Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 18 de agosto de 2013

Comentário da Redação > Caiu do céu

Três pontos que caíram do céu. Pode-se definir desta forma a vitória do Corinthians sobre o Coritiba, neste domingo, no Pacaembu. Depois de 90 minutos de péssima atuação, os donos da casa foram presenteados com um pênalti inexistente em cima de Danilo, convertido por Guerrero.

Mesmo com uma formação interessante, com Renato Augusto e Pato, o futebol mostrado pelo Alvinegro não foi nenhuma novidade na temporada: ausência de repertório para furar o bloqueio do adversário, pouquíssima força ofensiva. O desfalcado Coxa encaixou bem a marcação e conseguiu levar mais perigo no ataque.

Falei aqui há alguns jogos atrás que o time titular poderia mudar nomes que não adiantaria nada se a mentalidade fosse a mesma. Foi o que aconteceu. A escalação com Renato Augusto e Pato foi legal, porém, infelizmente, jogar bola ficou em segundo plano para o técnico Tite. Sua obsessão por marcar lateral o tempo inteiro e jogar em função do adversário está deixando o time com um ataque nulo. E queimando jogadores também.

Boa parte da torcida vaiou Pato quando o Guerrero entrou. É justo para um atacante que joga isolado e tem que se virar com chutões? Com essa maneira de jogar, pode ser o Ibrahimovic, Suárez, Cavani ou qualquer outro atacante deste nível que a (falta de) produtividade será a mesma. O time não abastece o homem de área, que é sacrificado e não tem como render mesmo.

Espero, portanto, que esse resultado completamente achado não sirva para camuflar os defeitos graves da equipe. Que o Tite perceba, por exemplo, que as partidas fora de casa precisam ser JOGADAS, não apenas MARCADAS. Talvez assim o time não precise virar a "chavinha" nos duelos no Pacaembu para mudar de postura. As vezes não dá certo, como hoje.

Nessa "brincadeira" vários pontos já foram perdidos. Os empates diante de São Paulo, Santos e Fluminense foram jogos para conquistar nove pontos e não apenas três, o que possibilitaria ao Timão estar na liderança. Mesmo bem abaixo do que pode render, o atual campeão do mundo está na 4ª colocação, quatro pontos abaixo da ponta do campeonato. Não sei, sinceramente, se isso é motivo para se comemorar ou lamentar...

Conceitos

Cássio - BOM: Deu sustos com a bola nos pés, mas salvou o time no segundo tempo.
Edenílson - RUIM: Estou começando a sentir saudades do Alessandro.
Gil - BOM: Sério e concentrado, manteve a boa regularidade. Quase marcou seu primeiro gol com a camisa corintiana.
Paulo André - REGULAR: Não fez grande coisa, mas também não comprometeu.
Fábio Santos - RUIM: Fraco no apoio, nada fez. Tomou umas bolas nas costas no segundo tempo.
Ralf - REGULAR: Não foi mal, mas abaixo do que costuma render.
Ibson - REGULAR: Foi menos desastroso do que eu imaginava como segundo volante, fez até bons lances.
Renato Augusto - BOM: Quase sempre sai algo bom de seus pés. Sua qualidade técnica precisa ser mais explorada, e não ficar isolando o camisa 8 no lado do campo ou marcando lateral o tempo todo. Por isso essa falta de poder ofensivo...
(Douglas) - REGULAR: Não fez muito, mas com esse time sem criatividade, estou quase pedindo a entrada do camisa 10 como titular.
Danilo - RUIM: Foi decisivo ao sofrer o pênalti, mas não joga bem a alguns jogos e hoje não foi diferente. Talvez fosse o caso de sair do time para recuperar a parte física.
Emerson - PÉSSIMO: Atuação horrorosa, e poderia ter sido expulso após falta violenta.
(Romarinho) - BOM: Rendeu em menos de 45 minutos o que não rendia em vários jogos como titular. Vai entender...
Pato - REGULAR: Faltou quem se aproximasse do camisa 7, que pouco municiado, não pôde fazer grande coisa.
(Guerrero) - BOM: Poderia ter entrado ao lada do Pato. Independente disso, fez muito bem sua parte, não só convertendo o pênalti, mas fazendo boas jogadas. Uma coisa não dá para negar: o peruano é muito mais a cara do Corinthians que o Pato.
Téc: Tite - RUIM: Rendimento baixíssimo da sua equipe, e a responsabilidade do técnico é nitidamente grande. Se quiser ser campeão, precisa mudar essa mentalidade covarde.

____________________________________


* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário