Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Futebol de Mesa > No futebol moderno, o 5 deve sim ser o craque do time

Após perder o camisa 10 Seedorf, Eduardo Húngaro, o novo técnico do Botafogo, polemizou: “O craque do time deve ser o número 5”. Não, não estamos falando daquele camisa cinco que desfilou entre 2001 e 2006 pelos principais gramados do mundo, Zidane era uma exceção àqueles que utilizam a numeração geralmente destinadas a zagueiros e volantes. Mas a verdade é que há tempos não vemos mais o craque com a camisa 10. Dos grandes jogadores da atualidade, talvez apenas Messi envergue a clássica que eternizou Pelé, Maradona, Zico, entre outros.

E, quando o treinador alvinegro quis dizer o camisa 5 deve ser o craque, é a figura do novo volante, não Renato, Marcelo Mattos ou Rodrigo Souto, mas sim Yaya Touré (foto acima), Schweinsteiger, Paulinhos e outros craques.

Vejamos os últimos campeões pelo mundo: No Brasil, o Corinthians campeão da Libertadores e do Mundo se destacou com Paulinho e Ralf; o Bayern conquistou a Europa com Schweinsteiger e Javi Martinez; Barcelona eternizou Busquets e uma alternância entre Xavi, Iniesta e Fabregas.

A dinamicidade do futebol atual exige muito mais do volante, ele é obrigado a dar sustentação à defesa, acompanhar o meia, retornar para buscar joga, organizar o ataque, além de chegar na área para finalizar. É quase bater escanteio e correr para área cabeçear. É impossível? Não, quem acompanha o campeonato inglês vê a excelência desse jogador descrito acima em Yaya Touré. O marfinense há tempos joga o fino da bola e hoje se destaca pela qualidade técnica e tática.


Seu companheiro? Fernandinho, o brasileiro que também tem ótimo toque de bola e mesmo sem tanta grife mereceria uma chance na seleção de Felipão. E o resultado disso? Atual segundo colocado na Premiere League, os Blues Citizens tem o melhor ataque e a quarta melhor defesa. Os volantes não dão pontapés e são os maiores responsáveis pela ótima campanha do time de Manchester.

Então quando Húngaro diz que o craque do time deve ser o número 5, concordo plenamente. Esse é o futebol moderno. Talvez alguns discordem e falem dos clássicos jogadores que em dois tapas botavam atacantes na frente do gol, mas lembrem-se o meia Oscar é quem pode perder a vaga para Ramires (foto acima) na seleção, e sim, iríamos de Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires para a Copa do Mundo. São três volantes, mas qualidade não irá faltar e somos fortes candidatos ao caneco.

__________________________________

* A coluna Futebol de Mesa fala de 4-4-2, 4-2-3-1, 4-3-3, 3-5-2, 3-4-3 e um pouco mais sobre a visão tática de um jogo de futebol.

por Marco Miranda | marmirand@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário