Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Aqui é Corinthians > Recomeço

Ano novo, vida nova. Depois de um começo de 2013 promissor e um final beirando ao melancólico, 2014 está ai para renovar as esperanças. E o melhor: com os pés no chão e sem grande alarde, muito diferente do ano passado.

Ok, pés no chão naquelas, porque até dias atrás se especulava sobre a chegada de jogadores como Elias e Jucilei, mas ambos já foram descartados pelos valores. O fato de não disputar a Libertadores esse ano também interferiu na política de contratações da equipe e dessa vez, ao invés de contratações caras do porte de Pato e Renato Augusto, a diretoria resolveu investir no tradicional “bom e barato”, como o lateral esquerdo Uendel, ex-Ponte Preta, o zagueiro Wanderson, ex-Sertãozinho, e o volante Bruno Henrique, que disputou o Brasileiro ano passado pela Portuguesa, mas era vinculado ao Londrina-PR. O lateral direito Fágner, filho do nosso finado Terrão, pode ser anunciado a qualquer momento por empréstimo junto ao Wolfsburg da Alemanha após ser rebaixado com o Vasco da Gama.

O elenco não teve nenhuma alteração gritante, com poucas saídas. O capitão Alessandro se aposentou e Maldonado que foi dispensado após passagem desastrosa, além de Edenílson, que fechou com a Udinese.

Mano

O maior destaque nesse começo de ano é sem dúvidas o técnico Mano Menezes. Nosso velho conhecido volta à zona Leste depois de fracassar com a Seleção e abandonar o barco do Flamengo por razões até agora desconhecidas (e que não importam mais, diga-se). A volta de Mano, assim como a saída do grande mestre Adenor, resultou em opiniões dividas da torcida. Muitos não gostaram, se apegando ao histórico recente do treinador em seus dois últimos projetos; outros adoraram, tiraram as camisetas “Sou mano do Mano” da gaveta e tudo mais.

Pelo esboçado até agora nos treinos, Mano dá indícios de manter a formação clássica de Tite, o 4-2-3-1, apostando mais na mudança de postura dos jogadores que na de formação em si. Guerrero, por exemplo, ficará mais fixo na área sem a necessidade voltar para marcar, assim como Romarinho, que terá a chance de voltar a “fase iso” sem se preocupar com a marcação das laterais e com a volta do Palmeiras à Série A do Brasileiro.

De todo modo, o técnico já mandou os preparadores físicos darem atenção especial a Pato e Renato Augusto, já que deseja tê-los em plena forma e sem lesões esse ano. E falando em lesões, eis que o ano mal começou e já fomos surpreendidos novamente pela lesão do goleiro Cássio, que fraturou o pulso durante um treino e ficará afastado por um mês e Walter será mantido como titular nesse começo de temporada.

Diretoria

Outras mudanças significativas ocorreram na direção da equipe. O já citado ex-capitão Alessandro assumiu a coordenação técnica do time, enquanto Duílio Monteiro Alves e Roberto de Andrade abandonaram suas funções como diretores de futebol passando a bola para Ronaldo Ximenes, que anteriormente era o secretário geral do clube. Ambos alegaram necessidade de cuidar de suas vidas pessoais, mas há um burburinho de que Roberto irá concorrer à presidência do Corinthians em 2015.

As eleições por sinal prometem ganhar um destaque a parte. Há exatamente um ano delas, as chapas de situação e oposição (ambas sem nome definidas) começam a se preparar para a campanha e muito se especula sobre quem o ex-presidente Andrés Sanchez irá apoiar, já que boatos dizem que ele teria “rompido” com o atual presidente Mario Gobbi.



2014 promete ser um ano agitado para o Corinthians, mas devemos acreditar até o fim. Por não disputar a Libertadores, a ideia de mesclar o elenco veterano a novos jogadores mais “simples” em busca de uma renovação passo a passo e não por inteira pode acabar dando certo. Afinal, não faria sentido gastar muito com um ou dois jogadores de renome logo de cara, já que após o Paulistão teremos a pausa para a Copa, além de que as carências em outros setores do time precisam ser supridas.

Com a pausa no meio de ano, jogadores como Danilo, Douglas, Fábio Santos e Sheik poderiam ser negociados e sair, o que abriria espaço para novos jogadores no segundo semestre pois a necessidade seria maior com a disputa do Campeonato Brasileiro, 2ª fase da Copa do Brasil e Sul-americana. E mesmo com os belos serviços de todos prestados ao clube, a tal “renovação passo a passo” seria bem vinda começando por eles.

Mano Menezes tem sua grande chance de ter de volta o respeito no futebol nacional dando aos jogadores o “choque” que tanto precisavam no ano passado. Por conhecer o clube muito bem e pelo material humano disponível, podemos dar a volta por cima e retomar o caminho das vitórias emblemáticas da sua primeira passagem entre 2008/2010 e da recente “Era Tite.”

Muita fé para nós esse ano e Vai Corinthians!!!

______________________________________

* Nesta coluna o assunto é o time do povo. Aqui é Corinthians!


por Helder Rivas | @HelderRM

Um comentário:

  1. Cara, eu estou cada dia mais ansioso pela renovação, especialmente no setor ofensivo. Estou na fé com você. Abraço Helder e Vai Corinthians.
    Caio Macedo

    ResponderExcluir