedro Diniz | pedrosilasdiniz@gmail.com

Na primeira grande decisão de 2013 no Pacaembu, o Corinthians voltou a ser Corinthians. Com a força e futebol que demonstrou nos títulos do Brasileirão 2011, Libertadores e Mundial 2012, a equipe da capital poderia ter matado a final nos primeiros 90 minutos, mas venceu apenas por um gol de diferença. É uma vantagem, não pode ser ignorada, mas pelo que jogou, é para se lamentar. O título está totalmente em aberto.

Na verdade, a conquista do 27º Campeonato Paulista corintiano poderia ter sido encaminhada logo na etapa inicial, a melhor do time no ano. Só os donos da casa jogaram bola! O placar no intervalo poderia muito bem apontar um 3 a 0. Além de marcar o gol, Paulinho, em tarde espetacular, levou perigo em jogadas aéreas e acertou um chute incrível na trave, seguido de gol perdido do Guerrero, além de oportunidades de Sheik, fizeram o Pacaembu balançar. O placar, entretanto, foi de apenas 1 a 0 ao fim dos primeiros 45 minutos.

Não dava para esperar que o segundo tempo fosse novamente de um time só. E de fato não foi. O Santos "entrou em campo" e os campeões do mundo não exerceram a mesma pressão da primeira parte, natural. Não é normal, no entanto, recuar demais como fez em alguns momentos.

Ainda assim, criou oportunidades nos contra-ataques. Na melhor delas, Emerson, pra variar, deixou de marcar de frente para o goleiro. Lamentavelmente, o atacante segue eternamente jogando os 90 minutos sem ser substituído. Poderia ficar no vestiário treinando finalização!

Foi preciso, então, um zagueiro colocar a bola nas redes. Após briga de Paulinho na área, a bola sobrou para Paulo André fuzilar o gol de Rafael. Uma vantagem de 2 a 0 já era mais considerável. Porém, os mandantes que surpreendentemente levaram perigo e conseguiram os dois gols em jogadas de bolas alçadas na área, também sofreram com isso, só que de cabeça (Durval mandou pro gol).

O gol foi um balde de água fria para um time que é superior ao rival e provou isso em campo. A vantagem, repito, não pode ser ignorada. Afinal, um empate basta para conquistar o título e uma derrota por apenas um gol leva para os pênaltis. Porém, a equipe do Parque São Jorge poderia ter colocado uma mão e meia na taça jogando na sua casa, e não aproveitou. Agora a decisão fica para a Vila Belmiro!

Antes disso, contudo, tem outra decisão, diante do Boca Juniors, no mesmo palco da partida deste domingo. Contra um adversário mais fraco, se repetir a mesma atuação do primeiro tempo dificilmente deixará de ir para o vestiário no mínimo com a vantagem revertida (2 a 0). Só não pode recuar excessivamente quando conseguir os gols que precisa. Mas o espírito deve ser o mesmo. E será! Vamos, vamos Corinthians, este jogo teremos que ganhar!

Conceitos

Cássio - BOM: Pecou nas reposições, porém, fez duas ótimas defesas.
Alessandro - REGULAR: Apagado no ataque, não comprometeu defensivamente.
Gil - BOM: Sério e concentrado, foi muito bem quando exigido. Ótimo zagueiro!
Paulo André - BOM: Esteve bem posicionado e seguro na marcação. Apareceu no ataque para marcar o segundo gol.
Fábio Santos - BOM: O jogo passou muito pelo seu lado e o lateral-esquerdo apoiou bastante, com boas tabelas. Não teve problemas atrás.
Ralf - ÓTIMO: Jogou tudo que sabe. Não deixa o adversário respirar. Um monstro!
Paulinho - ÓTIMO: Este jogou tudo que não havia jogado em 2013. Partidaça!!! Abriu o placar, participou do segundo e ficou perto de marcar dois gols antológicos. Aliás, que dupla de volantes, hein! A melhor que o Brasil tem, sem dúvidas. Acorda, Felipão!
Romarinho - BOM: Se aproximou dos companheiros e procurou fazer tabelas. Abriu marcação com seu estilo de jogo. Não merecia ter saído.
(Edenílson) - BOM: Cumpriu bem a função, auxiliando o Alessandro na marcação e apoiando quando o time tinha a bola.
Danilo - BOM: Jogou pelo meio e foi muito bem, o ponto de equilíbrio da equipe. Como de costume, importante também nas bolas aéreas e recomposição. Jogador multiúso e importantíssimo.
Emerson - RUIM: Correu muito, ajudou na marcação, porém é muito pouco para um atacante. Desperdiçou duas oportunidades claras que podem fazer falta.
Guerrero - REGULAR: Fez bons lances como pivô, mas segurou a bola demais em outros. Perdeu gol incrível após chute de Paulinho na trave.
(Pato) - REGULAR: Procurou se movimentar, entretanto, foi pouco acionado. Na bola que recebeu iria marcar um golaço, mas estava impedido.
Téc: Tite - REGULAR: Perguntei aonde estava o espírito vencedor do time e ele voltou neste domingo. Porém, ainda é preciso corrigir algumas coisas, entre elas o fato de recuar quando faz o resultado, isso é suicídio. Além disso, errou nas mexidas mais uma vez, na minha visão. Sheik deveria ter saído, e o Pato teria aproveitado melhor as jogadas do Guerrero como pivô.

Visão santista > Só não foi melhor porque não vale gol fora...
por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Olha, torcedor santista, fazia tempo que eu não comemorava tanto uma derrota quanto fiz ontem. O 2 a 1 sofrido diante do Corinthians, no Pacaembu, só não foi melhor porque no Paulistão não tem aquela história de gol fora de casa. Mas após o time da capital, que é melhor e mais bem montado, dominar completamente o jogo e perder vários gols feitos, ver o placar com diferença mínima é até revigorante. Dá esperança de vermos um time diferente semana que vem e que consiga ao menos vencer e levar a disputa para as penalidades, algo que era impensável para qualquer um que assistiu ao primeiro tempo da partida de ontem.

Nestes 45 minutos iniciais, faltou tudo ao Santos: qualidade, concentração, pegada, organização, personalidade. Tudo. Do outro lado, tudo isso sobrou no rival alvinegro, que fez uma partida impecável. Com Maros Assunção entre os titulares (que eu aprovei num primeiro momento), o Peixe se abriu totalmente no meio-campo, pois os volantes não sabiam a quem marcar. E Assunção não marcava ninguém.

Assim, a defesa ficou sobrecarregada e o ataque não participava do jogo, pois a bola não chegava. Cícero, que faz boa temporada, jogou como camisa 10 e justificou o que sempre digo, que ali não é o seu lugar. Ele nasceu para jogar com 2º ou 3º homem de meio, vindo de trás.

No fim das contas, por mais incrível que pareça, o Corinthians só marcou em um bate rebate de escanteio. Poderia tranquilamente ter matado o jogo antes do intervalo. Não o fez, e o Santos voltou diferente. Com outra postura e o mínimo de organização, com a saída acertada de Marcos Assunção e entrada de Felipe Anderson (que não foi bem, mas pelo menos ajudou a arrumar o time).

O Santos continuou dando muito espaço na defesa e o Corinthians perdeu outras chances incríveis, porém, o time de Muricy começou a ter a bola no ataque e criar alguma coisa. O problema é que no intervalo o técnico também trocou Miralles pelo cone André. A bola ia nele e voltava torta. Neymar, que fez uma partida muito ruim, parecendo sentir o jogo, não conseguia fazer tudo sozinho, obviamente. E tentou menos do que poderia.

No entanto, quando o Peixe até se aproximava do empate, veio um balde de água fria com o gol do Paulo André, em outro bate rebate. Ali parecia que a vaca tinha ido para o brejo, mas eis que Durval (um dos melhores do Santos no jogo, preciso admitir) apareceu em lance de cruzamento na área e diminuiu o placar. Aí o balde de água trincando foi na cabeça dos corintianos, que viram uma atuação quase perfeita não ser coroada com um placar mais justo e confortável.

Sendo assim, muita coisa pode acontecer no jogo de volta, na Vila, onde o Santos é muito forte e, repito, pode perfeitamente vencer o jogo e conquistar o tetra. Acredito que a coisa fica melhor para o Alvinegro da Baixada dependendo do que acontecer entre Corinthians x Boca no meio de semana (vale secar um pouco na quarta-feira).

Enquanto o Timão terá esse duro teste na Libertadores, Muricy terá semana livre para trabalhar e, enfim, tentar dar o mínimo de padrão de jogo a esse time.

Conceitos

Rafael - ÓTIMO: Se o Santos levar o tetra, pode dar metade da premiação pra ele. Ontem fechou o gol, e garantiu um placar menor. Sem contar o que já fez nas decisões de pênaltis passadas.
Bruno Peres - PÉSSIMO: Não marcou, não atacou, errou 3524 passes e entregou o ouro pro Emerson várias vezes. PÉÉÉÉÉÉÉÉSSIMO!
Edu Dracena - REGULAR: Teve dificuldades, mas foi sobrecarregado pela marcação ruim do meio campo.
Durval - BOM: Um dos melhores em campo. Apesar de uma pequena pixotada no lance do segundo gol corintiano, fez o possível na marcação e ainda anotou o gol que dá vida ao Santos.
Léo - RUIM: Outro muito sobrecarregado, mas que não conseguiu dar muita conta.
Arouca - RUIM: Marcou mal e foi tímido nas subidas ao ataque. Sem contar o também 3524 passes errados.
Renê Júnior - BOM: Foi mal na primeira etapa, mas se redimiu na segunda. Correu por ele e por todos os outros e ainda deu alguns belos lançamentos.
Marcos Assunção - PÉSSIMO: Não participou do jogo. Foi um a menos. PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉSSIMO!
(Felipe Anderson) - REGULAR: Sua entrada deu outra cara ao time, mas não necessariamente por ele, que novamente entrou com medo. Pelo menos participou do lance do gol, com bom cruzamento.
Cícero - REGULAR: Fora da posição ideal, foi bem ruim no primeiro tempo. Mais recuado, chegando de trás, melhorou 100% na etapa final.
Miralles - RUIM: Não jogou bem, mas também tocou pouco na bola. Não concordei com a substituição dele no intervalo. Muricy poderia ter esperado um pouco.
(André) - PÉSSIMO: PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉSSIMO! Sem mais.
Neymar - RUIM: Jogou sem personalidade e pouco produziu. E olha que ele não foi marcado individualmente, e nas poucas vezes que tentou ir pra cima de Alessandro e Gil, ele passou fácil. Custava tentar mais?
Téc. Muricy Ramalho - REGULAR: Não vou criticá-lo mais porque concordei com a escalação inicial e com a entrada do Felipe Anderson no intervalo. Só errou na troca Miralles/André e em ter deixado Bruno Peres em campo até o final. Uma semaninha livre pra trabalhar, hein Muricy! Quero só ver.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário