![]() |
(Foto: Agência Lance) |
Então veio a realidade, sempre cruel com times que não se preparam para disputar um difícil torneio como é o Brasileirão. Primeiro, derrota diante do Flamengo no Maraca e ontem, na Vila, 2 a 1 para o Botafogo, vice-líder do Campeonato.
Estive ontem em Santos para acompanhar a partida das arquibancadas do Urbano Caldeira e o time foi retrato do que fez durante essa maratona. Começou o jogo muito bem, criando jogadas legais, envolvendo a defesa botafoguense e não dando espaço para Seedorf, Hyuri e companhia. Depois entregou o ouro.
Quando estava melhor no jogo, faltou ataque, jogador de peso na frente. Gabriel criou oportunidades, mas mostrou que precisa de mais feijão pra começar a chutar e jogar que nem homem, por enquanto, é apenas um adolescente promissor. O outro atacante, Thiago Ribeiro, ídolo de Dhiego Vicario, perdeu outro gol incrível, tal qual havia feito na quinta contra o Fla.
Enquanto isso, o Bota mostrou que quando se tem um time arrumado, até jogando mal é possível vencer com tranquilidade. O time abriu o placar em um dos poucos lances ofensivos que fez no primeiro tempo, um cruzamento da esquerda, um bate-rebate no meio da área e gol do bom Elias.
Na volta do intervalo, pressão do Santos novamente, mas dessa vez piorada, desarticulada, estabanada. Jefferson, goleiro do Fogão, podia dormir em cima da linha que não haveria problema, já que ninguém do Peixe parecia se interessar em chutar a gol. Do outro lado, ataque isolado, cruzamento dessa vez da direita, e no centro veio Elias de novo para aumentar o placar.
Torcida revoltada, time perdido e nada indicava que o Santos poderia reagir. E não reagiu mesmo, apesar do belo gol do Cícero, um dos poucos que se salvou ontem e que chuta de fato como homem no time. Mas aí veio o professor substituto Claudinei e mexeu na equipe de forma bizarra, recuando Cícero, deixando quatro atacantes no mesmo time (sendo que todos juntos não formam um) e tirando ainda o Alison, um dos melhores volantes do campeonato, pelo simples fato de ter um cartão amarelo - fato este que quase fez com que eu agredisse um torcedor #manjanada que estava na minha frente e queria defender o estagiário.
Enfim, com 4 atacantes, sendo que um deles era o bravo Everton Costa, não criamos nada e o Jefferson deve ter ido dormir mesmo.
Essa é nossa realidade. Ganhar algumas, perder outras, especialmente de times bem melhores, como é o Botafogo.
Torcedor santista, não crie ilusões. Apesar de termos um jogo a menos e uma vitória nesta partida nos deixaria em sexto lugar, nada indica, tecnicamente, que iremos brigar por G4. Se isso acontecer, é um baita bônus, mas na real, vou torcer para ganharmos mais uns 6 ou 7 jogos, o que vale a permanência na Série A.
Conceitos
Aranha - REGULAR: Não que tenha falhado clamorosamente nos gols, mas poderia ter evitado se fosse um grande goleiro.
Cicinho - BOM: Um dos que se salvou no Santos. Principalmente pelas jogadas de ataque, já que na marcação sempre sofre.
Edu Dracena - REGULAR: Não fez uma má partida, mas foi mal na marcação do segundo gol do Bota.
Durval - REGULAR: Não fez uma má partida, mas também não fez uma boa partida.
Mena - REGULAR: Na marcação foi muito bem, mas no ataque deixa muito a desejar.
Alison - ÓTIMO: Melhor em campo do lado santista. E acho que um dos melhores volantes do campeonato.
(Arouca) - RUIM: Voltou a jogar depois de um tempo parado e sentiu o ritmo. Errou duzentos passes. foi prejudicado também por ter jogar como primeiro volante sozinho.
Renato Abreu - RUIM: Atuação meia-boca.
(Neílton) - PÉSSIMO: Entrou com medo até de olhar pro gol.
Leandrinho - PÉSSIMO: Começou fazendo boas jogadas, mas depois errou tanta coisa que conseguiu chegar ao limite negativo da nota.
(Everton Costa) - PÉSSIMO: Não tem condição de jogar no Santos.
Cícero - BOM: Mais um golaço chutando de longe.
Gabriel - REGULAR: Como disse no texto, me parece não estar pronto ainda pra jogar como profissional, tem ainda muitos defeitos. Mas também são exageradas críticas muito fortes que vi por parte da torcida. Ele tem apenas 17 anos, gente, vamos com calma. E pelo menos não se escondeu do jogo.
Thiago Ribeiro - RUIM: Muito, mas muito apagado. Não vou criticar muito ainda porque vinha jogando bem. Mas já é bom todo torcedor santista saber que ele não é O cara. É apenas um coadjuvante razoável.
Téc. Claudinei Oliveira - RUIM: Confesso que até os 45 minutos do primeiro tempo, pensei que pela primeira vez aqui no blog daria uma nota acima de regular ao estagiário. Porém, ele não se ajuda. Na hora das substituições, destruiu o time. Colocar 4 atacantes achando que está sendo ofensivo é coisa de ASPIRA mesmo. Nem no Fifa eu faço isso...
Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.
_____________________________________
* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.
* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.
por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário