Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Comentário da Redação > (R)Evolução

Em meio a uma revolução por todo o país, o clima pareceu tomar conta da Seleção Brasileira. De modo positivo, é claro. Depois de alguns jogadores se posicionarem a favor do povo, eles representaram dentro de campo esse espírito de patriotismo. E com bela atuação de quem mais se espera algo diferente: Neymar. O camisa 10 jogou muita bola e comandou a vitória por 2 a 0 sobre o México, em Fortaleza, no Castelão.

O clima esteve diferente desde o hino nacional. Foi de arrepiar. Claramente, ali não estava apenas uma partida de futebol em jogo. Havia toda uma paixão e orgulho adormecido do brasileiro por seu país, aflorado nos últimos dias. Eu mesmo não tenho sido há tempos torcedor da "equipe da CBF", mas não teve como não sentir vontade de torcer.

Quando a bola rolou, o time manteve a sintonia com os torcedores. Por quê? Teve alma! Jogou com sangue nos olhos, de fato representando o sentimento do povo em campo. Nada de futebol burocrático, toquinhos de lado, lentidão... a recompensa veio logo aos oito minutos: mais um golaço de Neymar, agora de canhota!

A Seleção Canarinho seguiu marcando forte após fazer 1 a 0 e poderia ter ampliado o placar. O próprio craque do Barcelona quase marcou outro após belíssima matada no peito. Chamando a responsabilidade, o camisa 10 se mostrou confiante, partiu pra cima e infernizou seus marcadores. Fez o que se cobrava dele.

Na segunda parte dos 45 minutos iniciais, os comandados de Felipão se retraíram um pouco e o México passou a jogar. Só serviu para um jogador do campo de defesa também dar show. David Luiz, que declarou para o mundo o orgulho de ser brasileiro via twitter, foi um leão em campo. Jogou por ele, pelo Marcelo e, por que não, pelo povo! Nos acréscimos, foi a vez de Neymar voltar a aparecer e dar de presente o gol para o Jô.

Muitos vão dizer que o México não vive boa fase, que um europeu não dará tantos espaços Neymar e cia., que ainda não enfrentamos uma grande seleção verdadeiramente focada na partida, que a Espanha ainda está técnica e taticamente muito acima. Esses argumentos não são mentiras, realmente falta muito ainda. Mas a atuação com alma e amor e a evolução do Brasil também é um fato.

Assim como a Copa no Brasil serviu para o povo acordar e ir às ruas reivindicar seus direitos por saúde, educação e segurança no "Padrão-FIFA", que a Seleção represente ainda mais em campo o espírito revolucionário da nação brasileira nas decisões que estão por vir. #OGiganteAcordou!

Conceitos

Julio Cesar - REGULAR: Sem ser exigido, participou mais com os pés em bolas recuadas.
Daniel Alves - BOM: Mostrou muita raça e apoiou bem. Não me passa segurança defensiva, mas hoje esteve ligado e também não foi muito exigido.
Thiago Silva - BOM: Tirando uma falta dura desnecessária em que levou cartão, esteve bem.
David Luiz - ÓTIMO: Foi um monstro! Cortes providenciais, desarmes precisos, ótimo posicionamento e muito bem com a bola nos pés.
Marcelo - PÉSSIMO: Diferente da estreia, pouco colaborou no ataque e tomou um baile quando o México atacou pelo seu setor. Precisa parar de querer jogar bonito no campo de defesa.
Luiz Gustavo - BOM: Simples e bem eficiente.
Paulinho - REGULAR: Fez uma grande jogada no segundo tempo, mas foi tímido no restante da partida.
Oscar - RUIM: Mais tímido que o volante do Corinthians, e nessa posição (meia) isso fica ainda mais agravado. Se jogasse o que sabe o time renderia mais.
(Hernanes) - BOM: Entrou bem como vem sendo. Chegou com qualidade no campo de ataque.
Neymar - ÓTIMO: Esse é o camisa 10 que a Seleção quer e precisa. Um golaço e uma assistência com jogada genial. Partidaça!
Hulk - REGULAR: Não foi feliz nas principais jogadas, sobretudo na finalização. Mas colaborou para o time. Não há motivo para vaiá-lo como alguns fazem.
(Lucas) - REGULAR: Figura nula nos pouco mais de dez minutos em que jogou.
Fred - RUIM: Mais uma vez, não rendeu.
(Jô) - BOM: Mais uma vez, entrou e marcou. Abre o olho, Frederico!
Téc: Felipão - BOM: Manteve o time, que tem evoluído. Fez boas substituições, tirando justamente os que não estavam rendendo muito.

____________________________________


* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

Um comentário:

  1. Realmente, eu também muito tempo não via os canarinhos jogar como jogou , o que e isso sem comentário para falar sobre Neymar, estou mais confiante na nossa seleção apesar de a Espanha ser a preferida os nossos jogadores podem surpreender.
    Vamos lá Brasil!!!

    ResponderExcluir