Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 22 de junho de 2013

Comentário da Redação > Com mais uma vitória sobre um grande, Brasil garante primeiro lugar e chega com moral

Muitos pontos positivos. Eu que tenho sido tão crítico da seleção brasileiros nos últimos anos, prefiro exaltar as qualidades após a ótima vitória pra cima da Itália neste sábado, em Salvador: 4 a 2. Mais uma vitória sobre um grande do futebol europeu - sempre bom lembrar que estávamos há 4 anos sem saber o que era isso, antes de vencer a França há duas semanas atrás - e que deu ao time de Felipão o primeiro lugar no Grupo A da Copa das Confederações. A Itália avança com o segundo posto.

O jogo começou com um Brasil em ritmo alucinante e jogando com inteligência. A estratégia foi marcar a saída de bola italiana. Quem viu os jogos da Azzurra sabe que eles trocam muitos passes na defesa e dificilmente dão chutões. Assim, o time canarinho conseguiu roubar algumas bolas e impor seu jogo. Pelo menos por algum tempo. Ninguém consegue marcar pressão o tempo inteiro e o jogo se equilibrou com chances para os dois lados, com meio-campo embolado.

A partida iria para o intervalo com um justo 0 a 0, não fosse um lance de bola parada. Neymar cobrou falta, Fred cabeceou, Buffon espalmou e Dante se aproveitou para balançar a rede (impedido, pouca coisa).

A vantagem brasileira durou pouco tempo, pois na volta do intervalo, um vacilo e Giaccherini, sozinho, empatou o jogo. Destaque para o belo passe de Balotelii no lance (chupa, Thiago Jacintho!). O que poderia ser um problema, não foi porque poucos minutos depois Neymar apareceu. Sofreu falta na entrada da área e cobrou bem para deixar o placar em 2 a 1. Muita estrela do camisa 10, que não vinha jogando tanto quanto nos primeiros jogos, apesar de ser a referência do time sempre.

E por falar em aparecer, que tal o gol do Fred? Aproveitou passe de Marcelo, ganhou do bom zagueiro Chiellini, e fuzilou. Sai zica! Felipão resolveu até trocar Neymar por Bernard, pra poupar o seu craque, já que a vantagem era boa. Era. Num lance bizarro, após bate rebate na área, Chiellini apareceu de novo, mas pra marcar. Porém, o juizão do Uzbequistão, potência no futebol mundial, havia marcado pênalti no lance e mudou de ideia após ver a bola na rede. Se você ainda não sabia, saiba agora: um árbitro não pode apitar um pênalti e voltar atrás e marcar gol e pronto, acabou.

Daí em diante o Brasil sofreu bastante. Felipão lançou Fernando em campo para fechar mais o time e acabou chamando a Itália, que quase empatou. Teve uma bola na trave de Maggio. A sorte do bigodudo foi que em um lance quase isolado, no finalzinho, Buffon bateu roupa em chute de Marcelo e Fred apareceu pra aproveitar o rebote e mostrar que não vai deixar Jô nenhum ganhar sua vaga no time.

Ufa! 4 a 2. Foi até difícil falar dos pontos positivos, como disse que faria, com tanta coisa que aconteceu na Fonte Nova. Mas ainda dá tempo de comemorar que temos já um time, com padrão de jogo, mais leve e solto e que sabe encarar uma grande seleção de frente. E melhor, consegue vencer grandes jogos. Com 3 vitórias em 3 jogos, o time chega com moral e deve fugir da Espanha na semifinal, o que também é muito bom. E tem também Neymar, que mesmo não brilhando hoje, foi pra cima e deixou o dele no momento que a equipe mais precisava.

Realmente ainda há muito para melhorar, mas essa Copa das Confederações está sendo muito proveitosa para a evolução da Seleção.

Conceitos

Julio César - REGULAR: Não teve culpa nos gols e também não trabalhou muito.
Dani Alves - REGULAR: Deixou a desejar.
Thiago Silva - BOM: Fugiu um pouco da sua característica, dando bicão quando necessário. Sempre bem posicionado.
David Luiz - REGULAR: Saiu de campo machucado. Enquanto esteve em campo, abusou um pouco das faltas.
(Dante) - REGULAR: Sentiu um pouco o jogo em alguns lances. Mas fez o gol dele, na terra natal.
Marcelo - BOM: Muito importante ofensivamente, apesar de alguns sustos defensivos.
Luiz Gustavo - BOM: Dá muito equilíbrio ao meio-campo brasileiro.
Hernanes - REGULAR: Esperava mais dele. Mas foi importante taticamente.
Hulk - BOM: Outro que foi importante taticamente, mais que ofensivamente. Mas teve bons lampejos no ataque.
(Fernando) - SEM CONCEITO: Jogou pouco, não dá pra conceituá-lo. O que dá pra dizer é que a entrada dele foi ruim para o time, que recuou demais.
Oscar - RUIM: Participou pouco do jogo. Como meia principal, precisa buscar mais a bola.
Neymar - BOM: Não deu chapéu, não deu caneta, não fez gracinha, mas jogou bem, jogou pro time. E fez um gol quando o jogo estava 1 a 1 e que certamente ajudou muito a definir o rumo do placar.
(Bernard) - REGULAR: Bem discreto o atleticano. Mas participou do lance do quarto gol.
Fred - ÓTIMO: Melhor em campo. Não só pelos dois gols, mas também por ter participado muito mais do jogo,especialmente no pivô.
Téc. Felipão - REGULAR: Ganharia nota melhor, não fosse o medo nos minutos finais do jogo, ao trocar Hulk por Fernando. No mais, vale destacar que faz um bom trabalho de formação de equipe.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário