Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comentário da Redação > Será que encontramos um caminho para ter um time forte?

Será? Será mesmo, caro torcedor tricolor? Não sei, só o tempo dirá! Mas a vitória de ontem por 3x1 contra o XV de Piracicaba nos deu esperança de que o São Paulo pode ter um time e não aquele catadão que vimos até o jogo contra o Santos.

Mesmo levando um gol no comecinho do jogo, em mais uma falha em bola aérea, o time foi muito organizado em campo, com muita movimentação e rapidez na saída para o ataque. Eu sei que o adversário é fraco e que o Paulista Champions League não é parâmetro. Mas lembre, caro leitor, que nem contra essas equipes o São Paulo conseguia se impor como se impôs contra a tradicional equipe de Piracicaba.

A meu ver o grande motivo para essa mudança não foi o fato do Ganso estar no banco, mas sim o esquema tático. Sim, vamos falar de coisa chata! Estou longe de ser treinador, mas ontem, mesmo para um leigo, foi possível notar que o Tricolor jogou num 4-4-2 clássico, estilo inglês. Os armadores da equipe foram os dois volantes no meio, que ficaram na mesma linha dos meias abertos pela laterais, que no jogo de ontem foram o Osvaldo pela esquerda e o Luis Ricardo pela direita. Inclusive o lateral/atacante/meia/contador/operador de retroescavadeira, fez seu primeiro gol pelo São Paulo, empatando a partida.

Pabon, que muitos falaram que era o armador da equipe, na verdade se movimentava como um segundo atacante que caia para os dois lados, tendo o Luis Fabiano mais a frente.

“Ah Victor, então já era!? O Ganso está fora da equipe? Vamos manda-lo para um time da Ucrânia?”
Não, muito pelo contrário!

Muricy sempre deixa muito claro que jamais desiste dos jogadores e o jogo de ontem provou isso. Mesmo a equipe apresentando um bom futebol, ele trocou aos 15 minutos da segunda etapa Luis Ricardo pelo o Ganso. O meia entrou e minutos depois deixou Luis Fabiano na cara do gol para virar o placar. Depois do gol o São Paulo tentou controlar mais o jogo com posse de bola, mas sem abdicar do ataque.

Dessa forma, Ganso mais uma vez deixou Luis Fabiano na cara do gol, que dessa vez sofreu o pênalti. Pabon, com aval do Mito, cobrou e fechou o jogo por 3x1.

Ah, que alegria, que felicidade! Tudo resolvido então? Não!

O que vimos foi um caminho interessante que a equipe pode seguir para poder brigar por títulos. Para esse 4-4-2 funcionar com Ganso em campo ele precisa ficar mais próximo da área, finalizar mais e se movimentar. Coisas que até agora nunca fez.  Além disso, precisamos urgentemente melhorar na bola aérea. Reforços ainda são necessários, principalmente um volante marcador e um reserva para o Fabuloso.

E o Pato?

Ah, sei lá quando esse cara vai poder jogar...

Conceitos

Rogério Ceni – BOM: Muito seguro nas defesas, sem dar rebote. Falhou numa saída do gol mas ele pode e dane-se quem acha que não.
Douglas – BOM: Calma! Vou explicar porque eu dei conceito bom para ele. Ao termino do primeiro tempo, Muricy encontrou o Douglas nas escadas que davam acesso ao vestiário. O treinador deu uma sonora bronca pelos excessivos erros de passe do lateral. Até aí nenhuma novidade. O surpreendente foi Douglas responder na mesma moeda ao treinador. Os mais puritanos diriam que ele desrespeitou a hierarquia. Mas eu vejo isso como personalidade. Prefiro jogador com ódio do que passivo. Depois do intervalo vimos um Douglas marcando como nunca. Veja o vídeo e dê sua opinião.
Rodrigo Caio – REGULAR: Não inventou gracinha no jogo.
Antonio Carlos – REGULAR: Fez bem seu trabalho mas continua falhando na bola aérea defensiva.
Alvaro Pereira – REGULAR: Tomou uma canseira do Cafu, não aquele Cafu e sim o jovem atacante do XV.
Souza – BOM: Vem demonstrando ser uma ótima contratação. Melhorando a cada jogo. Ótimo vigor físico, boa marcação e saída de bola.
Maicon – BOM: Melhorou muito a transição meio ataque. Tem jogado mais na vertical e menos toques de lado.
Luis Ricardo – REGULAR: Fez um gol e pode ser uma boa opção pelo lado direito do meio campo, mas ainda peca muito na marcação, além de correr demais com a bola quando a melhor opção é o passe.
(Ganso) – BOM: “Ah, mas só deu dois passes e mais nada”. Ok, dois passes que decidiram a partida já não está bom?
Osvaldo – REGULAR: Foi muito esforçado no jogo mas ainda longe do futebol apresentado em 2012.
(Ademilson) – SEM CONCEITO: Entrou só para trombar com a zaga.
Luis Fabiano – BOM: Foi o que se espera dele, um centroavante decisivo.
Téc. Muricy Ramalho
– BOM: Estamos vendo um Muricy se reinventando. Para quem achava que ele só sabia montar times no 3-5-2 ou times retranqueiros, ele aparece com essa equipe rápida num 4-4-2. Tomara que dê certo. E, para quem ainda acha que ele foi errado em dar a bronca no Douglas, assista aqui sua explicação. Tem como não ser fã desse cara?

Curta a página do torcedor são-paulino no Facebook: www.facebook.com/saopaulofc.br.
_____________________________________


* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Victor Mesquita | @victor_mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário