Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

En la Cancha > É Libertadores, amigo!!!

Começou 2014 e os estaduais em ritmo de maria-fumaça também. Para acabar com esse marasmo, inicia esta semana a Libertadores da América 2014. Depois de 15 anos, será a primeira vez que um clube paulista não participará de uma edição do torneio de futebol mais interessante do continente, ou seja, corinthianos, santistas, palmeirenses e são paulinos terão que ver o torneio pela televisão.

Agora cabe a Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR, Flamengo e Botafogo a missão de manterem o troféu mais cobiçado da América em terras tupiniquins. Já nesta primeira semana, Botafogo e Atlético Paranaense entram em campo pela primeira fase do torneio, também conhecida como pré-Liberadores e é sobre eles que vou falar nesta primeira coluna.

Botafogo

O Alvinegro carioca volta à Libertadores após 17 anos sem a sua principal estrela, Seedorf, sem o seu melhor centroavante, Rafael Marques, e sem Osvaldo de Oliveira, o técnico responsável por recolocar o time no torneio continental.

Quando todo mundo esperava que o Botafogo fosse se reforçar para entrar na briga por um título inédito, a diretoria faz justamente ao contrário. Além de “perder” o técnico para o Santos, resolveu promover Eduardo Húngaro, técnico da base e com pouca experiência em torneios do porte da Libertadores.

Além disso, o time carioca não se reforçou para a disputa da competição. Sem Seedorf e Rafael Marques (que mesmo sendo caneludo fazia gols), a diretoria resolveu apostar em reforços no mínimo duvidosos. Eu particularmente gosto do Bolatti, mas fora o Huracán, ele não deu certo em time nenhum. Chegaram também ao Glorioso Jorge Wagner, Helton Leite, Rodrigo Souto, Wallyson e Ferreyra, muito pouco para um clube que deseja ser campeão da América.

Tenho simpatia pelo time carioca, mas sinceramente, se o Botafogo for eliminado pelo Dep. Quito igual o Corinthians foi para o Tolima há 3 anos, eu não vou ficar surpreso. Mesmo que avance de fase e caia no grupo com San Lorenzo, Unión Espanhola e Independiente Del Valle, não acredito que o Botafogo vá longe na competição. No máximo oitavas de final.

Atlético Paranaense

Outro time brasileiro que ao invés de se reforçar, enfraqueceu. Vai entender a lógica. O time que foi a sensação do segundo semestre e venerado por ter priorizado o Campeonato Brasileiro – chegando em 3º lugar – praticamente perdeu a força.

A exemplo do “coirmão” carioca, o Furacão demitiu o técnico que trouxe a equipe de volta à Libertadores nove anos depois. Após a excelente campanha, o treinador Vagner Mancini deu lugar ao espanhol Miguel Ángel Portugal, ex-técnico do “todo poderoso” Bolívar – juro que estou até agora tentando entender essa troca.

O Furacão não só trocou o técnico, como também perdeu os seus dois meias de criação, Paulo Baier e Everton, além dos laterais Pedro Botelho e Léo para seus rivais Atlético-MG e Flamengo, respectivamente. E como reposição, o Furação foi ao mercado sul-americano atrás de apostas, ou seja, o elenco está enfraquecido.

Acho que o Atlético-PR passa pelo esforçado Sporting Cristal e chega à fase de grupo, onde enfrentará Veléz, Universitário (PER) e The Strongest. Deve brigar pela segunda vaga do grupo e ser eliminado nas oitavas de final.

Confrontos da pré-liberadores
Sporting Cristal (PER) x Atlético Paranaense – dias 29/01 e 05/02.
Deportivo Quito (EQU)x Botafogo – dias 29/01 e 05/02.
Universidad de Chile x Guaraní (Par) – dias 30/01 e 06/02.
Caracas (VEN) x Lanús (ARG) – dias 30/01 e 06/02.
Monarcas (MEX) x Santa Fé (COL) – dias 28/01 e 04/02.
Oriente Petrolero (BOL) x Nacional (URU) – dias 28/01 e 04/02.

_____________________________________

* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário