Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Comentário da Redação > Paulistão 2014: Santos 5 x 1 Corinthians

Visão santista > Era pra ser 7!
por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Torcida santista, que show de bola hein!

Na boa, não imaginava de jeito nenhum, logo na quarta rodada da Paulista Summer League (como diz meu amigo Victor), que iríamos atropelar o nosso freguesão todo poderoso Curintia.

Que massacre! Que baile! Que pena! Sim, que pena que os jogadores do Santos são burros e não perceberam que o time teve a maior chance até hoje, desde 2005, de vingar o famoso jogo do 7 a 1. Pro torcedor santista, que sofreu aquele dia, seria a redenção. Um momento de glória. A maior alegria de nossas vidas talvez!

Faltaram apenas dois gols e dava pra fazer. O quinto gol saiu aos 33 do segundo tempo. Faltava 12 minutos diante de um time totalmente entregue, alguns claramente de má vontade, e com o Peixe voando. Mas infelizmente, eles preferiram administrar o placar dentro daquela ética estúpida do futebol de aliviar quando a goleada beira à humilhação.

Mas cornetar goleada feita não dá né? Enfim, o 5 a 1 também foi demais! Motivo de alegria inesperada nesta quinta-feira. E também um resultado sensacional para Oswaldo e o elenco, que vinham de 3 atuações pouco convincentes no Paulistão.

Mostrando o futebol que apresentou nesta quarta, o Santos promete muito! Entre tudo que vi, destaque para a alternativa tática da equipe para jogar sem Montillo, com os 3 homens de meio participando do jogo, levando a bola pro ataque e com a ajuda dos atacantes, sempre voltando pra buscar a bola.

Entre esses do meio-campo, destaque para o Arouca, nosso camisa CINCO, que jogou demais! Mesmo nível do que fazia em 2010, aquela época em que todo dia eu tinha gosto de vir aqui comentar os jogos dele, sempre em alto nível. Pô, Arouca, porque não joga assim sempre? Atuação de titular de seleção brasileira.

Conceitos

Aranha - BOM: Não foi tão exigido, mas salvou as principais chances do Corinthians no jogo, em especial uma defesa à queima-roupa em cabeçada do Guerrero.
Cicinho - BOM: Fez um primeiro tempo fraco e um segundo muito bom.
Neto - REGULAR: Errou tudo no primeiro tempo, mas no segundo o Corinthians facilitou as coisas pra ele.
Gustavo Henrique - ÓTIMO: Jogou por ele e pelo Neto na primeira etapa e na segunda etapa também ganhou a folga do adversário.
Mena - BOM: Vinha jogando bem, mas saiu machucado no intervalo.
(Bruno Peres) - BOM: Me surpreendeu jogando na lateral-esquerdo. Chegou até como centroavante, fazendo gol. Só não ganha nota melhor porque foi um dos paspalhos que mais ficou segurando a bola quando tava 5.
Arouca - EXCELENTE: Um gol, uma assistência e participação na jogada do terceiro gol. Nota 10.
Alan Santos - BOM: Atuação segura, aparecendo bem no ataque também.
(Leandrinho) - REGULAR: Pouco participou do jogo.
Cícero - REGULAR: Idem ao de cima, com a diferença de ter jogado a partida inteira.
Geuvânio - BOM: Não teve grande atuação, mas participou bem de dois gols, especialmente do quarto, metendo um drible da vaca sensacional pra cima do Ralf.
Gabriel - BOM: Buscou bastante o jogo. Legal de ver o moleque de 17 anos com personalidade.
(Stefano Yuri) - SEM CONCEITO: Mal tocou na bola. Mas já tinha destruído o rival da capital no sábado, tá com crédito.
Thiago Ribeiro - BOM: Não brilhou, mas fez dois belos gols, foi pra cima... isso que se espera dele, no mínimo.
Téc. Oswaldo de Oliveira - ÓTIMO: Escalou bem a equipe, especialmente taticamente. E dessa vez não mandou banana, nem dedo do meio.


Visão Corintiana > Vergonha na Vila reflete erros de planejamento
por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

Uma junção de erros levou o Corinthians a uma de suas maiores humilhações dos últimos anos. Querer colocar a culpa da goleada sofrida para o rival na mudança de estilo de jogo que o Mano Menezes está tentando pôr em prática é ser muito simplista. Até porque, o atual técnico corintiano já passou por aqui e sabemos que ele nunca foi de abrir o time de forma irresponsável, muito pelo contrário.

Claro que alguns dos contra-ataques tomados na Vila dificilmente seriam vistos com o Tite (sem deixar de lembrar dos 4 a 0 para a Portuguesa). Mas é o preço que se paga por jogar mais avançado, tentar criar mais e voltar a ter um ataque que incomoda. Automaticamente, corre-se mais risco. Não um risco a ponto de poder tomar três, quatro, cinco gols em um jogo, não é esse o objetivo do treinador, óbvio.

Para os torcedores que pediram a volta do Tite, lembrem-se: esse elenco, no qual grande parte tem se mostrado vagabundo, covarde e sem brio desde o começo de 2013, é um legado dele. Aí que entra o erro da diretoria. Trocou-se o comando técnico, mas esqueceram de reformular o grupo de jogadores e qualificar o time. Quais opções de meia temos hoje? De confiável seria o Renato Augusto, mas este não dá para contar porque vive no DM.

No período de férias me parecia muito claro que Danilo, Douglas e Emerson não fariam mais parte dos planos do clube. São jogadores que já deram o que tinham que dar (não só eles). Aí entram alguns equívocos do Mano também: o contrato do Danilo termina no meio do ano e não deve ser renovado, então pra que escalá-lo de titular no começo do trabalho? E não dá para colocar o Ibson em campo contra o São Bernardo nem mesmo para testar, por favor.

De resto, é aquela velha frase muito falada no futebol: não se faz omelete sem ovos. Já ficou claro que o elenco do Timão carece de reforços, ainda mais para o novo estilo de jogo que o Mano quer implantar (e eu apoio). Alguns jogadores que já brilharam não rendem e nem renderão mais. Outros nunca jogaram nada e não é agora que vão jogar. Se não contratar, a Fiel terá um longo e melancólico ano pela frente.

Conceitos

Walter - RUIM: É bom goleiro, fez uma boa defesa, mas poderia ter evitado o quarto e o quinto gol.
Diego Macedo - PÉSSIMO: Horroroso, sem condições de atuar por um clube de ponta. O Santos fez a festa pelo seu setor.
Gil - RUIM: Não conseguiu evitar a bagunça na defesa corintiana.
Paulo André - PÉSSIMO: Absolutamente perdido em campo, deu vergonha.
Uendel - RUIM: Parece ser mesmo um bom jogador, mas foi prejudicado pela bagunça do time.
Ralf - RUIM: Longe do camisa 5 que está sempre em cima dos lances. Estava sempre correndo atrás do prejuízo.
Guilherme - REGULAR: O menos pior corintiano em campo, arriscou chutes e marcou mais um gol. Faltou pegada na marcação.
Danilo - PÉSSIMO: Não dá mais para o meia. Ele até tenta, mas a perna não responde. Daqui pra frente só vai manchar o que fez pelo clube quando jogar.
(Emerson) - RUIM: Daí não sai mais nada, não sei o que faz no elenco ainda.
Rodriguinho - PÉSSIMO: Muito coadjuvante, pouco aparece. Não está preparado para ser titular de um clube como o Corinthians.
(Douglas) - RUIM: Não joga nem quando está 0 a 0, imagine entrando em campo com o time sendo goleado.
Romarinho - PÉSSIMO: Perdido e sem brio, voltou a ser o Romarinho de 2013 após bom começo.
Guerrero - PÉSSIMO: Reclamar e jogar para a torcida é com ele mesmo, agora, aproveitar as chances que tem que é bom...
(Pato) - RUIM: Só serviu para ele dar aquela corridinha enganation.
Téc: Mano Menezes -RUIM: Não é o maior culpado, mas é responsável por não fazer seu time entrar com o mínimo de raça em um clássico. Não estamos acostumados com isso desde a sua primeira passagem. Vai ter que trabalhar muito para mudar esse panorama.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário