Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comentário da Redação > São Paulo 0 (3) x (4) Corinthians

Visão tricolor > Azar
Por Thiago Jacintho | thi.jacintho@gmail.com

Quando o jogo é difícil o São Paulo se comporta melhor em campo. O jogo semifinal do Chatista e o primeiro jogo das oitavas da Libertadores comprovam essa tese. Porém, como que um castigo dos céus, o time acaba não levando a melhor no fim das contas. Contra o Galo, quinta-feira, perdeu de virada, após ter dominado o jogo por 30 minutos e ver o zagueiro Lúcio, um dos mais vencedores e experientes do elenco, ser expulso de uma forma idiota. E neste domingo, diante do Corinthians, sucumbiu nos pênaltis após ter jogado melhor no primeiro tempo. O segundo foi uma lástima, os dois times só esperaram o tempo passar, convenhamos.

Futebol pode ser só lazer para muitos e para outros uma grande besteira (confesso que quando a coisa se foca em rivalidade apenas, eu acho tudo muito babaca), mas para os jogadores, sinceramente, é o trabalho deles, então a seriedade deveria estar presente em todos os jogos, que são como o expediente dos caras. Isso serve para o Corinthians de 2013, que até agora só jogou para o gasto.

Voltando ao jogo e ao meu assunto: o São Paulo do primeiro tempo deu gosto de ver. Se movimentou bem e tramou jogadas interessantes, por vezes até surpreendentes. Mesmo com a saída de Osvaldo, aos nove do primeiro tempo, o time manteve a pegada.

Douglas, o encarregado de suprir a saída do Cabra da Peste, foi relativamente bem na primeira etapa, errando pouco e construindo alguns lances bons. Por não cair pela ponta, deixou o time mais centralizado, mas até aí, os laterais existem para isso. Carleto foi bastante acionado e correspondeu, enquanto Paulo Miranda pouco fez. Na única chance boa ele pisou na bola e desperdiçou o ataque.

Luis Fabiano, o goleador esquentado (assistam isso aqui), assustou Cássio em boas finalizações, mas por outro lado esteve impedido muitas vezes. Não o culpo tanto, porque os impedimentos foram milimétricos em sua maioria e é boa essa penetração, porque o adversário acaba surpreendido e fica sem reação se a coisa dá certo.

No segundo tempo o jogo ficou frio, frio. Nenhum dos dois tentou algo e o que mais teve foi aquela catimba boba, que aliás, o senhor Cléber Machado criticou acintosamente durante a transmissão. Eu concordo com ele, porém, quando é o Neymar, ele não fala nada. Mais um exemplo de que locutor e comentarista de TV acha que o telespectador é trouxa.

Aos 45 em ponto o juiz finalizou o jogo, mesmo porque ninguém queria nada com nada. Nos pênaltis, todos bateram muito bem, exceto Luis Fabiano, que praticamente falou "Cássio, baterei naquele canto, pula lá". Podem ver o replay: o goleiro corintiano pulou antes dele bater. Esse é o ponto fraco do Fabuloso, ele não tem a calma necessária para bater pênalti. Aliás, ele não tem a calma necessária em momentos mais quentes, como vocês podem vir no vídeo que linkei. Infelizmente.

PH Ganso também errou, mas foi por excesso de perfeição. No final, Rogério pegou o pênalti do Pato, mas se adiantou 400 km. Sinceramente: ridículo. Estamos fora de mais um Chatista, mas isso não é tão ruim quanto o azar que nos assola este ano, principalmente em jogos importantes. Tomara que a zica tenha acabado hoje.

Conceitos

Rogério Ceni - REGULAR: Durante o jogo não foi exigido. Nos pênaltis, só foi bem no pênalti batido pelo Douglas. No resto, não chegou nem perto de pegar. Cena ridícula no pênalti do Pato, desnecessário.
Paulo Miranda - RUIM: Não vai bem em jogadas de ataque. Na defesa vai, mas ele é lateral, então tem que melhorar o poder ofensivo. Hoje protagonizou lance bisonho ao pisar na bola e estragar uma ótima jogada.
Rafael Tolói - BOM: Raçudo, marcou muito bem. Tem que ser assim mesmo. Bateu bem o pênalti.
Edson Silva - BOM: Acompanhou o desempenho do Tolói. É um bom zagueiro, leal, bom marcador e tranquilo. Merecia mais chances (já é a décima vez que falo isso).
Carleto - BOM: Foi bem nos dois setores, tanto defensivo e, principalmente, ofensivo. Fez bons cruzamentos e construiu jogadas interessantes. Precisa ser menos catimbeiro, senão vai ficar marcado negativamente pela arbitragem.
Wellington - BOM: Marcou em cima, sem piedade. Gosto quando ele dá umas bicas. Raçudo.
Denílson - BOM: Marcou bem também, com precisão. Errou alguns passes no meio, não pode.
Jadson - REGULAR: Se movimentou e tentou pouco. Por outro lado, recompôs bem o meio e ajudou a marcar. Bateu bem o pênalti.
PH Ganso - BOM: Maestro mais uma vez, organizou o time em campo e deu belos passes. Errou o pênalti, mas bateu bem, só exagerou um pouco na força.
Osvaldo - SEM CONCEITO: Ficou apenas nove minutos em campo e eu tou rezando para que a lesão não seja grave.
(Douglas) - REGULAR: Até entrou bem na partida, mas ele erra o último passe. Ele erra o último passe. Erra o último passe. Depois começou a errar passe no meio campo também e o Corinthians não aproveitou porque não quis.
Luis Fabiano - REGULAR: Se movimentou bem no primeiro tempo, apesar de ter ficado impedido várias vezes. Ficou um pouco isolado na segunda etapa e também não se interessou em sair da área e buscar a bola. Bateu mal o pênalti.
Téc: Ney Franco - REGULAR: Enquanto amar o Douglas desse jeito, vai ser difícil. No segundo tempo foi totalmente passivo. Devia ter tentado alternativas para dar um gás no jogo. Se a intenção era poupar para a Libertadores, devia então ter colocado o time reserva. Essa falta de assertividade me deixa puto.
Torcidas - ÓTIMO: Pelo menos no quesito agitação no estádio, mandaram bem, as duas.
Árbitro - BOM: Bela postura ao mandar voltar o pênalti do Pato.

Visão corintiana > Emocionante, mas com futebol deprimente
por Pedro Diniz | pedrosilasdiniz@gmail.com

Apesar do maior rival do Corinthians ser historicamente o Palmeiras, não há nenhum adversário que o torcedor corintiano goste mais de vencer nos últimos anos do que o São Paulo. Eliminá-los mais uma vez (quinta consecutiva desde 2002) e "confirmar" a freguesia em mata-matas teria um gostinho especial. Também era quase uma questão de honra conquistar a vaga para a final após a derrota para o Boca. E ela veio nos pênaltis, após empate por 0 a 0. O meu lado torcedor vibrou como nunca. Vencer um rival nas penalidades é sensacional, marcante, emocionante...

Passada a euforia e com a cabeça fria, entretanto, é para se preocupar, e muito, com o deprimente futebol mostrado pelo Alvinegro - de novo. O que fizeram com aquela equipe solidária, raçuda e comprometida do BR-11 e Libertadores 2012??? Cadê a marcação-pressão, fome pela vitória e imposição do ritmo de jogo que fizeram esse time ser campeão brasileiro, da América e do mundo?

Foram 19 rodadas de futebol apático na primeira fase. Ok, a fórmula do torneio é ridícula, todos sabemos, e é um dos motivos dessa falta de vontade. Mas se já era obrigação (até por respeito aos torcedores) ter jogado bola antes, agora, então, nem se fala! Mas parece que os jogadores não conseguiram virar a chave e falar "opa, acabou a nossa pré-temporada, agora o bicho pega!". Continuam no modo sonolento, anestesiados. A exceção foi a partida com a Ponte.

Pela falta de sangue nos olhos, taticamente tornou-se um time de contra-ataques. E sem sucesso, já que faltou força ofensiva nos dois principais jogos do ano. Na defesa, também não há a mesma consistência de outrora. Aliás, Tite está longe do baita técnico das temporadas anteriores. Além de ser responsável por essa mudança, pedindo para sua equipe jogar acuado, tem errado nas substituições, insistido com jogadores atuando mal os 90 minutos...

Como disse após a derrota na Bombonera, creio que a postura do Timão será outra no Pacaembu, onde jogará a partida de volta da oitavas da Libertadores, dia 15, e o primeiro jogo da final contra o Santos pelo campeonato estadual, no próximo domingo. Vamos ver, estou curioso e acima de tudo preocupado. Se voltar a entrar em campo sem alma, vai amargar um vice paulista e uma eliminação precoce na competição sul-americana.

Se mudar a postura e jogar com a faca nos dentes, porém, tem tudo para conseguir, em uma semana, passar pelo "Papão da América" e faturar o 27º paulista do clube, título sempre muito valorizado pelo corintiano. É mais time que os dois adversários. Portanto, só depende de vocês, Tite e atletas. Esqueçam que são campeões do mundo e voltem a ser "operários", por favor! Nas arquibancadas e por todo o Brasil, o grito continuará o mesmo: Vai, Corinthians!

Conceitos

Cássio - ÓTIMO: Atento durante o jogo, fez boas defesas. Brilhou nos pênaltis, acertando todos os cantos, e defendendo duas cobranças.
Alessandro - REGULAR: Deve ter ficado aliviado com a saída do Osvaldo. Não comprometeu. Nulo no ataque.
Gil - BOM: Seguiu a média de grandes atuações. Firme e atento na marcação, mais uma vez um dos melhores do time.
Paulo André - BOM: Deu uma ou outra pixotada, mas esteve bem desta vez.
Fábio Santos - RUIM: Não seria notado se não fosse pelo excesso de erros de passe.
Ralf - REGULAR: Não fez uma partida ruim, mas também não foi eficiente na marcação como costuma ser.
Paulinho - REGULAR: Assim como o time, ficou muito retraído.
Emerson - PÉSSIMO: Deprimente mais uma vez. O time já é ridículo ao jogar retraído, mas o Sheik trata de tornar a coisa pior estragando os contra-ataques.
(Douglas) - REGULAR: Entrou para bater pênaltis, basicamente, e converteu.
Romarinho - BOM: Centralizado, se virou como deu na posição. Jogou praticamente sozinho. Não foi brilhante, mas procurou acelerar o jogo e dar arrancadas.
Danilo - RUIM: Mal fisicamente, não fez nada. Esforçado, ainda tentou ajudar na marcação.
Guerrero - REGULAR: Não fez grande partida, mas como faria sem ser acionado? Modo de jogar da equipe o sacrificou. Ainda puxou bom contra-ataque que Sheik desperdiçou.
(Pato) - REGULAR: Não deveria ter entrado na vaga do Guerrero, e sim para fazer parceria com o peruano. Assim como o camisa 9, não foi acionado. Marcou o pênalti da classificação. E não pode ser banco!
Téc: Tite - PÉSSIMO: Mais uma partida deprimente de sua equipe, que conseguiu a classificação sem o "merecimento" que o treinador tanto gosta de falar. Vive fase ruim, tem errado quase tudo. Lamentável retrair o time como tem feito. Cadê a tal intensidade e comprometimento, senhor Adenor???

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

2 comentários:

  1. Palhaçada esse jogo, sem mais...é coincidência que todo jogo decisivo do Corinthians tem sempre um adversário expulso, um gol mal anulado, um impedimento fantasma? Osvaldo foi tirado do jogo com 9 minutos do primeiro tempo com suspeita de fratura na bacia - e o juiz não deu nem falta; Toloi tomou uma cotovelada que deixou o nariz se esvaindo em sangue - e o juiz também não deu falta; Guerrero agrediu e pisou no estômago de Paulo Miranda - e o juiz não deu nada também... Coincidências, coincidências, coincidências...

    ResponderExcluir
  2. Luís Fabiano regular? ele nao fez absolutamente NADA durante os 90 minutos... e ainda errou um penalty que poderia classificar o SPFC

    ResponderExcluir