Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

En la Cancha > Com todos os brasileiros em campo, a Libertadores 2014 começa

Agora a Copa Libertadores está completa, já conhecemos os 32 times que irão “quebrar as canelas” em busca do maior título do continente. Do lado de cá, teremos Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR. Vou aproveitar esse post para falar o que eu espero das equipes brasileiras, vamos a elas:

Atlético-MG
Nada melhor do que começar falando justamente do último campeão. O Galo manteve praticamente a mesma base do time que foi campeão da última libertadores e terceiro lugar no Mundial de Clubes. O time titular é o mesmo no final do ano passado.  A principal diferença entre do time da edição passada e o desta é o banco de reservas, com a troca do Cuca pelo Paulo Autuori.

Pelos jogadores que têm, o Galo tem enormes chances de chegar pelo menos até as semifinais do torneio, porém se depender do retrospecto de fracassos do seu atual treinador, não passa da primeira fase.

Grupo: Zamora (VEN), Santa Fé (COL) e Nacional (PAR).

Atlético-PR
Só para manter a ordem alfabética, agora é a vez do Furacão, que deve ter Adriano (foto) na competição. Quase queimei minha língua com o time paranaense. Achei que eles iriam atropelar o Sporting Cristal no mata mata da pré-liberadores e quase me deu mal. O time do Miguel Portugal quase ficou pelo caminho e precisou da “sorte” na cobrança de pênaltis para avançar à fase de grupos.

O time é mais fraco do que eu imaginava, mesmo descontando o fato da curta pré-temporada que a equipe fizeram. A julgar pelo o que o time mostrou na fase preliminar e pela dificuldade do grupo em que está, não me surpreenderia se o Furacão for eliminado já nesta fase. Deve brigar ponto a ponto com o Universitário pelo segundo lugar do grupo.

Grupo: Vélez Sarsfield, Universitário (PER) e The Strongest (BOL)

Botafogo
Está ai um grata surpresa. Quem diria que o “maior do Rio”, como diz nosso redator Thiago Jacintho, passaria com facilidade pelo Dep. Quito e ainda apresentaria um futebol envolvente. O time montado com Wallyson e Elias como dupla de ataque pareceu funcionar muito bem.

Apesar de todas a baixas que o Botafogo teve em relação a equipe do ano passado e do meu pessimismo inicial, acho que o alvinegro carioca tem boas chances de ser o primeiro do grupo e com um pouco de sorte, chegar às quartas de final. Na estreia tem o duelo contra o San Lorenzo, dois times em que Loco Abreu (foto) jogou.

Grupo: San Lorenzo, Unión Española (CHIL), Independiente de Valle (EQU).

Cruzeiro
O atual campeão brasileiro permanece praticamente intacto em relação ao time do ano passado. A única novidade foi o retorno do atacante Marcelo Moreno, que pelo que andou (não) jogando no Flamengo, deve ser reserva do Borges.

Se conseguir manter o estilo rápido e vertical o time tem tudo para chegar às semifinais, e quem sabe, fazer um clássico de parar Belo Horizonte contra o seu principal rival, o Galo. É bem provável que o time se classifique como primeiro do grupo e com uma das melhores campanhas na classificação geral.

Grupo: Real Garcilaso (PER), Defensor (URU) e U. de Chile.

Flamengo
De todos os times brasileiros na Libertadores, talvez o rubro-negro carioca é a maior incógnita. Já vi ótimos timos do Flamengo não chegarem a lugar nenhum e times medianos – como o do ano passado – serem campeões.

A maior ausência é a do volante/meia Elias que não conseguiu resolver sua situação junto ao Sporting e é um desfalque sério. Se o clube perdeu seu principal jogador, a diretoria trouxe os experientes Elano (foto) e Alecsandro para dar uma cara mais forte ao time de Jayme de Almeida.

Normalmente eu apostaria que o Flamengo se classificaria em primeiro do grupo e dependo do cruzamento nas oitavas de final, chegar às quartas. Mas Flamengo é Flamengo...

Grupo: León (MEX), Emelec e Bolívar.

Grêmio
O Tricolor gaúcho é um time que vem bastante modificado em relação à equipe que chegou ao vice campeonato brasileiro. Saíram o técnico Renato Gaúcho, o lateral Alex Telles, Elano e Vargas. Ao que parece o time deste ano ficou mais econômico e o técnico Ederson Moreira (foto) vai ter muito trabalho para fazer o time passar da fase de grupo.

O “imortal” caiu justamente no que ficou conhecido como grupo da morte, junto com Newell´s, Nacional (URU) e o Atlético Nacional da Colômbia. O tricolor tem boas chances para chegar à próxima fase, mas é bom saber que qualquer tropeço em casa pode ser fatal. Acredito que eles cheguem até às quartas de final.

Grupo: Newells, Nacional (URU), Atlético Nacional (COL).

Confira a data da estreia dos times brasileiros:
Atlético-PR x The Strongest – 13/02 – 20h - Vila Capanema.
Botafogo x San Lorenzo – 11/02 – 20h – Maracanã.    
Zamora x Atlético-MG – 11/02 – 22h – Barinas.
R. Garcilaso x Cruzeiro – 12/02 – 22h – Cuzco.
Nacional x Grêmio – 13/02 – 22h15 – Montevidéu.
León x Flamengo – 12/02 – 22h – León.


_____________________________________

* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário