Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Comentário da Redação > Até 2014

Eeeeeê Pato (Foto: Gazeta Press)
É isso aí. Fim de ano para o Corinthians. E de um jeito bem melancólico, beirando o clichê. Um jogo que começou bem, mas que terminou fraquíssimo, com disputa de pênaltis clássica, onde a “estrela”, o suposto craque do time perdendo sua cobrança, com o requinte de crueldade dela ter sido defendida por um dos maiores ídolos da história do clube.

Confesso que fui enganado por ambas as equipes no começo do jogo. Conhecidos por seu sistema defensivo, Corinthians e Grêmio começaram o duelo de forma bem agressiva. Os gaúchos, mais incisivos, tiveram as melhores chances, enquanto o Timão se limitava a tocar mais a bola e chutando pouco para o gol, lembrando aos poucos aquele time que ganhou tudo recentemente.

Eis que após os 25 minutos do primeiro tempo, tudo voltou ao normal. O time parou de jogar e começou a dar brechas para o Grêmio que, graças a nossa “sorte”, não abriu o placar com Vargas. Um erro defensivo isolado de um sistema que dificilmente toma gols. Mas a falta de criatividade e armação no meio de campo voltaram a assombrar a equipe. Guilherme não acertou UM mísero passe, nem aqueles simples de cabeça; Douglas se sacrificava na marcação e mesmo tendo sido o único a chutar a gol no primeiro tempo, não conseguiu achar espaço para uma infiltração; Edenilson como nos últimos jogos, se limitou a correr e fazer merda.

Quem mais se movimentou, mesmo produzindo pouco, foi Romarinho. Diferente dos jogos recentes, teve mais mobilidade e participação, mas também se sacrificando mais para ajudar a defesa do que o ataque. Depois de duas substituições 6 por meia dúzia, com Igor entrando no lugar de Fabio Santos e Danilo no lugar de Douglas (que por sinal pioraram ainda mais a equipe), Tite resolveu ousar um pouco mais e tirar Guilherme para a entrada de Emerson. Mas o Sheik além de ficar pouco tempo em campo e mal encostar na bola, conseguiu ser expulso por bater boca com o chileno Vargas. Enquanto isso, Renato Augusto (cuja lifebar JAMAIS passa dos 50%) estava lá sentado no banco de reservas, mesmo com o treinador sabendo que sua entrada, mesmo que por pouco tempo, sempre rende melhorias ao time.

Após 180 minutos de judiação à pobre bola, vamos aos pênaltis. Aqui ressalto novamente a “audácia” de Tite. Segurar um 0 x 0 fora de casa para levar o jogo para a decisão de penalidades máximas sabendo que do outro lado há um rival já conhecido por aqui chamado Dida, foi pura ousadia. Um tapa na cara daqueles que dizem que ele não vinha arriscando nada. Rá!


Dida (foto) aliás, nosso velho e amado conhecido. Um goleiro que passou e deixou muitas saudades até hoje. Quis o destino que logo ele estivesse lá para parar o Corinthians do jeito que ele mais sabe fazer. Independente da displicência de certos jogadores em suas cobranças, ele foi e pegou três delas. O herói da noite não podia ser outro, mesmo partindo o coração dos corinthianos.

Falando em displicência, havia esquecido de falar sobre o Pato. Mas então lembrei que não vale a pena, pois ele fez o que fez, mas não pode ser dito como o único responsável pela derrota. Sua cobrança de pênalti foi o reflexo final, o resumo do ano corinthiano. A bola que ele chutou carregava tudo: a displicência e soberba de um elenco vencedor que se apaixonou pela própria imagem, a incompetência de um treinador que esqueceu seus próprios fundamentos (saudades do ME RE CI MEN TO e da treinabilidade) privilegiando seus “queridinhos”, a falta de planejamento de uma diretoria, a omissão e inúmeros erros de uma torcida, e pelo Ibson. Aquele chute foi dado por todos desde o começo, então caçar bruxas e apontar o dedo para um culpado é desperdício de tempo.

Agora o único jeito de chegar à Libertadores seria vencendo todos os jogos restantes do Campeonato Brasileiro, ainda contando com a sorte dos adversários da frente tropeçarem e com Grêmio ou Atlético PR ganhando a Copa do Brasil e com o Galo ficando entre os 4 primeiros.

Mas convenhamos, mesmo que esse time encarne o espírito de 2011/12, alguém acredita mesmo nisso? Boas festas a todos.

Conceitos

Walter – BOM: se mostrou seguro em vista da fogueira que entrou. Fez duas belas defesas, pegou um pênalti e meio e ainda contou com a sorte do pé descalibrado de Vargas.
Alessandro – REGULAR: apesar de dar alguns espaços na defesa, mostrou vontade e teve boas chegadas no ataque. Bateu muito bem seu pênalti.
Gil – BOM: o de sempre, melhor jogador corinthiano no ano.
Paulo André – BOM: anulou todas as tentativas de jogo aéreo gremista.
Fabio Santos – RUIM: fraco no apoio e na defesa, ainda estava nervoso.
(Igor) – PÉSSIMO: definitivamente esse menino não está pronto para jogar. Uma avenida por onde o Grêmio passou à vontade e contando como um homem a menos no ataque.
Ralf – BOM: outro impecável na sua área, ganhou quase todas quando os gaúchos partiam para o mano contra ele.
Guilherme – PÉSSIMO: Até agora estou esperando ele acertar apenas UM passe.
(Emerson) – ROGER GUERREIRO: entrou apenas para ser expulso. Somos eternamente gratos pela Libertadores, mas chega de viver disso, né?
Edenilson – PODRE: outro que não acertou UM passe. Correu, correu, correu, nada, e ainda bateu o pênalti com displicência.
Douglas – REGULAR: preguiçoso como sempre e com passes que nunca chegavam ao ataque, mas ajudou a marcar e compor o meio de campo na defesa. Função que não deveria ser dele por sinal.
(Danilo) – RUIM: o maestro, o homem dos jogos decisivos... nem ele conseguiu se salvar nessa bagunça.
Romarinho – REGULAR: ainda sendo queimado como novo Jorge Henrique, dessa vez tentou um pouco mais que os últimos jogos. Converteu seu pênalti com frieza.
Pato – RIDICULO: nada me tira da cabeça que ele bateu o pênalti daquele jeito para derrubar o Tite. Nem posso comentar sobre ele nos 90 minutos, porque ele não entrou em campo.
Téc. Tite – RUIM: outro que merece gratidão eterna. Maior técnico da história do Corinthians sem nenhuma duvida, mas seria bom dar linha logo em dezembro, por via de duvidas.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

4 comentários:

  1. Pato tem sua parcela de culpa, custou 40 milhões e não correspondeu em campo até hoje, mas o maior culpado de toda essa merda é do técnico que por ser arrogante, utiliza um esquema tatico que é manjado, ultrapassado e covarde, um técnico que todo jogo entra visando o empate em 0 a 0 e na maioria das vezes consegue, de fato é um técnico com um belo aproveitamento

    ResponderExcluir
  2. Corinthians empatou por 0x0, Pato displicente, Tite retranqueiro, Emerson expulso. Alguma novidade?

    ResponderExcluir
  3. É como eu te disse, com o Tite como técnico, o Corinthians parece um catadão de jogadores, sem esquema definido, sem jogada, sem ultrapassagens, sem toque de bola, sem tabela, sem contra-ataque... O que não muda o fato de o Pato ter CAGADO na camisa do Corinthians batendo o penalti daquele jeito ridículo. Mas a culpa não é só dele, milagre ele não faz mesmo, e a bola não chega...

    Técnico lixo é isso aí.

    ResponderExcluir
  4. Boa materia Helder,falou tudo esse ano acabou pro Coringão!

    ResponderExcluir