Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Comentário da Redação > Final do Campeonato Paulista 2013 - jogo 2: Santos 1 x 1 Corinthians - Timão campeão

Visão corintiana > Quarta taça diferente em 3 anos
por Pedro Diniz | pedrosilasdiniz@gmail.com

Campeonato Brasileiro 2011, Libertadores 2012 e Mundial do mesmo ano. Depois de conquistar nada menos que os três principais títulos disputados por uma equipe sul-americana, o Corinthians voltou a erguer a taça que seu torcedor sempre tratou com carinho: o criticado Campeonato Paulista. Festa merecida para uma torcida maravilhosa, que deu show na última quarta-feira após ser eliminado pelo Boca Juniors.

Muitos não dão o mínimo valor para o campeonato estadual. Não estou entre esses. Gosto da rivalidade que a competição proporciona e acho que deve continuar no calendário do futebol brasileiro. Entretanto, qualquer pessoa com um pouco de bom senso sabe que a fórmula deveria ser modificada. Jogar 19 rodadas inúteis onde se classificam 8 e depois ter quartas e semifinais em jogo único é lamentável. Enquanto não mudarem isso, será um torneio chato mesmo.

O time grande sabe que não precisa de muito esforço para conseguir chegar na fase decisiva. Os 19 jogos iniciais, portanto, oacabam sendo chatos e sonolentos. A equipe de maior expressão acaba jogando com o freio de mão puxado, se poupando. E assim foi o Timão na primeira parte do torneio. Muitas vezes com reservas, fez o básico para ficar com muita tranquilidade entre os oito classificados. No mata-mata, porém, não dá para negar que mereceu a conquista mais que os outros.

Nas quartas, foi o que passou com mais tranquilidade, fazendo 4 a 0 na Ponte em pleno Moisés Lucarelli. Na semi, não jogou bem, mas passou pelo rival São Paulo nos pênaltis. E na grande final, jogou tudo que sabe no Pacaembu e merecia ter matado o duelo ali. Neste domingo, fez bom proveito da vantagem que tinha e, se não fosse a má finalização dos homens de frente, poderia ter vencido também na Vila.

Mas se o 1 a 1 de quarta-feira foi muito indigesto, o de ontem foi bem saboroso e salvou o semestre. E apesar da dor de ser eliminado da Copa Libertadores, ainda mais da forma que foi, tem o lado bom de entrar no Campeonato Brasileiro com foco e força total. E nada como começar a competição vindo de um título.

Só não pode achar que está tudo certo e que a queda para o Boca foi apenas devido à arbitragem. A equipe tem defeitos à corrigir e Tite tem cometido erros. É preciso evoluir para brigar forte pela taça. O time titular, por exemplo, tem de ser revisto. Edenílson não pode ser reserva do Alessandro, e o Pato também tem vaga entre os 11.

Mesmo não estando bem como nas últimas duas temporadas, no entanto, o técnico gaúcho ainda tem crédito. No último (e único) Brasileirão que começou encarando como prioridade, sem Libertadores paralelamente, fez um começo espetacular e conquistou o título. Conseguirá repetir? Elenco para isso ele tem mais que na época.

Conceitos

Cássio - REGULAR: Não tem passado grande segurança, sobretudo nas saídas pelo alto.
Alessandro - PÉSSIMO: Perdido em alguns momentos, deu muito espaço e foi inútil no apoio. Não pode mais ser titular com o Edenílson no banco.
Gil - BOM: Ligado e firme nos desarmes.
Paulo André - BOM: Bem posicionado e atento também.
Fábio Santos - REGULAR: Deu espaços que não foram aproveitados pelo rival. Buscou apoiar.
Ralf - BOM: Incansável, voltou a fazer boa partida na marcação e arriscou algumas arrancadas.
Paulinho - BOM: O mais participativo, muito boa partida do camisa 8. Começou a jogada do gol.
Romarinho - REGULAR: Ajudou na marcação e se movimentou bastante no campo ofensivo. Na hora de finalizar, entretanto, é um desastre. Perdeu gol incrível que poderia fazer falta.
(Pato) - REGULAR: Procurou segurar a bola. Teve boa chance de marcar e perdeu. Precisa de sequência de jogos.
Danilo - BOM: Além de auxiliar o amarelado Fábio Santos o jogo inteiro pela esquerda, deu bons passes e mostrou seu poder de decisão novamente. Quase fez o segundo (mandou na trave) ainda no primeiro tempo após bela jogada.
Emerson - PÉSSIMO: Errou passes e travou completamente o jogo do time. Raramente leva a melhor nas jogadas individuais e só tem sido útil, no máximo, na recomposição. Muito pouco, ainda mais num time que tem Pato no banco
(Edenílson) - BOM: Logo no primeiro lance, disparou pelo meio e quase matou o jogo. Corre muito! Tem que de assumir a titularidade da lateral-direita.
Guerrero - REGULAR: Apagado, buscou fazer a parede quando a bola chegou. Precisa da aproximação dos companheiros.
(Douglas) - BOM: Não jogou muito, mas foi muito bem nos minutos que esteve em campo. Segurou o jogo com muita competência.
Téc: Tite - REGULAR: Conquistou o título que faltava na sua carreira, e óbvio que tem méritos nisso, é um grande profissional. Entretanto, não está sendo feliz nesta temporada. No jogo de hoje, inclusive, errou ao colocar o Edenílson no lugar do Sheik - Pato deveria ter entrado no ataque, e o Alessandro saído também. Chamou o Santos para atacar. Já passou da hora de mexer no time titular, vamos ver se muda para o Brasileirão...

Visão santista > Resultado justo, principalmente para o Santos
por Fernando Pilat | @fernandopilat

Em quatro jogos da fase final o Santos não conseguiu nenhuma vitória. Chegou à final aos trancos e barrancos, com duas decisões por pênaltis. Mas isso tudo não foi casual.

Na fase de classificação de um campeonato medíocre o Santos jogou uma ou duas boas partidas, e assim mesmo se classificou na terceira colocação. Passamos da metade de maio e o Santos ainda não tem um padrão tático e alternativas de jogo. E essa é a culpa de Muricy Ramalho. O técnico é honesto, trabalhador, e tem outras qualidades...mas ganhar um caminhão de dinheiro no clube e deixar o time jogar na base do chutão uma final de campeonato? Tá de brincadeira meu filho!

A outra culpada é a diretoria, que parece acreditar que ter Neymar no time é o suficiente para tapar todos os outros buracos falhos no elenco. Sem lateral direito, zaga velha (que é intocável), André e seus Blue Caps brigando pela camisa 9, e pelo prêmio de quem joga pior. Um banco de reservas que dá tristeza. Enfim, esse é o fim melancólico e merecido do primeiro semestre.

Sobre o jogo, foi um time bem organizado, contra um catado com muita vontade. O Santos correu muito, mas como de costume correu errado. Ofensivamente Cícero e Neymar tentaram e conseguiram boas jogadas, mas não tem companheiros qualificados para ajudá-los. E, acreditem se quiser, o Santos poderia sim ter vencido ontem se não fosse um erro de arbitragem que deixou de marcar pênalti claro de Paulo André que colocou a mão na bola interceptando um cruzamento. A imprensa não noticia essa falha, assim como noticiou os erros de Amarilla em Boca e Corinthians, mas com certeza (só que não) foi apenas um acaso omitirem esse fato, e colocarem todo o peso da eliminação da Libertadores no juiz.

Bem, mas o título não veio, e a esperança é que um choque de realidade aconteça, reformulação no elenco, e quem sabe um time competitivo para o Brasileirão, pois com esse catado não vamos muito longe, ou até vamos... jogar em Arapiraca na série B.

Conceitos

Rafael – BOM: Foi o melhor jogador santista na fase final, voltou a passar confiança.
Bruno Peres – PÉSSIMO: Nunca foi um bom marcador, e agora ofensivamente é nulo.
Edu Dracena – REGULAR: Raçudo e firme na marcação, mas perdido no posicionamento.
Durval – REGULAR: Acompanhou seu parceiro de zaga, e parece que ninguém quer desgrudá-los. Tá na hora de mudar essa defesa.
Léo – REGULAR: Erra passes, perde jogadas na velocidade, tomou um banho do Romarinho, mas sua raça é digna de aplausos.
René Junior – REGULAR: Seu conceito deveria ser melhor, mas a bagunça que o Santos joga faz ele correr desnorteado e fazer muitas faltas.
(Patito) – SEM CONCEITO.
Arouca – REGULAR: Outro que cai de rendimento com a bagunça que o Santos virou.
Cícero – BOM: Grande partida, merecia melhor sorte depois do golaço que fez.
Felipe Anderson – REGULAR: Esforçado, teve alguns lampejos. Mas no geral ficou na mediocridade de sempre.
Neymar – BOM: Correu muito, deixou a vida em campo, mas o time não ajuda. A fase não ajuda muito, mas fez o que pôde.
André – SEM CONCEITO: Não existe nenhum conceito abaixo de péssimo, então acho injusto conceituá-lo. Que vá para o Vasco e leve a cruz para afundar o barco carioca.
Miralles – SEM CONCEITO.
Téc. Muricy Ramalho – RUIM: Conceito válido para o trabalho dele este ano. Tá na hora de se reciclar, trabalhar com vontade e dar um padrão ao time. Senão, pegue seu boné e vá procurar outro clube.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário