Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Comentário da Redação > Corinthians 2 x 0 São Paulo - Corinthians campeão da Recopa 2013

Visão corintiana > Soberano
por Pedro Diniz | pedrosilasdiniz@gmail.com


Campeão de tudo! Nenhum time de futebol é mais vencedor que o Corinthians no continente americano neste início de década. O clube do Parque São Jorge levantou simplesmente todas as taças possíveis das competições disputadas ao longo desses três anos: Brasileirão 2011, Libertadores e Mundial 2012, Paulistão 2013 e, agora, a Recopa Sul-Americana.

A palavra "soberano", tão usada pelo próprio São Paulo há alguns anos, expressa bem não só o atual momento corintiano como a final em si, a primeira em torneios internacionais entre as duas equipes. O Timão foi simplesmente absoluto! Tática e tecnicamente. Mostrou que está anos-luz à frente do rival. Se no primeiro jogo já havia mostrado superioridade, nesta quarta-feira, no Pacaembu, deu um baile! Fez 2 a 0, mas poderia ter feito cinco se quisesse.

Foi uma atuação de Corinthians no Pacaembu! Uniu organização, inteligencia e ótimo posicionamento com muita raça, fome de bola e marcação pressão, não deixando o adversário respirar... mostrando quem é que manda! Assim como foi na final do Paulistão contra o Santos, quando poderia ter goleado. Esse é o futebol que a torcida espera, o mesmo de 2012, que não apareceu com tanta assiduidade nesta temporada.

É exatamente isso que o vencedor Tite precisa tirar dos seus atletas a partir de agora. Esse tipo de atuação tem de virar rotina não apenas contra o rival do Morumbi (que, aliás, enfrentará novamente daqui dois domingos), ou em finais. Tem que ser toda partida do Brasileirão, para buscar o Hexa e, consequentemente, a vaga na Libertadores 2014. O Alvinegro tem mais elenco que em 2011 para fazer sequencia semelhante àquela, quando venceu as nove primeiras partidas do campeonato.

Neste segundo semestre tem também a Copa do Brasil, torneio que não disputa desde a década passada, quando o conquistou... vem mais um título por aí?

Conceitos

Cássio - BOM: Quando exigido foi bem. Fez uma ótima defesa no segundo tempo.
Edenílson - ÓTIMO: Ligado o tempo inteiro e com muito gás, não deixou os rivais respirarem. Bem no apoio e nos desarmes.
Gil - BOM: Simples e seguro, esteve bem na marcação e fez boas antecipações.
Paulo André - REGULAR: Não tão bem quanto o companheiro de zaga, mas não comprometeu.
Fábio Santos - REGULAR: Perdeu um gol feito quando já estava 1 a 0, mas compensou com o cruzamento do gol do Danilo. De resto, não apareceu muito.
Ralf - ÓTIMO: Um leão em campo, engoliu o meio de campo do rival.
Guilherme - BOM: Também mostrou muita raça e sufocou a saída o rival no meio.
Romarinho - ÓTIMO: Já havia ido muito bem no jogo do Morumbi e tem atuado bem, mas pecava nas finalizações. Não precisou ser brilhante no chute, mas o gol saiu.
(Renato Augusto) - SEM CONCEITO: O "mascarado" esteve pouco tempo em campo.
Danilo - ÓTIMO: Ontem deu pra ver a falta que o camisa 20 faz quando não joga! Jogador completo, multiúso. E decisão é com ele!
Emerson - ÓTIMO: Decisão também é com o Sheik! Correu muito, partiu pra cima, sofreu faltas, deu passes (um deles o que deixou o Fábio Santos na cara do gol), colaborou na marcação... mostrou que, focado, ainda pode render muito.
(Íbson) - SEM CONCEITO: Entrou já no fim.
Guerrero - ÓTIMO: Melhor atuação do peruano nos últimos tempos. Participativo, saiu da área muito bem e deu dribles desconsertantes. Fez o pivô quando preciso também. Mereceu um gol.
(Alexandre Pato) - SEM CONCEITO: Também atuou pouco.
Téc: Tite - ÓTIMO: Eu teria colocado o Renato Augusto entre os titulares, mas o que falar após essa atuação fantástica?! Foi o Corinthians vencedor do Tite! Que consiga repetir a atuação com assiduidade no Brasileirão!

Visão são-paulina > Aqui tem um bando de frouxo!
Por Thiago Jacintho | thi.jacintho@gmail.com

Situação ridícula, situação vexatória, situação medonha. Nada contra a palavra "situação", inclusive gostaria de pedir desculpas à ela, mas foi o melhor substantivo que encontrei para descrever o cenário. Aliás, talvez, pensando bem, temos até que dar graças por não ter acontecido uma goleada. Se o Corinthians quisesse realmente, teria sido um sacode histórico.

Falando em história, eu acompanho futebol desde 1997. O primeiro jogo da minha vida que me lembro ter torcido pra valer, foi justamente contra o Corinthians, na final do Paulistinha daquele ano. Não perdemos (empatamos), mas fomos vice-campeões, como hoje.

Aquele time era limitado, mas tinha garra. Lembro de ter tido esperança de ver o gol do título sair até o último segundo. Mesmo entendendo pouco de futebol, no auge dos meus 9 anos de idade, eu sentia que algum coelho podia sair daquela cartola. Hoje, 16 anos depois, olha, nem sei o que dizer, o que argumentar. Não há palavras para a falta de vontade, falta de hombridade. Para quem (eu mesmo) achava que aquele 4x1 pro Galo tinha sido o "pico" de vexame do ano, meu amigo, se enganou, mesmo porquê, é possível passar vergonha perdendo de pouco - vimos isso na noite desta quarta-feira.

Quero que se dane a vaidade dos medalhões do elenco. Digo mais: quero que se danem os medalhões do elenco. Por mim podia entrar em campo um time de juniores mesclado com atletas recém-promovidos da base. Tem de estar em campo quem quer pra valer, afinal, é o São Paulo quem paga o salário dos caras e não o contrário. Nem gosto de falar de dinheiro, mas para o caso em questão, vale.

Vale também ressaltar a ausência completa de diálogo e de iniciativa do time (quase) INTEIRO. Exceto Aloísio, o Boi Bandido, que chegou esse ano e já foi colocado no meio do mar de merda, o resto não tá nem aí. Alguns não é nem por maldade, é por ruindade mesmo e uma pitada de falta de atitude.

Bom, falei, falei, e não falei do jogo: o Corinthians mereceu, não tem nem o que acrescentar. Jogamos mal pra cacete. Se fosse o Bangu em campo, ninguém ia reparar, essa é a realidade. Temos mais cinco meses de jogos pela frente. Se ficarmos em 16º no Brasileiro, ou seja, o primeiro fora da zona de rebaixamento, está ótimo.

Conceitos

Rogério Ceni - REGULAR: Os dois gols saíram de rebotes, sendo o segundo depois de uma defesaça do Mito. Não tem culpa do que aconteceu hoje.
Douglas - RUIM: Ele já é fraco naturalmente. Levando um cartão besta no primeiro tempo, então, só piora a coisa. Não cometeu uma falha individual grave, mas não tem o que elogiar também.
Rafael Toloi - RUIM: Foi mais driblado que cone de treinamento.
Lucio - RUIM: Ruim. É isso, ruim.
Juan - PÉSSIMO: Não ataca bem, defende mal. Perdeu novamente divididas para jogadores franzinos com nome no diminutivo. Puta vida...
(Maicon) - SEM CONCEITO: Até jogou um tempo passível de avaliação, mas o barco já tinha afundado, acho injusto dar uma nota.
Wellington - PÉSSIMO: Perdidaço em campo. Quando não tá batendo em alguém, não sabe o que fazer. Acho que ainda dá tempo de migrar pro UFC, meu filho.
(Aloísio) - BOM: O único que realmente honrou a camisa.
Denílson - RUIM: Tentou algumas finalizações e no geral fez o mesmo de sempre: esteve perdido.
Rodrigo Caio - REGULAR: A nota é pela raça.
Ganso - BOM: Um dos menos piores em campo. Tentou algumas coisas enquanto o time teve o pouco de confiança que demonstrou. Voltou para marcar várias vezes também, algo que, teoricamente, com três volantes em campo, nem precisava fazer. Teve brio.
Luis Fabiano - REGULAR: Só teve uma chance clara, que conseguiu finalizar em direção à meta. Se movimentou mais, fugindo de suas características. Não deu chilique, também fugindo de suas características.
Osvaldo - RUIM: Até se movimentou legal, mas tá mal, tá muito mal.
Téc: Paulo Autuori - PÉSSIMO: Um mero espectador.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário