Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 28 de maio de 2013

O cara da semana > Arjen Robben: e o que aconteceu no último sábado (Adeus fama de pipoqueiro!)

Pipoqueiro: do latim do boleiro arcaico, aquele jogador, normalmente de grande destaque, que “treme” nos jogos decisivos; que some, que foge da bola, que comete um erro na hora em que não se pode errar. Alguém de quem se espera muito, mas que se não fizer pouco, não faz nada. Mas se quiser resumir isso de maneira melhor, pode usar simplesmente o nome Arjen Robben. Aliás, podia. Antes do que aconteceu no ultimo sábado.

Vindo de uma longa série de derrotas e vice-campeonatos em temporadas recentes, o holandês finalmente conseguiu espantar sua fama de “amarelão”. As imagens da final das finais da Liga dos Campeões de 2010 e 2013, e da Copa do Mundo de 2010 eram as principais na cabeça de todos que o conhecem. Em todas essas competições, teve grande destaque em fases anteriores e performances pífias nas finais. Pênaltis perdidos, erros inacreditáveis de frente para o gol, bola “queimando” em seu pé. Situações que transformam “craques” em jogadores limitados. É até normal uma ou outra vez de seu psicológico não estar apto em um determinado momento e se deixar levar pela pressão e o medo. Mas com Robben isso vinha sendo muito normal. Vinha, até o ultimo sábado.

A partida entre Bayern e Borussia foi emocionante. Tensa, bem jogada e com extrema lealdade (ok, zagueiro Dante tentou imitar o rei Leônidas na clássica cena do “This is Sparta!”, mas foi um lance isolado). Um reflexo claro do bom momento do futebol alemão. A organização extra campo, parte tática e alguns destaques individuais, ajudaram a garantir o espetáculo de quem assistiu. Entre os destaques individuais, claro, Robben. Ele que retomou a vaga de titular apenas pela lesão de Tony Kroos, teve excelentes atuações contra Juventus e Barcelona e era um dos candidatos a protagonista da noite. E quando digo “protagonista”, é no sentido oposto. Ou seja, a maioria esperava sua próxima pataquada e grande erro para colocar em sua conta. Mesmo com seu destaque nas fases anteriores, esse era um sentimento muito comum até o ultimo sábado.

É verdade que por boa parte do jogo, apesar de lances e dribles insinuantes sobre os zagueiros da equipe de Dortmund, sua fama voltou a atormentá-lo. Três chances de gol claras perdidas frente ao goleiro Weidenfeller ajudaram nisso. Mas então ele participou fazendo a assistência para o gol de Mandzukic. E faltando 2 minutos para o fim do jogo, concluiu a jogada valente de Ribery e marcou o gol do título para os bávaros.

Ele, o mesmo Robben que um ano antes havia perdido um pênalti decisivo contra o Chelsea que havia sido vice de todos os torneios da temporada passada, e agora é o atual campeão europeu e da Alemanha tendo participado de maneira decisiva em ambos os títulos, sendo que há um 3º para vir, a Copa da Alemanha. Um candidato a vilão e que agora é um grande herói graças ao ultimo sábado.

E eu confesso que me encaixava nessa maioria que o chamava de “amarelão” e “pipoqueiro”, que sentia a pressão e que jamais decidiria nada. Mas agora prometo que nunca mais farei isso. E “só” por causa do que aconteceu no ultimo sábado.

_______________________________

* A coluna O Cara da Semana fala dos personagens do esporte que tiverem seu momento de glória, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.


por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário