Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Histórias da Semana > A lenda do Rei Macaco

Conta-se que na antiga China, milhares de anos atrás, havia um divindade conhecida apenas como Rei Macaco. Esse ser nasceu como um simples macaco normal, um típico mortal, mas dotado de grande astúcia e sabedoria. Por se considerar acima de seus semelhantes, que em determinada altura já o respeitavam, resolveu caminhar em busca da imortalidade em meio aos seres humanos através das artes místicas.

Depois de muito tempo caminhando e treinando com mestres das ditas artes, o Rei Macaco encontrou o que tanto buscava, adquirindo poderes inimagináveis, autonomia e arrogância. Arrogância esta que o fazia se proclamar acima dos deuses e dos mortais. Os deuses, enfurecidos pela ousadia do Rei, não tiveram outra escolha além de invocar o próprio Buda para que lhe desse um jeito.

O Rei Macaco não se amedrontou mesmo diante de Buda, que lhe desafiou: para provar que era realmente superior aos deuses e que a ele próprio, o Rei deveria “apenas” escapar de sua mão. Orgulhoso, o Macaco não hesitou e usando de seus poderes viajou por milhões de quilômetros de distância até o final do universo, onde encontrou cinco pilares, marcando sua assinatura em um deles. Crente de sua vitória, quão grande não foi a surpresa do símio ao ver que os cinco pilares nada mais eram do que os dedos da mão de Buda. Ante a própria pequenês, o Rei se tornou mais humilde perante o mundo.

Nos dias de hoje, muito longe da antiga China, vemos um novo símio buscando seu lugar ao Sol. Ou melhor, uma símia. Em mais de 100 anos de história, a Ponte Preta de Campinas jamais conquistou um título profissional de primeira divisão. Entre grandes times como os dos anos 70 e 80, grandes campanhas como sempre tiveram em campeonatos estaduais, e rebaixamento e subidas como em qualquer outro torneio que disputaram. Mesmo com sua fanática torcida e o título simbólico de “um dos maiores do interior de SP”, a Ponte nunca foi levada a sério da maneira que poderia.

Mas essa macaquinha tupiniquim sabe das suas próprias limitações. Sabe dos erros que a estão levando para a série B do Campeonato Brasileiro e sabem o quão glorioso seria conquistar seu primeiro título na história. E seria logo um título internacional. Algo para exorcizar todos os demônios possíveis. Sabem que não tem nada a perder e que estão diante do jogo de suas vidas. O maior da história do clube.

É a grande chance que terão para provar que conseguiram escapar das mãos do grande Buda. Mas diferente do Rei Macaco, o conquistará sem soberba e com extrema humildade.

_______________________________

* A coluna Histórias da Semana fala dos momentos do esporte que ficaram marcados, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.


por Helder Rivas | @HelderRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário