Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Comentário da Redação > Vitória a "la Felipão"

Muitas vezes vimos, ao longo da carreira, Felipão vencer vários jogos com o time não jogando muito bem. Foi assim na Copa de 2002, foi assim no Grêmio, foi assim em sua segunda passagem pelo Palmeiras e foi assim hoje. O Brasil ao contrário de suas últimas partidas não teve o jogo sob controle e em mãos. Explicações? Eu tenho uma, e ela se chama Neymar. O craque não apresentou diante do Uruguai aquele ótimo futebol que vinha apresentando até então. Podemos então chamá-lo de termômetro da seleção. Querendo ou não, Ney ainda tem estrela. Mesmo não brilhando em campo, foi decisivo.

A partida iniciou com os dois times nervosos em campo. O Brasil estava errando muitos passes. Isso foi fruto da ótima marcação uruguaia. A equipe celeste estava presente em todas as áreas do campo, do ataque à defesa. O sistema defensivo brasileiro também não estava bem, principalmente a dupla de zagueiros. O primeiro erro veio no pênalti INFANTIL que David Luiz fez em Lugano. Brilhou a estrela de Júlio César que fez uma bela defesa.

A torcida do Mineirão entrou um pouco mais no jogo, mas o time em campo permaneceu apático. Nessas horas, é preciso de um pouco de individualidade e os craques entraram em cena pela primeira vez. Com um lindo lançamento de Paulinho, Neymar ficou de cara com o goleiro Muslera, que fez boa defesa, mas no rebote, Fred estava lá pra confirmar. O 1 a 0 na primeira etapa caiu como uma luva.

O segundo tempo começou mais corrido, com o Uruguai um pouco mais solto. Já a equipe brasileira, voltou mais acuada, esperando um contra-ataque para tentar matar a partida, mas o plano foi pro chão logo. Após erro infantil de Thiago Silva, Cavani empatou a partida. E a celeste permaneceu melhor em campo. Mesmo com a igualdade no placar saiu mais para o jogo e quase virou com Suarez e em seguida com o próprio Cavani.

Aos 20 minutos, Felipão promoveu uma "substituição política". Vendo que a torcida estava morta, ele tratou de colocar a arquibancada de novo no calor do jogo, substituindo Hulk por Bernard, um atleta da casa. E deu certo. Os torcedores voltaram para o jogo e o time também. Aos 41 minutos veio a redenção. Paulinho de cabeça fez o segundo gol após cobrança de escanteio de Neymar e garantiu o Brasil pela 3ª vez seguida presença na final da Copa das Confederações.

E agora, que venha a Espanha ou Itália, domingo no Maracanã.

Conceitos

Júlio César - ÓTIMO: Sua estrela brilhou. Fez boas defesas e pegou um pênalti. Não teve culpa no gol uruguaio.
Dani Alves - REGULAR: Subiu bastante ao ataque, e levou perigo pela direita. Mas errou alguns passes e cruzamentos, e deu algumas bobeiras na marcação.
Marcelo - REGULAR: Idem ao Dani Alves.
Thiago Silva - RUIM: Recuou muitas bolas desnecessárias para Júlio César. Mostrou insegurança demais e errou no gol do Uruguai.
David Luiz - RUIM: Errou passes e deu muitas brechas na marcação. Fez um pênalti ridículo.
Paulinho - BOM: Esteve apagado em alguns momentos, mas na hora da decisão apareceu, e muito. Fez o gol da vitória.
Luiz Gustavo - REGULAR: Apareceu bem em alguns momentos e mal em outros. No total, não comprometeu.
Oscar - RUIM: Outra fraca partida do garoto. Muito apagado, não buscou o jogo.
(Hernanes) - REGULAR: Errou alguns passes e não usou seu maior atributo que são as finalizações de fora da área.
Neymar - BOM: Não esteve tão bem como nos outros jogos, mas mesmo assim foi decisivo. Participou diretamente dos dois gols brasileiros.
(Dante) - SEM CONCEITO: Entrou no fim.
Hulk - RUIM: Fez sua pior partida na Copa das Confederações. Errou muitos passes, perdeu muitas bolas e não teve sucesso na marcação.
(Bernard) - BOM: Mudou a partida. Deu velocidade ao ataque e levou a torcida de volta para o jogo.
Fred - BOM: Decisivo como sempre, fez mais um gol importante.
Téc. Felipão - BOM: Ele é muito rabudo, na hora decisiva cresce demais e mostra o seu talento. Mostrou que tem o elenco em mãos. Mesmo que perca a final, fez o time evoluir.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.


por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário