Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

En la Cancha > Em um sorteio chato, a Conmebol dá a largada na Libertadores 2014

Sei que o assunto do momento é a derrota do Atlético-MG (atual campeão da Libertadores) para o Raja Casablanca, mas estava faltando falar do sorteio dos grupos e dos jogos da primeira fase da Libertadores-2014. Do sorteio em si nem vale muito a pena falar, já que a enrolação da Conmebol fez inveja à dupla CBF/FIFA no sorteio dos grupos da Copa. Então, vamos direto ao que interessa:

Primeira-Fase (Pré-Libertadores):

Sporting Cristal (PER) X Atlético-PR: Apesar de ser um clube chato jogando em casa, o Furacão tem tudo para se classificar com certa facilidade. A volta será em Curitiba.


 Deportivo Quito (EQU.) x Botafogo: Acredito em jogo equilibrado, mas com a equipe brasileira se classificando por decidir em casa. E pensar que o Seedorf, depois de jogar a Champions League, vai estrear na Libertadores na altitude de Quito. Que beleza, hein...

Caracas (VEN) x Lanús (ARG): O Lanús é um time que joga um futebol muito feio, mas competitivo. O campeão da Sul-Americana têm tudo para chegar à fase de grupos com facilidade.

Monarcas Morelia (MEX) x Santa Fé (COL): Honestamente, não conheço o futebol do time mexicano, mas acredito que “se” o Santa Fé manteve a base da última Libertadores, da qual foi semifinalista, chega com certa tranquilidade à fase de grupos.

Oriente Petrolero (BOL) x Nacional (URU): Pela tradição do futebol uruguaio e a falta de qualidade do futebol boliviano, passa o Nacional. Para o bem do futebol sul-americano.

Chile 3 (A definir) x Guarani (PAR): Sem saber quem é o “Chile 3” fica difícil. Os candidatos são: Universidad do Chile, Palestino, Universidad Católica e Deportes Iquique. Mesmo acho que o chileno passa.

Fase de Grupos:


Grupo A - The Strongest (BOL), Universitário (PER), Vélez Sarsfield (ARG) e Sporting Cristal/Atlético-PR: Se der a lógica, passam os brasileiros e argentinos. Grupo fácil para dois.

Grupo B - Independiente del Valle (EQU), San Lorenzo (ARG), Unión Espanhola e Botafogo/Dep. Quito: Esse grupo me parece equilibrado, nenhum time muito forte não, nem o provável Botafogo. Os favoritos são: Botafogo e San Lorenzo.

Grupo C - Deportivo Cali (COL), Cerro Porteño (PAR), O´Higgins (CHI) e Lanús/Caracas:
Ao que parece, o Dep. Cali deve ficar com a colocação da chave. Lanús e Cerro brigam pela segunda vaga, com vantagem para os argentinos.

Grupo D - Atlético- MG, Nacional (PAR), Zamora (VEN) e Santa Fé/Monarcas: Se o Santa Fé confirmar o favoritismo e se classificar para a fase de grupos, deve brigar pelo Galo pela liderança. Os outros dois não assustam.

Grupo E -  Cruzeiro, Real Garcilaso (PER), Defensor (URU) e Chile/Guaraní (PAR):
O Cruzeiro têm tudo para ser o líder da chave. Se vier algum dos grandes do Chile (La U ou Católica), a briga pelo segundo lugar tende a ser bem divertida.

Grupo F - Grêmio, Nacional Medellín (COL), Newell´s e Nacional Uruguai/O.Petrolero: Esse foi considerado o grupo da morte por reunir equipes tradicionais. Se o Nacional do Uruguai chegar à fase grupos, o Grêmio corre sério risco de ser eliminado ainda nessa fase.

Grupo G -  Bolívar (BOL), Emelec (EQU), Leon (MEX) e Flamengo: Se o Flamengo não passar de fase (corre sério risco), pelo menos vai acumular muitos pontos no plano de milhagem. Acho a disputa equilibrada entre Emelec, Flamengo e a surpresa Leon.

Grupo H - Arsenal Sarandí (ARG), Deportivo Azoátegui (VEN), Peñarol (URU) e Santos Laguna (MEX): Mais um grupo equilibrado (pra baixo). O único time “descartável” é o venezuelano, os outros brigam em condições iguais.

Bem, estão aí os grupos da próxima edição da Taça Libertadores, agora é esperar a bola rolar e acompanhar. O que vocês acharam dos grupos?  

_____________________________________

* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário