Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Paddock da Redação > GP Brasil: Um fim de feira bem animado

São Paulo, 24 de outubro, esse foi o dia do “pior” GP Brasil da história. Não pela corrida em si, que foi até animada, mas pelo clima de fim de feira que dominou todo o fim de semana do Grande Prêmio. As equipes e os pilotos chegaram a Interlagos sem muitas pretensões. O campeão e o vice já estavam definidos, bem como a colocação das equipes no mundial de construtores. Então, o que restou foi acompanhar a prova e torcer por uma vitória de Mark Webber ou Felipe Massa.

Apesar de ser o famoso “momento xepa” da temporada, o GP Brasil reservou alguns acontecimentos legais. Por exemplo, a disputa por posição entre Massa e Hamilton antes do brasileiro sofrer uma punição “inacreditável”, como ele mesmo disse. Podemos até contestar a punição, mas ela estava na regra e o Massa sabia. Aliás, essa punição (drive trought) jogou por terra qualquer chance do brasileiro se despedir da Ferrari com pódio, ele teve de se contentar com a sétima posição e alguns zerinhos ao final prova.

No mais, foi o mesmo que tem acontecido nas últimas nove provas. Sebastian Vettel largou na frente, perdeu e retomou a primeira posição ainda na primeira volta e rumou sem ser incomodado para a sua 13ª vitória no ano, a 9ª seguida – igualando o recorde de Schumacher em 2004. Uma pena, bem que o alemão podia ter aberto caminho e entregado a vitória para seu companheiro, Webber, que se despediu da F1. Fernando Alonso completou o pódio.

Falando em Mark Webber (foto acima), ele foi o protagonista da melhor imagem da temporada. Não estou falando do tombo no pódio, mas sim da imagem dele fazendo a volta de retorno aos boxes sem capacete e luvas, foi digno e muito, mas muito bacana. Estou quase pra dizer que essa cena salvou umas das temporadas mais sem graça dos últimos anos.

Temporada 2013

Desta temporada da Fórmula 1 dá para levantar alguns pontos. Primeiro podemos dizer que em 2013 a F1 foi dividia em duas fases bem distintas. Na primeira parte, houveram os problemas dos pneus da Pirelli e um certo equilibro entre Hamilton, Alonso, Rosberg e Vettel. Na segunda metade, o que se viu foi o total domínio de Vettel – nove vitórias seguidas – o que deixou o final da temporada muito chato por sinal.

Podemos dizer também que McLaren, Lotus e Williams foram as decepções entre as equipes. A tradicional “flecha prateada” fez uma temporada patética para os seus padrões históricos, tanto que o maior destaque foram as “pataquadas” de Sérgio Perez, que apareceu mais pelas cagadas do que pelas (poucas) boas provas que realizou.

Já a Lotus teve a sua temporada prejudicada pela falta de grana. Além de não ter capacidade de construir um carro para repetir a boa temporada do ano passado, foi às manchetes pelos diversos atrasos de salário de Raikkonen, que por causa disso, vai para a Ferrari no próximo ano. Dá Williams eu nem vou comentar muito porque, como dizem, é feito bater em bêbado.

Quem mais teve a comemorar foi Sebastian Vettel, que além de bater o igualar o recorde de vitórias em uma mesma temporada (13), se tornou o piloto com o maior número de vitórias seguidas (9) e o tetracampeão mais novo da história, aos 24 anos. Ou seja, ele já tem seu nome gravado entre os melhores de todos os tempos e ainda tem muito tempo para superar inclusive o maior campeão de todos, Michael Schumacher.

Bem, a temporada de 2013 chegou ao fim. Ano que vem será uma temporada de transição. Teremos novos motores, menos consumo de gasolina, mudanças nas medidas aerodinâmicas, a chegada de Felipe Massa para liderar a Williams e a volta de Raikkonen à Ferrari, mas esse é assunto para um próximo post.

Classificação final do campeonato


1 Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)    397   

2 Fernando Alonso (ESP/Ferrari)    242   
3 Mark Webber (AUS/RBR-Renault)    199   
4 Lewis Hamilton (ING/Mercedes)    189   
5 Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)    183   
6 Nico Rosberg (ALE/Mercedes)    171   
7 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)    132   
8 Felipe Massa (BRA/Ferrari)    112   
9 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)      73   
10 Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)      51   

_____________________________________

* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário