![]() |
França mostrou força diante da Ucrânia (Foto: Reuters) |
Foi a primeira vez na história das eliminatórias europeias para um Mundial que uma equipe inverteu, na repescagem, uma vantagem de dois gols. O resultado histórico e heroico evitou que a França ficasse fora de uma Copa do Mundo, algo que não acontecia desde 1994.
A torcida comprou a ideia e lotou o Stade de France. No momento da execução da Marselhesa, até as crianças que estavam no campo repetiram o gesto dos jogagores. Com a bola rolando foi um rolo compressor e em três minutos foram três boas chances de inaugurar o marcador.
Sakho abriu o caminho dos azuis aos 20 minutos. A torcida inflamou e a arbitragem roubou a cena. Primeiro, anulou o gol legítimo de Benzema aos 29. Quatro minutos depois e a lei da compensação no lado azul, o próprio atacante do Real Madrid estava na banheira com touca, sabonete e toalha para marcar o segundo gol.
A Ucrânia ficou encolhida o jogo todo. Teve um jogador expulso e o ritmo francês na segunda etapa não era o mesmo. Mesmo assim, achou o gol da classificação aos 27 quando Gusev marcou contra.
Com a chegada da França vem junto todo o pesadelo desde 1986. Naquele Mundial caímos nos pênaltis; aquela fatídica final de 1998 (até agora é um mistério), os donos da casa foram superiores e aplicaram o sonoro 3 a 0 e por fim, em 2006 perdemos por 1 a 0 com show de Zidane. É bom não cruzar o nosso caminho, mas se for para encará-los, que consigamos vencer diante da nossa torcida.
Não adiantou secar e França: “Bienvenue au Brésil” (Bem-vindo ao Brasil).
Noite mágica de CR7 e Portugal virá ao Brasil
![]() |
Ele é o cara (Foto: AP) |
O hat-trick definitivamente coloca o Gajo como o grande favorito a faturar a Bola de Ouro. Além disso, igualou-se a Pauleta como o maior artilheiro da história da seleção com 47 gols e se antes a seleção havia disputado três Copas e três Euros, na “Era CR7” os Lusos somam mais três participações em Mundiais e participou de três Eurocopas.
Os gols saíram na segunda etapa com duas reviravoltas no placar. Portugal saiu na frente com CR7, mas Ibrahimovic resolveu marcar duas vezes e dar vida aos suecos, que, faltando 15 minutos para acabar precisava de mais um gol, mas o Gajo estava infernal e marcou mais duas vezes. Com gritos de “estou aqui” durante as comemorações, Portugal vem para Copa, para o bem do futebol. Para o mal, por mais que tenha falado demais na véspera, Ibra terá que assistir a Copa pela televisão.
Outros resultados:
Croácia* 2 x 0 Islândia (*Croácia classificada)
Romênia 1 x 1 Grécia* (*Grécia classificada)
Na África, tudo definido
Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria serão as representantes da África na Copa do Mundo. Por coincidência, essas cinco seleções estiveram no Mundial de 2010.
Os nigerianos foram os primeiros a carimbar o passaporte para o Brasil ao vencer em casa a Etiópia por 2 a 0. No primeiro confronto, as Super-Águias haviam vencido por 2 a 1.
Com boa vantagem no primeiro duelo, quando venceu por 3 a 1, a Costa do Marfim visitou o Senegal e apenas empatou por 1 a 1, garantindo a segunda vaga do continente.
No domingo foi a vez de Camarões carimbar o seu passaporte. O time de Eto’o havia empatado sem gols contra a Tunísia e precisava ganhar em casa. Não só venceu como goleou e o placar de 4 a 1 garantiu os Leões Indomáveis para sua sétima Copa do Mundo. É a seleção que mais disputou o mundial pelo seu continente.
Na terça foi a vez de Gana e Argélia garantirem os seus lugares para festa. Jogando em Cairo, os Estrelas Negras perderam por 2 a 1, mas garantiu a classificação graças a goleada por 6 a 1 no primeiro duelo. Já os argelinos espantaram a zebra e, em casa, eliminaram Burkina Fasso por 1 a 0. A primeira partida tinha sido 3 a 2 para Burkina Fasso e o gol fora de casa deu direito a disputar a sua quarta Copa.
Repescagem intercontinental
Depois de muita tempestade nas eliminatórias da Concacaf, com direito a troca de treinadores e uma forcinha dos Estados Unidos, a bonança enfim chegou para a seleção do México no caminho até a Copa do Mundo no Brasil. Na madrugada desta quarta-feira, a equipe não teve trabalho contra a Nova Zelândia e confirmou sua vaga no Mundial de 2014, com nova vitória, dessa vez, por 4 a 2.
Os gols foram marcados por Peralta (três vezes) e Peña. Já os neozelandeses diminuíram com James e Rory Fallon.
Em Montevidéu, o Uruguai colocou o regulamento debaixo do braço e não saiu do 0 a 0 contra a fraca Jordânia. No primeiro jogo a Celeste goleou por 5 a 0 e assim, é a última seleção garantida para à Copa do Mundo.
Confira as 32 seleções classificadas para o Mundial:
América do Sul: Brasil (País-sede), Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai*.
Concacaf: Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México.
África: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.
Ásia: Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão.
Europa: Alemanha, Bélgica, Bósnia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Suíça.
____________________________________
* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial do Brasil, com as análises das seleções que nos visitarão em 2014.
por Antonio Lemos | www.paponaarquibancada.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário