Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Comentário da Redação > Paulistão 2014: São Paulo 0 x 0 Santos

Visão tricolor > Sem Ganso foi melhor. E agora?
Por Thiago Jacintho | thi.jacintho@gmail.com | jogodeequipe.blogspot.com.br


Com Pabón o São Paulo jogou melhor (Foto: Terra)
Finalmente consigo comentar uma apresentação do São Paulo em 2014 na qual o time foi bem em campo. Não ganhou, é verdade, mas mereceu. Além de merecer, o bandeirinha marcou pelo menos três impedimentos de forma equivocada, sendo que em dois deles, o jogador Tricolor ia sair na cara do gol. Pelo menos no fim e no lance mais importante do jogo, ele acertou e ficou menos feio, mas pelamor...

O time começou assustado no jogo, errando muito na saída de bola. Rogério Ceni, que acabou mais uma vez brilhando no cômputo geral, chutou duas vezes em cima de Leandro Damião, sendo que na segunda, ele mesmo e depois Rodrigo Caio, evitaram o gol santista.

Geuvânio, o camisa 10 santista (que certamente acha que é o Neymar), começou o jogo todo cheio de si, agitando pra cacete e tentando provocar. É tão idiota que o feitiço virou contra o feiticeiro e, após um carrinho maldoso dado em Antonio Carlos, o menininho levou cartão e ficou de boa. Ele, até então, estava sendo o principal jogador do time da Vila.

Dali em diante o São Paulo acalmou os ânimos e passou a pressionar o adversário na saída de bola, ou seja, da mesma forma pela qual foi pressionado nos primeiros minutos do duelo. A pressão fez efeito e algumas boas chances foram criadas, contudo, a pontaria não foi das melhores.

No segundo tempo o ímpeto de ambos os times diminuiu um pouco e a partida se tornou mais cadenciada, com as jogadas sendo feitas de forma mais organizada, sem deixar, entretanto, de ter algumas pixotadas e cenas dignas de pelada de final de semana. Foi inclusive desse jeito que surgiram as principais chances do São Paulo. Em pelo menos duas oportunidades Aranha salvou o tento dos mandantes e em outra a sorte o ajudou.

Gostei de ver a movimentação de Osvaldo, mais ligado e coerente no jogo, de Pabón, que foi o motor do time e de Luis Fabiano, que estava brigando por toda bola, tendo conseguido inclusive criar algumas boas chances em decorrência dessa ganância pela redonda.

Douglas também deu uma dinâmica interessante à equipe (sim, o Douglas), abrindo espaços e proporcionando variações de jogadas. Isso ajudou também no jogo de Maicon e Souza. O primeiro conseguiu distribuir melhor o jogo e passou menos sufoco para defender-se, enquanto que o segundo também mostrou mais segurança na proteção à zaga e até se arriscou na frente algumas vezes.

Neste texto em especial eu decidi falar mais da parte tática apresentada pelo São Paulo do que das minhas impressões de torcedor somente, porque nesta partida em especial, Muricy surpreendeu e deixou PH Ganso no banco. Sem ele, o time foi mais rápido e perigoso, isso é inegável. Sou a favor da manutenção deste esquema, apesar de gostar do futebol do atual camisa 10. Endossando inclusive uma discussão surgida entre os redatores do site, será que Ganso é isso mesmo ou em 2010 ele estava com sorte, iluminado, cagado...enfim?

Isso só o tempo dirá, mas o jogo de hoje foi uma boa demonstração que ainda sai coelho dessa cartola são-paulina. E quem vai tirá-lo de lá, aparentemente, não é o que teoricamente sabe fazer mágica, mas sim, aquele que sabe que aqui é trabalho, meu filho.

Conceitos

Rogério Ceni – ÓTIMO: Só a defesa milagrosa em cabeceada de Damião no segundo tempo já valeria esta nota. Contudo, o cara fez mais. Mesmo errando em alguns lances bobos, a nota é essa e a defesa é histórica.
Paulo Miranda – BOM: Começou o jogo errando tudo, mas depois melhorou e levou perigo ao gol santista em mais de uma oportunidade.
Rodrigo Caio – REGULAR: Também começou errando besteira, mas salvou a pátria em chute de Cícero, ainda no primeiro tempo.
Antonio Carlos – BOM: Foi o menos nervoso no começo da partida e manteve a pegada até o fim. Quase fez o dele.
Álvaro Pereira – BOM: Caiu um pouco na pressão do babacão camisa 10 do Santos, mas depois ajudou a cavar o cartãozinho que ele levou. No ataque, bastante voluntarioso.
Souza – REGULAR: Mais seguro na defesa. Apareceu no ataque mais vezes, tanto no auxílio à criação de jogadas, quanto na finalização delas.
Maicon – BOM: Deu, literalmente, o sangue em campo. Distribuiu bem o jogo e marcou com segurança.
(PH Ganso) – RUIM: Entrou na metade do segundo tempo e no pouco que participou, agiu mais como um volante do que como um meia de criação.
Douglas – BOM: Conforme citado no texto, se movimentou bastante, caiu pelos dois lados do campo, ajudou na abertura de espaços e na variação de jogadas.
Pabón – ÓTIMO: Para a situação que estávamos, o cara foi bem demais. Se movimentou muito, finalizou muito, cobrou falta, escanteio, etc. Chegou para ficar.
Luis Fabiano – BOM: Bastante brigador em campo, conseguiu desta forma criar boas chances. Quase não conseguiu finalizar, mas a luta vale sempre e sempre será exaltada.
Osvaldo – BOM: Mostrou um pouco daquele velho Osvaldo de 2012. Destemido e vibrante em campo, foi pra cima várias vezes, com mais confiança e assertividade. Iria fazer o seu, caso o bandeirinha não tivesse dado um impedimento vergonhoso de tão inexistente.
(Ademilson) – SEM CONCEITO: Apesar de ter entrado com sangue no olho, ficou pouco em campo para ganhar um conceito.
Téc. Muricy Ramalho – ÓTIMO: Gostei muito das mudanças na equipe. Foi notável a mudança de postura e, apesar do início ruim, o time fez a melhor apresentação do ano. Pontos também pela coerência em sacar o PH Ganso dos titulares. Realmente o cara tá mal.


Curta a página do torcedor são-paulino no Facebook: www.facebook.com/saopaulofc.br.


Visão santista > Volta Gabigol! E fica Damião!

por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat


Damião quase marcou no clássico (Foto: Agência Lance)
Se tem uma coisa que é certa nesse início de campeonato é que o único clube que jogou um bom futebol em algum momento foi o Santos. E o que é ainda mais certo é que desde que Leandro Damião entrou no time, a coisa mudou. O Peixe até consegue vencer, mas a bolinha... que tristeza.

Porém, acho injusto botar tudo na conta do camisa 9. Pra mim, o principal problema do Santos não é tê-lo no time e sim a saída de Gabriel da equipe. Sem ele, a equipe perdeu muito, principalmente em velocidade, agressividade e movimentação no ataque.

E aos 40 do segundo tempo do San-São, Oswaldo de Oliveira, já comandando o time dos vestiários após outra expulsão, mostrou que é possível ter Gabriel e Damião junto e até a renca toda de atacantes que anda jogando. Ele tirou o Alan Santos, que não me agrada entre os titulares, e colocou o menino pra jogar. E em oito minutos em campo, o Santos criou 300% jogadas a mais que em todo o restante da partida, indica o DATA REDAÇÃO! Gabriel mesmo quase marcou, Damião também... todo mundo jogou melhor nesses oito minutos.

Já fui direto pra esse ponto do jogo porque também foi um dos poucos momentos em que o Santos foi melhor que o rival do Jardim Leonor. No mais, vimos um Santos lento, previsível e meio apático, pressionado pelo São Paulo em vários momentos e que surpreendeu em lances esporádicos de falhas individuais de Rodrigo Caio, Paulo Miranda e cia.

E olha que dois desses lances, um com Cícero e outro com Damião, foram melhores que tudo que o São Paulo criou no jogo. Nas duas chances, Rogério Ceni salvou.

Aliás, o goleiro tricolor mostrou que além de ser bom nas faltas e regular embaixo da trave, é melhor ainda como juiz/assistente. Decidiu o jogo ao mostrar para o SEXTETO DE ARBITRAGEM que o lance do pênalti no Rildo, no finalzinho, estava impedido. Pra variar, nossa arbitragem é frouxa e marca as coisas sem convicção, então qualquer um que faz pressão consegue levar na malandragem. Melhor pro São Paulo. E teve outro pênalti no Rildo hein! Mas ok, a arbitragem errou pros dois lados.

No fim ficamos mesmo no 0 a 0 e o jogo até que foi animado, o empate justo (apesar que os dois times poderiam ter balançado a rede).

Mas voltando ao ponto do esquema tático, queria muito ver a mesma formação que terminou o jogo (com o Geuvânio no lugar do Rildo) nas próximas rodadas do Paulistinha. Na teoria são 4 atacantes, 1 volante e 1 meia, mas os três atacantes marcam o tempo todo... sei lá, eu vejo futuro.

E afinal, se não testar um time ofensivo agora, nesses jogos sem graça, vai testar quando?

Conceitos

Aranha - ÓTIMO: Fez grandes defesas no momento mais tenso do Santos no jogo.
Cicinho - PÉSSIMO: Com o Cicinho não tem meio termo. Ou joga muito ou não joga nada. Ultimamente tá insistindo na segunda opção.
Neto - BOM: Até que o menino jogou bem... pelo menos se dedicou demais.
Gustavo Henrique - REGULAR: Meio atrapalhado hoje.
Mena - REGULAR: esforçado na defesa e no ataque, com a diferença que defender ele sabe, agora atacar...
Alan Santos - RUIM: Até correu bastante e tal, mas não pode ser titular ainda. Volante que fica dando passe de letra na entrada da área tem que voltar pra escolinha.
(Gabriel) - VOLTA!!!: O time titular precisa de você, garoto! Só falta convencer o Oswaldo.
Arouca - REGULAR: Alternou bons e maus momentos no jogo.
Cícero - RUIM: Sumidaço... e quando participou do jogo, foi só pra errar passes.
Thiago Ribeiro - BOM: Vinha fazendo mais uma partida sem graça, até o O.O resolver colocá-lo no lado direito. E não é que deu certo? Lá ele descobriu que existem outras possibilidades para um atacante além de ficar cortando da esquerda pra direita.
Leandro Damião - FICA!!!: Não participou muito o jogo, mas quando a bola sobrou, quase marcou. É um matador e acho que ainda evoluirá na equipe. Precisa de sequência e de atacantes que corram por ele. Defenderei o rapaz até a hora que achar justo e esse deadline da minha parte será longo!
Geuvânio - RUIM: Se perdeu na provocação do tal de Álvaro Pereira e não jogou nada.
(Rildo) - BOM: Entrou bem até, apesar de um ou outro lances equivocado.
Téc. Oswaldo de Oliveira - NERVOSINHO: Porra, Oswaldo, de novo expulso? Calma aí, cara!
Ganso - CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA: Não podia deixar de citar nosso bravo PH, que pegou um banquinho hoje, entrou pra jogar 20 minutos e mal tocou na bola. E ainda não sabe o que é vencer o Santástico!

Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário