Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Gringolaço > Reflexos do sorteio da Champions League

por Mark Biram | direto de Newcastle (Inglaterra) | @markbiram | cafefutebol.net


O crescimento da Liga dos Campeões nos últimos anos pode ser visto como algo “milagroso”. Alguns dizem que a principal razão disso é a mudança de formato da competição estabelecida na temporada 1994/1995, quando as equipes começaram a se defrontar em uma fase de grupos. A ideia de alongar a competição aumentou as rendas e coberturas televisivas por um tempo maior, com a possibilidade de exploração e recepção de verbas e atraindo jogadores de nível cada vez mais elevado, consolidando o esporte a nível continental.

O único problema da fase de grupos é a maneira com que o sorteio é feito, “protegendo a elite” dos grupos através de partidas fáceis, o que só atrai a atenção do publico a partir da fase de mata-mata. Pela perspectiva britânica, equipes como Manchester United, Chelsea e Arsenal tem maior facilidade nessa etapa, enquanto “novatos” como o Manchester City tendem a sofrer um pouco mais (vide a temporada passada onde o City enfrentou Borussia Dortmund e Real Madrid).

O Manchester United enfrentará três adversários complicados: os grandes ricos ucranianos do Shakhtar Donetsk, o subestimado Bayern Leverkusen e o relativamente desconhecido Real Sociedad. Será o batismo de fogo de David Moyes, cujas experiências na UCL se limitam a participações na fase de qualificação com o Everton, sendo todas falhas.

Por sua vez, o experiente Mourinho vem confiante após o saber do grupo do Chelsea. Os Blues são francos favoritos contra a Basel, Steua e Schalke. O português não prevê riscos e deve passar para a próxima fase facilmente.

Os dois grupos mais difíceis devem ser os de Arsenal e Manchester City. O City enfrentará o atual campeão do torneio Bayern de Munique e o emergente CSKA de Moscou, enquanto os tchecos do Viktoria Plzen servirão apenas para compor o grupo. Por sua vez, o Arsenal verá dois fortes e perigosos adversários em Napoli e no vice-campeão da temporada passada, Borussia Dortmund.

Já o Celtic está num dos grupos mais difíceis, como rotulou a grande mídia. Mas analisando friamente, pode ser que haja chance que possam competir em igualdade com Milan e Ajax, enquanto tratam como certa a aniquilação pelo Barcelona, repetindo as derrotas dos últimos anos no Celtic Park.

Galatasaray poderá pressionar a Juventus na briga pelo segundo lugar do grupo B, enquanto Paris Saint-Germain e Benfica devem passar sem dificuldades no grupo C. E o Zenit pode chegar como franco atirador passando pelo grupo G.

Os times espanhóis foram relativamente enfraquecidos pela janela de transferências do verão Europeu e embora não tenha sido tão perceptível, também gastaram bastante com reforços. Guardiola vem bem pressionado pelo titulo do Bayern na temporada passada, mas os bávaros provavelmente irão passar pela fase de grupos facilmente, só que podem ter problemas na fase seguinte.

Em suma, os clubes britânicos terão boas chances de progredir, especialmente após a janela de transferências mais recente, onde conseguiram se reforçar e enfraquecer outros adversários. Exceto pelo Celtic, que dificilmente terá condições de repetir o milagre da temporada passada.

Clique aqui e leia a versão original em inglês.

Análise brasileira
por Helder Rivas | direto da ZL de São Paulo | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

Destaques para o grupo A, C, F e H. O primeiro pois, para alguns conspiratórios, mais uma vez, o Manchester United caiu em um grupo fácil. Dificilmente Shakhtar, Leverkusen e a surpresa Real Sociedad poderão fazer frente aos Red Devils. No grupo C, o PSG também tem vida facilitada, já que o Benfica, apesar de toda tradição, vem de reestruturação do elenco ao lado de Olympiacos da Grécia e Anderlecht da Bélgica. O novo milionário do futebol deve ter problemas apenas com as viagens.

Já no chamado “Grupo da Morte”, muito em conta do desempenho da última temporada, o Borussia Dortmund apresenta ligeiro favoritismo contra os outros integrantes. O Napoli abriu os cofres depois de perder o uruguaio Cavani para o PSG, e se reforçou com jogadores como Higuaín, Pepe Reina, Rafael, Mertens, Gargano entre outros, além do técnico Rafa Benítez. Olympique de Marselha, outro tradicional gigante corre por fora ao lado do Arsenal. Os Gunners não contrataram praticamente ninguém e só acumularam frustrações em negociações e não aparentam nenhuma possibilidade de surpresa, no máximo brigará por vaga na Liga Europa.

E no H, a tradicional rivalidade histórica de Barcelona e Milan será colocada à prova mais uma vez, enquanto Celtic e Ajax farão figuração. Um detalhe curioso sobre esse grupo: é a primeira vez em muitos anos que um grupo é todo formado por campeões.

Previsões de classificados:

Grupo A: Manchester United e Shakhtar Donetsk. Red Devils amplamente favoritos.

Grupo B: Juventus e Real Madrid. Difícil que fuja desses dois.

Grupo C: Paris Saint-Germain e Anderlecht. Aposto no Anderlecht como 2º apenas por querer ver uma surpresa.

Grupo D: Bayern de Munique e Manchester City. Dessa vez o City tem tudo para passar de fase e um grupo fácil para ajudar.

Grupo E: Chelsea e Schalke 04. Também é difícil imaginar que Steua Bucareste e Basel criem problemas para esses dois.

Grupo F: Borussia Dortmund e Napoli. No grupo da morte, esses dois estão alguns passos a frente dos outros.

Grupo G: Atlético de Madrid e Porto. Um grupo fraco, talvez o Zenit de Hulk possa surpreender, mas acredito em vaga na Liga Europa.

Grupo H: Barcelona e Milan. O grupo dos campeões, Barcelona deve passar com sobras, já o Milan pode ter dificuldades com o Ajax, mas deve passar.

Melhor da Europa:

Eu escolheria o Schweinsteiger. Mas não vejo injustiça na eleição do Ribery.

_______________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


Direto da Redação | redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário