Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Cara da Semana > Cuca: Sai zica!

Quando a Libertadores começou, ninguém apontava do Atlético Mineiro como favorito. Apesar do bom elenco, eram taxados de um time de “renegados” (termo usado pelo próprio Ronaldinho Gaúcho, um dos líderes do time). Refugos, pipoqueiros, desconhecidos, veteranos. Muitos termos para a mesma equipe que, não apenas rotulada como “o maior cavalo paraguaio do Brasil”, ainda contava com o mais azarado dos treinadores brasileiros dos últimos anos, o gaúcho Cuca.

Durante mais de 10 anos de carreira, Cuca se especializou em montar boas equipes. Times que jogavam ofensivamente, mesmo quando não haviam peças de peso no elenco, sempre manteve suas características. Assim como o Galo.

O Galo, desde 1971, ano que venceu o primeiro campeonato brasileiro no formato que conhecemos, não conseguiu uma grande conquista além de estaduais. A Copa Conmebol, equivalente a atual Copa Sul-Americana, curiosamente não costuma “contar” quando se listam torneios maiores. Apesar disso, o time mineiro sempre se mostrou um time de chegada, um time que sempre ia longe em todas as competições que disputava, fossem semifinais ou finais. Mas nunca conseguiam se sagrar campeões. Assim como Cuca.

A conquista da Libertadores de 2013 exorcizou todos esses demônios. O “fraco” em decisões, Victor, se tornou padroeiro do Horto. Jô e Rosinei, ditos como “latas” do antigo terrão corintiano, foram decisivos na final. Alecssandro e Richarlyson, os irmãos, na primeira oportunidade que tiveram de vestir a mesma camisa, conquistaram a América. Tardelli, ex-aspirante a “novo Luis Fabiano”, foi talvez o melhor jogador do torneio e Bernard, o menino prodígio, espantou as desconfianças sobre sua maturidade. Ronaldinho voltou a ser respeitado como deve e merece, reverenciado por todos aqueles que apreciam a beleza do futebol. A torcida atleticana, antes sofrida, esboçará por muito tempo o mais sincero e bonito sorriso que for possível, sem sofrer mais bullying do seu principal rival.

E Cuca... bem, fiquem com as palavras do próprio.



Parabéns ao Galo. O indiscutível dono da América.

_______________________________

* A coluna O Cara da Semana fala dos personagens do esporte que tiverem seu momento de glória, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.


por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

Um comentário: