Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comentário da Redação > Portuguesa 1 x 2 Corinthians

Visão corintiana > Enfim, livres da “Empatie”
por Rodrigo Svrcek | @svrcek_rodrigo  

Foi só a primeira partida do ano e ainda é muito difícil dizer onde essa equipe do Mano pode chegar, mas de uma coisa eu tenho certeza: enfim, livres da “Empatite”. Mesmo enfrentando uma Portuguesa toda remendada e cheia de desfalques, o Corinthians conseguiu apresentar no primeiro tempo um futebol que pode deixar sua torcida esperançosa.

Nesta nova formação da equipe, no 4-4-2, com o próprio Mano disse, já podemos ver algumas boas variações em relação a equipe que terminou 2013 se arrastando em campo. A primeira e talvez a principal diferença foi na movimentação dos jogadores do meio-campo. Se antigamente a linha dos meias e volantes ficava recuada, com Mano os jogadores ficaram mais próximos aos atacantes. Guilherme e Ralf, por exemplo, participavam efetivamente da construção das jogadas de ataque, além de aparecer como elementos surpresa.

Outra modificação interessante foi na posturas dos laterais. Tanto Edenílson (que está de saída) quanto o recém-chegado Uendel foram peças constantes nas jogadas ofensivas, dando bastante opção para os meias abrirem a jogada pelas pontas.

Ainda é pouco, afinal o time só jogou futebol nos primeiros 45 minutos, o que é normal para uma equipe que está vindo de pré-temporada. Mas a mudança na postura tática e na dedicação dos jogadores é evidente. Um bom exemplo disso foi o Romarinho, que criou ótimos jogadas, fez gol e quase não tropeçou na bola. Nem parecia o jogador preguiçoso do ano passado.

Conceitos

Walter – BOM: Pouco apareceu no jogo. Mas nas três vezes que teve que trabalhar, fechou o gol.
Edenílson – REGULAR: Foi voluntarioso e apareceu algumas vezes no ataque, inclusive no cruzamento para o gol do Guilherme.
Gil – REGULAR: Não teve muito trabalho com o ataque português. Chegou atrasado no gol do adversário, a única falha.
Paulo André – REGULAR: Não precisou aparecer muito no jogo
Uendel – BOM: Apareceu diversas vezes no ataque e cruzou para o Romarinho abrir o placar. Teria nota melhor se não tivesse falhado no gol do adversário.
Ralf – BOM: Jogou o mesmo futebol de sempre e agora com mais liberdade para atacar arriscou algumas jogadas, sem sucesso.
Guilherme – ÓTIMO: Outro destaque da partida. Apareceu muito para ajudar na armação das jogadas e nos chutes de longa distância. Ainda fez, de cabeça, o gol que garantiu a vitória.
Rodriguinho – REGULAR: Ficou meio escondido no jogo, fez o básico e só.
(Douglas) – RUIM: Entrou pouco tempo e ainda fora de forma, acrescentou muito pouco.
Danilo – CALÇA JEANS: Manteve a mesma “velocidade” do ano passado. Mas participou mais do jogo.
Romarinho – ÓTIMO. “Pq fas iso?” diz tudo. O melhor em campo.
(Sheik) – RUIM: Ainda é o mesmo jogador do final do ano passado.
Guerreiro – Bom: Ficou um pouco isolado com a nova tática do treinador.
(Pato) – PÉSSIMO: Pilatos, posso usar o conceito “cone” quando me referir à essa Barbie?* Nem foi notado em campo.
Téc. Mano Menezes – ÓTIMO: Além de nos livrar da “Empatite”, mostrou que o time vai jogar pra frente.

* NOTA DIRETORIA: Sim, pode.

Visão lusitana > Até que não foi tão ruim...
por Thiago Passarelli | @Thigas03

Neste domingo fui ao Canindé por teimosia. Fui sentindo que na volta estaria arrependido de ter ido. Fui esperando que o Corinthians devolvesse os 4x0 do BR/13.

Quando vi a escalação da minha Portuguesa, deu vontade de chorar... Só um remanescente do bom time do Brasileirão do ano passado. Muitos jovens estreando no time profissional. Muitos refugos que vieram pro Canindé por não ter absolutamente nenhuma outra escolha.

Mas, até que não foi tão ruim! Perdemos, mas não fomos massacrados. Tivemos, na verdade, oportunidade de ganhar! Nosso fraquíssimo ataque composto por Henrique e Leandro perdeu gols incríveis...

Ah, Guto Ferreira! Obrigado por estar na Portuguesa! Arma o time bem demais (apesar de algumas insistências e teimosias), tira leite de pedra! Se há uma esperança, é nosso treinador!

Porém, minha perspectiva é a mesma. Não tenho muita esperança para a sequência do ano. Acho, sim, que se não cairmos pra A2 com esse elenco, já é lucro! O que resta é ver o que vem por aí, ver se estou pessimista demais ou se, infelizmente, tenho razão.

Conceitos

Glédson - RUIM: As únicas que foram no gol, entraram. Todo mundo sabe que ele é fraco.
Régis - REGULAR: Até que não estreou tão mal. Longe de ser craque, mas parece razoável.
Valdomiro - RUIM: Tá cada vez mais lento... falhou na marcação nos gols Corinthians.
Diego Augusto - BOM: Pra mim, será um ótimo zagueiro! Jovem, alto, rápido e com ótimo tempo de bola. Precisa ser mantido como titular!
Bryan - BOM: Pelo menos em uma posição estamos melhores que no ano passado... foi muito bem nos cruzamentos.
Renan - REGULAR: O garoto estreou bem. Marcou bem, bom primeiro volante.
Diego Silva - PÉSSIMO: Não acertou um passe sequer. Não fez um desarme. Tomou amarelo e saiu no intervalo. Horrível...
(Bruninho) - RUIM: É bom de bola, mas hoje foi mal demais. Talvez já esteja com a cabeça no Palmeiras, com quem tem um pré-contrato assinado...
Carlos Alberto - REGULAR: Corre bastante, tem raça... Mas é ruim de serviço.
(Jean Mota) - PÉSSIMO: Não aguento mais essa eterna promessa...
Vanderson - REGULAR: Foi o mais consciente do meio de campo. Fez o que pode... mas não merece a camisa 10 da Portuguesa.
Leandro - RUIM: Jogou fora de posição, na ponta. E foi mal.
(Caio Mancha) - SEM CONCEITO: Jogou 10 minutos e não pegou na bola.
Henrique - RUIM: Só não leva um 'péssimo' porque fez o gol. Mas perdeu 2 chances claríssimas e não consegue dominar uma bola com qualidade. Caneludo...
Téc. Guto Ferreira - BOM: Se não fosse por ele, estaríamos MUITO pior...Arma o time muito bem. É a esperança que nos resta. Só falta parar de insistir no Jean Mota...

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário