Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Os Caras da Semana > Os 75 do Brasil

THIS IS SPARTA! Não podemos colocar fotos dos 75 guerreiros,
então simbolizamos em Alex o movimento
Muito tempo atrás, na antiga Grécia, houve uma batalha violenta em um lugar chamado Termópilas. No auge das Guerras Médicas e após conquistar outros territórios, os Persas do rei Xerxes tentavam invadir regiões gregas buscando o domínio completo do continente. Sabendo disso, o rei Leônidas de Esparta, preparou um ardil e “convidou” o exército Persa a invadir suas terras, chamando apenas 300 dos melhores soldados espartanos para lutar ao seu lado. E durante dois dias, esses trezentos guerreiros mostraram o inferno para seu inimigo, matando mais de 3 mil soldados adversários .

Hoje, após décadas de silêncio, reclamações infrutíferas, os cantos de andorinhas outrora solitárias finalmente foram unidos e mostraram os raios de luz de um possível verão, bem diferente dos que nos acostumamos a ver no futebol brasileiro. A clara iniciativa que 75 jogadores (inclusive estrangeiros) mostraram aos organizadores do grande espetáculo nacional que mudanças devem ser feitas para o melhor aproveitamento e rendimento do esporte. Mudanças já planejadas, prometidas, mas nunca cumpridas (e por muitas vezes, ignoradas).

Gerações de atletas brilhantes tecnicamente já haviam tentado algo do gênero, mas nunca tiveram sucesso. O conglomerado da Confederação Brasileira de Futebol tinha poderes que todos achavam inalcançáveis, mas algo mudou de um tempo para cá. A voz de ex-jogadores têm endossado o coro contra o império, que rui aos poucos. A cada dois ex-atletas que se juntam ao lado negro do futebol nacional, outros quatro se posicionam contra. A possibilidade foi vista, a brecha apareceu e o ponto fraco se fez notório, chamando a atenção de 75 atletas atuantes. Companheiros de time, rivais, inimigos... todos entenderam o recado e se uniram para a luta contra o reinado de inúmeros tiranos que regem nosso esporte bretão.

A história diz que os bravos espartanos perecerem contra os persas, mas essa vitória não pôde ser considerada algo glorioso ao exército de Xerxes. O homem que se dizia um Deus viu suas galerias serem dizimadas por 300 relés mortais munidos de simples lanças e escudos. Os soldados de Leônidas jazeram pela Lei de Esparta, mas seus esforços foram ecoados aos quatro ventos, estimulando legiões de homens gregos livres a se unirem para vencer seu inimigo em comum. A derrocada persa começou com a mensagem das três centenas espartanas, pois mostraram ao mundo que sim, era possível vencer um inimigo aparentemente imbatível e que sim, independente das baixas e dos sacrifícios, era possível mudar um destino aparentemente certo.

Que os 75 jogadores brasileiros que assinaram a nota contra o calendário nacional se inspirem nos guerreiros de Leônidas, e mesmo que não consigam resultados em curto prazo, transmitam sua mensagem.

Que daqui algumas temporadas, todos vejam as tentativas (ou por que não, efetivas?) mudanças que eles buscam e lutam para ter recorra pelas gerações futuras, tanto por atletas quanto para espectadores e demais envolvidos.

Que a CBF seja Persa, que Marin seja Xerxes e que os 75 se tornem 300. E que o ideal dessas centenas repasse para milhares, até milhões.

O futebol brasileiro, num todo, agradece.

Leia na íntegra o manifesto dos 75 atletas:


Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.

Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.

Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.

Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.

Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.

Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível

Sem mais para o momento,


Alessandro (Corinthians)
Alex (Coritiba)
Alex (Internacional)
Alexandre Pato (Corinthians)
Anderson (Paraná Clube)
André Rocha (Figueirense)
Arouca (Santos)
Barcos (Grêmio)
Bolívar (Botafogo)
Cássio (Corinthians)
Ceará (Cruzeiro)
Cícero (Santos)
Corrêa (Portuguesa)
Cris (Vasco)
D'Alessandro (Internacional)
Dedé (Cruzeiro)
Deivid (Coritiba)
Dida (Grêmio)
Diego Cavalieri (Fluminense)
Douglas (Corinthians)
Edson Bastos (Ponte Preta)
Edu Dracena (Santos)
Edu Schimidt (Sem Clube)
Elano (Grêmio)
Elias (Flamengo)
Fabinho (Criciúma)
Fábio (Cruzeiro)
Fábio Santos (Corinthians)
Fabrício (São Paulo)
Fahel (Bahia)
Felipe (Fluminense)
Fernando Prass (Palmeiras)
Gilberto Silva (Atlético-MG)
Ibson (Corinthians)
Jadson (São Paulo)
Jefferson (Botafogo)
Juan (Internacional)
Júlio Baptista (Cruzeiro)
Juninho Pernambucano (Vasco)
Kleber Gladiador (Grêmio)
Lauro (Ponte Preta)
Léo Moura (Flamengo)
Leonardo (Criciúma)
Lima (Portuguesa)
Lincoln (Coritiba)
Lúcio Flávio (Paraná Clube)
Luís Alberto (Atlético-PR)
Luís Fabiano (São Paulo)
Luís Ricardo (Portuguesa)
Maldonado (Corinthians)
Marcel (Criciúma)
Marcelo Lomba (Bahia)
Marco Antonio (Atlético-PR)
Moisés/Meia (Portuguesa)
Moisés/Zagueiro (Portuguesa)
Neto Baiano (Goiás)
Paulo André (Corinthians)
Paulo Baier (Atlético-PR)
Paulo Cesar (Sem Clube)
Rafael Moura (Internacional)
Rafael Sobis (Fluminense)
Roberto (Ponte Preta)
Rodrigo (Goiás)
Rogério Ceni (São Paulo)
Serginho (Criciúma)
Souza (Portuguesa)
Thiago Ribeiro (Santos)
Tinga (Cruzeiro)
Titi (Bahia)
Valdívia (Palmeiras)
Valdomiro (Portuguesa)
Victor (Atlético-MG)
Wendel (Vasco)
William (Ponte Preta)
Zé Roberto (Grêmio)
_______________________________

* A coluna O Cara da Semana fala dos personagens do esporte que tiverem seu momento de glória, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.

por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário