Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comentário da Redação > Santos segura o empate contra o Bahia. Sim, contra o BAHIA!

Mais um empate do Santos no Brasileirão (Foto: Ag. Estado)
Olha, confesso que fiquei extremamente surpreso ontem. Não com o futebol apresentado pelo Santos diante do Bahia, na Fonte Nova, no empate em 0 a 0, mas sim ao ver na tabela que o time da Vila é a segunda melhor defesa do campeonato, com 12 gols em 13 jogos, atrás apenas do Corinthians. Se pensarmos que o time levou 8 em um único jogo, na Europa, isso fica ainda mais surreal.

Mas pensando melhor, é notória a melhoria da defesa santista com a chegada do Claudinei. Ele acertou melhor a marcação no meio-campo e assim as múmias da nossa defesa se expõem menos. O problema, meus amigos, é que com tanta vocação pra arrumar a defesa, nosso bravo técnico estagiário esqueceu que está à frente do Santos Futebol Clube e o time agora não ataca ninguém. Joga pra se defender contra todo mundo, como timinho.

Ontem, diante do Bahia, que é um time pra lá de modesto, o Santos foi completamente dominado. Não perdeu porque o time da casa não conseguiu furar o bloqueio defensivo, mas teve muito mais posse de bola e, com um ou dois jogadores melhores no ataque, teria vencido. O Santos teve algumas chances, como bola na trave de Thiago Ribeiro e uma cabeçada do Alan Santos nos acréscimos, sem marcação, mas sair com 3 pontos de Salvador não seria justo.

É triste ver essa realidade. Depois de levar aquela surra na Espanha (falarei disso por muito tempo, não adianta ninguém lá ficar bravo), parece que agora o time tem medo de apanhar de novo por aqui. Jogando no Brasil, temos obrigação de jogar atacando, ainda mais contra adversários de menos expressão.

Outra questão nesse assunto de ataque são também as opções que temos para a frente. Willian José NÃO DÁ! Thiago Ribeiro, fora de forma, jogou uns 25 minutos e fez mais que o WJ a vida inteira. E as substituições do Claudinei foram muito medrosas, sempre trocando um pelo outro, ou o ofensivo pelo defensivo.

Já são 4 empates seguidos, e 6 jogos sem vitória no Brasileiro. Mas com dois jogos a menos na tabela, em caso de vitórias nessas partidas, o Santos ainda estaria bem posicionado, longe da zona da degola. De qualquer maneira, me parece que o futebol jogado e a pretensão dos caras que comandam o clube hoje é de brigar apenas para ficar na Série A em 2014.

Conceitos

Aranha - BOM: Fez belas defesas em vários momentos do jogo. Sua nota só não é melhor por causa de algumas saídas do gol atabalhoadas.
Cicinho - RUIM: Hoje jogou bem abaixo do que vinha fazendo no ataque. Na defesa segue mal, principalmente na saída de bola.
Edu Dracena - RUIM: Voltou a ser o Dracenão de sempre.
Durval - REGULAR: Menos pior que o companheiro.
Mena - BOM: Só de resolver o problema de marcação pela esquerda, já merece elogios, mesmo não apoiando tanto. Só precisar aprender a bater lateral... ontem fez dois lances bizarros.
Alisson - BOM: Olha... vai ser difícil sair do time.
(Alan Santos) - REGULAR: Não jogou muito tempo, mas também não comprometeu. Quase fez o gol da vitória, mas não dá pra culpá-lo pelo erro.
Marcos Assunção - REGULAR: Vou ser legal e melhorar a nota dele por conta da vontade que vi dele em campo, tentando correr e tal... porque futebol mesmo ele não jogou. Só bola parada.
Cícero - RUIM: Vem jogando mal há algumas partidas. Desse jeito Renato Abreu vai ganhar essa posição.
Léo Citadini - RUIM: Deixou muito a desejar. Foi uma experiência válida do Claudinei, mas talvez não precisasse entrar no lugar de um atacante.
(Leandrinho) - PÉSSIMO: Esse daí tá só me decepcionando. Entrou pra errar tudo!
Montillo - REGULAR: Não repetiu as boas atuações dos últimos três jogos.
Willian José - PÉSSIMO: PEEEEEEÉSSIMO!
(Thiago Ribeiro) - BOM: Finalmente mostrou alguma coisa. Deu mais movimentação ao ataque, mandou bola na trave... tem que ser titular, mas não esperem dele muito mais do que fez neste domingo.
Téc. Claudinei Oliveira - RUIM: O grande culpado pelo postura medrosa do time. Ah, e como já falei aqui outras vezes, enquanto não tiver peito pra tirar pelo menos um dos zagueiros veteranos da defesa, seu conceito aqui não passará de regular! E continuará sendo chamado de estagiário!!!


Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário