Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Comentário da Redação > Corinthians 1 x 1 Santos

Visão corintiana > Do jeito que o Tite gosta
por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo  

Mais um empate do Corinthians de Tite (Foto: Gazeta Press)
Nesta tarde tivemos o clássico centenário entre Corinthians e Santos, e o resultado foi o esperado. Pela 14ª vez no campeonato o time do Tite terminou o jogo em igualdade (recorde), dessa vez com gols (aleluia!).

O Corinthians começou marcando pressão, retomando bola e indo para cima da equipe do Santos, porém a pressão durou aproximadamente 20 minutos e não teve efeito prático nenhum, já que a equipe (de novo) pecava nos passes e lançamentos errados.

Aos 26 minutos do primeiro tempo, em um lance cada vez mais raro, o Timão abriu o placar. Sheik recebeu lançamento de Renato Augusto e cruzou na medida para Douglas, o rei da breja, abrir o placar de cabeça.

Mesmo inconstante, a equipe de Tite teve a chance de “matar” a partida no finalzinho da primeira etapa. Em outro lançamento, Sheik contou com a bobeira da zaga santista e saiu cara a cara com Aranha, mas como é de costume, o rei do Paris 6 chutou em cima do goleiro e desperdiçou a melhor chance do time no jogo e o Corinthians foi para o intervalo com a vantagem mínima.

Na volta para o segundo tempo, uma declaração do lateral/ponta/meia Diego Macedo já dava a tônica do que seria a postura do time. Segundo o jogador, o técnico pediu para o time recuar e tentar “matar” o jogo no contra-ataque.

Mas “sacomé”, o time voltou esperando o Santos para sair em velocidade, mas como fazer isso se os principais articuladores do time, Douglas e Guilherme não conseguiam acertar dois passes seguidos? O que se viu foi um time acuado pela meia pressão do adversário e dependente de uma jogada de qualidade de Renato Augusto.

Quando eu achava que não poderia piorar, o Tite veio e, literalmente, “cagou no pau”. Como o Renato ainda não aguenta jogar uma partida completa, o técnico colocou o “rápido” Danilo em campo e o deslocou para o lado direito do ataque, não preciso dizer que não deu em nada, né?

De tanto ficar atrás, o Corinthians sofreu o gol de empate (Gustavo Henrique) e não teve competência e nem vigor físico para tentar a vitória. Para não dizer que o Corinthians não fez nada no segundo tempo, o “rei da breja” acertou uma bola na trave quase nos acréscimos. Muito pouco para a qualidade que o time deveria ter.

Conceitos

Walter – CÁSSIO: Está jogando demais, foi um dos melhores jogadores do time. Com duas ótimas defesas, garantiu a igualdade no placar.
Edenílson – PÉSSIMO: Nulo na defesa e no ataque.
Gil – REGULAR: Apesar de não ter tido muito trabalho com o ataque santista, foi sóbrio como sempre.
Paulo André – REGULAR: Fez uma atuação sem sustos, na média.
Alessandro – BOM: Foi um dos melhores em campo. Mesmo adaptado na lateral esquerda, foi melhor que os dois “titulares” da posição.
Ralf – REGULAR: Sofreu um pouco com Montillo no segundo tempo, mas foi bem na marcação. Já na hora de dar um passe...
Guilherme – IBSON: Errou quase todos os passes que tentou. Fez um jogo burocrático com muitos passes de lado. Se eu não o conhecesse, daria para achar que era o “peladeiro carioca” que estava em campo.
(Rodriguinho) – SEM CONCEITO: Não jogou nem 5 minutos (valeu, Tite!)
Douglas – BOM: O conceito vai pelo gol e pela bola na trave no final do jogo. Por que só fez isso de bom na partida inteira.
Diego Macedo – RUIM: Começou até bem a partida, mas foi sumindo, sumindo, sumindo... até ser substituído.
(Pato) – RIDÍCULO: “A Barbie”, em 15 minutos em campo, o máximo que fez foi tropeçar na bola.
Emerson Sheik – BOM: Deu assistência para o gol do Douglas, perdeu gol na cara do Aranha, lutou e correu bastante, mas pecou (como sempre) na “qualidade” peladeira.
Renato Augusto – REGULAR: Improvisado como “falso 9” rendeu abaixo do esperado. Mas quando recuou para armar o jogo conseguiu ser a única opção lúcida de passe e lançamento.
(Danilo) – RUIM: Anda com a “calça jeans” encharcada. Acertou alguns passes que não renderam muita coisa. Está claro que ele não tem a mínima condição física para jogar.
Téc. Tite – RUIM: Armou bem o time e poderia ganhar um “bom” de conceito, mas recuar o time e colocar Danilo e Rodriguinho (nos acréscimos) não tem justificativa. Está claro que ele está perdido. Gosto dele, mas o tempo passou.

Visão santista > Empate justo e melancólico
por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

(Foto: Gazeta Press)
Quatro empates em cinco jogos entre Corinthians e Santos em 2013, no ano em que o clássico completa cem anos. O 1 a 1 deste domingo em Araraquara foi justo e fez jus ao que os times vêm fazendo nesta temporada: nada.

Dessa vez não vou nem me alongar muito, porque já perdi muito tempo pensando como iniciar minha resenha de uma partida tão sem graça. Resumindo a pelada: o Corinthians jogou muito bem durante 25 minutos, até Douglas abrir o placar. Depois recuou à la Tite, permitiu que o Santos igualasse a partida e isso se refletiu no placar no meio do segundo tempo, gol do zagueirão Gustavo Henrique.

Depois disso, os dois times tiveram chances para vencer. A melhor de todas foi do Santos, com o CRAQUE Éverton Costa perdendo o gol sozinho, só com o goleiro Walter a sua frente. Mas o 1 a 1 ficou de bom tamanho e assim é até melhor, porque nenhum dos dois times se ilude com possibilidades que não existem.

Podia ficar aqui perdendo meu tempo falando que a defesa segue bagunçada, alguns jogadores andam com zero de vontade, nosso ataque não existe, nosso técnico também não, mas, na boa? Chega de estresse e de delirar pensando em coisa maior. Com mais uma vitória nos livramos da degola e isso é o que importa no momento, por mais triste que seja. E que depois disso comecem a pensar num Santos realmente grande para 2014.

Conceitos

Aranha - REGULAR: Deu uns sustos desnecessários.
Cicinho - PÉSSIMO: Um jogada pior que a outra.
Edu Dracena - RUIM: Atrapalhado na defesa, ainda teve uma boa chance no ataque e cabeceou ridiculamente.
Gustavo Henrique - BOM: Boa atuação defensiva e no ataque apareceu bem pra marcar o gol de empate.
Mena - RUIM: Apesar de ter feito o cruzamento no lance do gol, errou todo o resto. Até na marcação, sua especialidade, foi mal.
(Emerson) - SEM CONCEITO: Pouco tempo em campo.
Alison - REGULAR: Muita dedicação, como sempre. Mas precisa aprender a jogar melhor com a bola nos pés.
Arouca - PÉSSIMO: Atuação nojenta.
Cícero - REGULAR: Pode jogar bem mais.
Montillo - REGULAR: Pode jogar MUITO mais.
(Alan Santos) - SEM CONCEITO: Entrou pra segurar o empate. Boa, Claudinei! Só que não.
Everton Costa - PQP! VSF! FDP DO C****LHO: Em vez do conceito, fica aí a análise fria e sensata que fiz logo após ele perder o incrível gol que poderia ter decidido a partida.
Willian José - BOM: Dentro de suas limitações, fez boa atuação, mesmo sem gol.
Téc. Claudinei Oliveira - PÉSSIMO: Escalação ruim, postura do time vergonhosa durante boa parte do jogo e péssimas substituições, sempre pensando em marcar primeiro pra depois arriscar. Depois dizem que sou muito rigoroso com o estagiário.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário