Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 11 de janeiro de 2014

Terra do Tio Sam > Semifinais de arrepiar na NFL

Enquanto a bola não rola para os modorrentos campeonatos estaduais, a NFL continua empolgante e neste final de semana teremos as semifinais de conferência. Se a rodada for emocionante assim como foram os jogos de Wild Card, os fãs da bola oval terão apenas que agradecer. 

Seattle Seahawks x New Orleans Saints | NFC | Sábado, 19h30 (horário de Brasília)


A rodada terá seu início com o Seattle Seahawks e New Orleans Saints. O time de Drew Brees e cia terá dois adversários: o próprio Seahawks – dono da melhor campanha da AFC e com direito de jogar todas as partidas em casa – e a barulhenta torcida que toma as dependências do CenturyLink Field. Na semana 13, os Saints foram ao alçapão de Seattle e saíram com uma derrota acachapante de 37 a 7. Foi a pior atuação desde a chegada de Sean Peyton em 2006.

O retrospecto do mando de campo é todo favorável aos Seahawks, o time venceu 16 dos 17 últimos jogos atuando em seus domínios na temporada regular. O último revés na pós-temporada em casa foi uma derrota por 27 a 20 para o St. Louis Rams no em 2005. 

O mapa da mina para Seattle é a dupla Russell Wilson e Marshawn Lynch. Os dois são responsáveis pela franquia ser o oitavo melhor ataque da liga com  26 passes para touchdowns do QB e 1,257 jardas terrestres conquistadas pelo seu RB. Além disso, quanto menos vezes Brees entrar em campo, melhor para os Seahawks.

Para os Saints, a chave está na sua defesa e com um jogo inspirado de Brees. New Orleans venceu o primeiro jogo da história da franquia nos playoffs jogando fora do Superdome há uma semana, onde a defesa parou as investidas de LeSean McCoy – um dos principais jogadores dos Eagles. Será um bom teste já que Wilson tem um cardápio variado quando está com a bola.

Carolina Panthers x San Francisco 49ers | NFC | Domingo, 16h (horário de Brasília)


Vou deixar o jogo mais importante da rodada por último e já vou para o domingo. Para muitos, o San Francisco 49ers é o melhor time da temporada 2013 da NFL. Com um jogo ofensivo bastante balanceado entre passe e corrida, uma defesa tão forte e equilibrada quanto o ataque, o time tem todas as armas necessárias para alcançar a glória na liga. Colin Kaepernick, em seu terceiro ano na liga, e segundo como titular, pode estar levando o Niners à sua segunda final de conferência consecutiva. E seu arsenal está melhor que o de 2012 com Anquan Boldin, Michael Crabtree, Vernon Davis e Frank Gore. 

Mas o Carolina Panthers provou que não é bobo, e é um time forte o suficiente para encarar de frente qualquer time na liga. Cam Newton mostrou toda a sua evolução no seu terceiro ano de NFL e já é considerado um dos melhores QBs da liga. Contando com as recepções de Greg Olsen e Steve Smith, o jogo aéreo mostrou a força necessária para auxiliar as corridas do próprio Newton e de seus running backs, DeAngelo Williams e Mike Tolbert. Aí está o mapa da mina para o triunfo dos Panthers.

Já os Niners, a chave está na dupla Kaepernick e Gore. Os dois conseguem  imprimir seu ritmo habitual de corridas, enganando o time adversário. Se implantarem, irá forçar a linha defensiva dos Panthers a abandonar a cobertura e partir para a pressão em cima de Kaepernick.

Denver Broncos x San Diego Chargers | AFC | Domingo, 19h30 (horário de Brasília)

E temos clássicos pela AFC? Temos sim, senhor! Irei falar de Denver Broncos e San Diego Chargers. É hora de Denver mostrar por que é a melhor equipe da Conferência Americana. No último duelo, realizado na casa dos Broncos, Philip Rivers e seus comparsas atropelaram, causando a única derrota da franquia em casa na temporada.

Denver tem um arsenal à disposição, com o melhor ataque em pontos da história da NFL e a melhor temporada de um quarterback em todos os tempos. Peyton Manning quebrou o recorde de jardas e passes para touchdown em 2013 (55 ao todo). Porém, a sua secundária é o maior problema e nisso, San Diego deverá aproveitar para conseguir a classificação.

San Diego dependeu de resultados para chegar aos playoffs, mas conseguiu a vaga, mesmo ficando em terceiro na AFC Oeste — mesma divisão vencida pelos Broncos. A defesa não chega a ser suprema, mas é melhor do que o adversário.

New England Patriots x Indianapolis Colts | AFC | Sábado, 23h (horário de Brasília)


Agora sim, vamos ao JOGÃO da rodada. Atualmente é a maior rivalidade da NFL desde os tempos de Tom Brady x Peyton Manning.

O mapa da mina para a classificação dos Pats é o seu jogo corrido e as “mágicas” de Tom Brady. Explorar a sétima pior defesa no jogo terrestre será essencial para os Patriots, principalmente por conta dos RBs Stevan Ridley e LeGarrette Blount, que juntos, passaram das 700 jardas na temporada.

Outro fato curioso é uma escrita: nos três encontros entre eles, o time mandante que venceu o duelo, conquistou o Super Bowl.  No caso foram duas vitórias para New England contra uma de Indianapolis.

Para os Colts, entrar ligado pensando que é o Super Bowl é a chave para vitória. Não vai ser todo dia que Andrew Luck irá tirar coelhos da cartola e salvar a pele da equipe. Sua defesa é boa, mas na partida contra os Chiefs foi um queijo suíço, principalmente nos primeiros 30 minutos.

Então, prepare sua pipoca, a ‘breja’ mais gelada e energético (para os fracos), pois este final de semana promete. Todos os jogos ao vivo na ESPN.

__________________________________

* A coluna Terra do Tio Sam fala dos esportes que são paixão nos Estados Unidos: basquete, beisebol, futebol americano e hóquei.


por Antonio Lemos | www.paponaarquibancada.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário