Hoje, em Toronto, acontece o UFC 165, com duas disputas de cinturão. Isso é motivo de sobra para tornar o evento atrativo.
Depois da derrota de Spider, é difícil acreditar que alguém é invencível. Mas hoje, os campeões vencerão com facilidade pois ambos os desafiantes me parecem pouco qualificados em relação aos campeões.
Começando pelo co-main event, o brasileiro Renan Barão defende o cinturão interino e uma invencibilidade incrível de 31 lutas (a maior entre os lutadores do UFC), com um cartel de 30V-1D-1NC. Depois de vencer Urijah Faber com propriedade, me parece não ter mais adversários na categoria capazes de vence-lo. Isso lembrando que o campeão de fato (questionável), está lesionado e fora de combate há quase 2 anos. Enquanto ele está fora, essa super luta fica adiada e parece que Renan vai passear com facilidade contra os adversários.
Hoje é Eddie Wineland que tenta a sorte, mas apesar de ser ex-campeão do WEC tem um cartel irregular (20V-8D-1E). Nas últimas duas lutas venceu, mas duas anteriores perdeu para atletas de alto nível, incluindo Faber. Enfim, acho que o brasileiro passeia hoje, e escolherá se quer fazer uma luta sem risco vencendo por decisão, ou se finalizará antes.
Agora o main-event: Jon Jones x Alexander Gustafsson. Jones é melhor lutador do mundo atualmente (depois da derrota de Anderson Silva, isso é inquestionável). Tem 100% de defesa de quedas no UFC, um número incrível. É impressionante na luta em pé, sempre surpreendendo, wrestler de primeira e com um ground and pound devastador. Enfim, o que mais falar? Em que Gustafsson pode igualar essa luta? Apenas na altura. Essa é a única novidade para Jones, enfrentar alguém mais alto, mesmo assim o americano ganha na envergadura.
Sobre Gustafsson: acho ele um lutador burocrático e sem contundência. Apesar disso tem bom poder de nocaute (9 das 15 vitórias foram KO) e só perdeu uma luta na carreira. Com muita sinceridade, o sueco não tem a menor chance. Ganhou essa oportunidade do UFC por ser europeu e assim representar boa oportunidade de negócio para o UFC. Tanto que achei estranho essa luta não ser na europa, ou até mesmo na Suécia.
Resumindo: mais uma vitória fácil de Jones, e assim ele quebrará o recorde de defesas de cinturão da sua categoria, que pertence a Tito Ortiz.
UFC 165 - Card completo:
CARD PRINCIPAL
Jon Jones vs. Alexander Gustafsson (título meio-pesados)
Renan Barão vs. Eddie Wineland (título interino galos)
Matt Mitrione vs. Brendan Schaub
Francis Carmont vs. Constantinos Philippou
Pat Healy vs. Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Myles Jury vs. Mike Ricci
Ivan Menjivar vs. Wilson Reis
Chris Clements vs. Stephen Thompson
Mitch Gagnon vs. Dustin Kimura
Renee Forte vs. John Makdessi
Michel Prazeres vs. Jesse Ronson
Alex Caceres vs. Roland Delorme
_____________________________________
* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.
por Fernando Pilat | @fernandopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário