Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 7 de março de 2014

Comentário da Redação > #ocinco(joga)muito: parte 4

É rapaziada, após a quarta goleada do Santos por 5 gols no campeonato, infelizmente não posso abrir o texto aqui falando só de futebol. Afinal, vimos mais um caso de racismo, agora em Mogi Mirim e dessa vez como nosso camisa 5 Arouca.

Mesmo jogando de amarelo, não existe clube mais Alvinegro que o Santos. A primeira coisa que vem à mente quando pensamos no Santástico é na figura de um atleta negro envergando um manto completamente branco. Aliás, o maior de todos os atletas. Que formou o maior de todos os ataques: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Quatro negros e um branco.

O Santos de diversos craques negros. O Santos que teve a geração Robinho, a geração Neymar. O Santos que hoje tem Gabriel, Aranha, Jubal, Cicinho, Emerson, Cícero, Geuvânio... só pra citar alguns que jogaram ontem. Para nós santistas, ver um dos nossos ser discriminado pela cor da pele, dói mais que qualquer derrota.

Por isso, deixo o recado aqui ao imbecil que chamou o Arouca de macaco ontem, aos retardados que chutaram o carro do juiz e jogaram bananas pra ele no RS, aos peruanos que xingaram o Tinga, àquela senhora australiana que se recusou a ser atendida por uma mulher negra no salão de beleza no DF, àquele policial que todo dia enquadra um "neguin" na rua sem motivo, ou a você mesmo, que muda de calçada quando vê alguém "suspeito" se aproximando... como diz o Rappa, COR DA PELE: FODA-SE! O que importa é o que você tem na mente e no coração e vocês todos não devem ter nada!

E falando de futebol, o que importa pra mim é que o camisa 5 joga muito! Pode estar escondendo futebol há algum tempo, mas o cara é bom de bola. Ontem mesmo, estava meio discreto, errando alguns passes. Melhorou no segundo tempo, foi importante nas subidas ao ataque e ainda fez um golaço. Foi apenas o quarto gol dele com a camisa do Santos, pena que isso foi ofuscado. Tem que jogar sempre assim, Arouca!

A atuação dele foi semelhante a do Santos. O time demorou muito a se acertar na partida. Precisou levar dois gols do Mogi pra chacoalhar um pouco. E precisou também que o Thiago Ribeiro caísse pro lado direito. É a segunda vez que ele muda de lado durante a partida (fez isso contra o São Paulo) e de novo jogou melhor por lá. E ali saíram os 3 gols finais do Santos na vitória por 5 a 2, que parecia improvável quando o jogo estava 2 a 2, aos 20 do segundo tempo. Vitória que garantiu o Santos na segunda fase do Paulistinha.

O legal é que tivemos gols de 5 jogadores diferentes: Emerson, Damião, Rildo (jogando bem o menino), Arouca e Lucas Lima (esse também promete). E interessante também que nas quatro vezes em que o Santos meteu 5 no campeonato, sempre começou com Gabriel como titular. Mesmo não jogando bem, ele é fundamental para esse time do O.O, rápido e com vocação de ataque.

E pra finalizar: quando veremos esses racistas na cadeia?

Conceitos

Aranha - ÓTIMO: Mais uma grande atuação. Um dos melhores do time na temporada.
Cicinho - BOM: Primeiro tempo horrível, mas segundo tempo muito bom, participando de dois gols.
Neto - RUIM: Levou um baile geral da galera do Mogi.
Jubal - REGULAR: Foi melhor que o companheiro, mas não muito.
Emerson - BOM: Foi pouco ao ataque, mas quando foi, apareceu bem. E fez um belo gol.
Arouca - O CARA: Fez um golaço e joga muito (apesar de andar escondendo isso ultimamente). O resto vocês já sabem... mas aproveito pra linkar aqui a nota oficial dele sobre o assunto.
Cícero - BOM: Gosto dele jogando como segundo volante, principalmente quando se aproxima da área de surpresa. Foi assim que surgiu o segundo gol do Santos, em chute dele que deu rebote pro Damião.
Geuvânio - REGULAR: Um ou outro brilhareco.
(Rildo) - ÓTIMO: Entrou muito bem mais uma vez e até marcou gol. Pena que foi meio burrinho e tirou a camisa na comemoração. Seria titular no próximo jogo, mas levou terceiro amarelo e também é desfalque.
Gabriel - REGULAR: Também apareceu pouco, mas sua presença é fundamental pra dar mais agilidade ao time.
(Lucas Lima) - OLHO NELE: Jogou poucos minutos nas duas partidas que fez, mas já mostrou qualidade. Deixou o dele ontem.
Leandro Damião - FEZ GOL: E só. Mas na situação atual, tá valendo.
(Stefáno Iuri) - SEM CONCEITO: Entrou no finalzinho.
Thiago Ribeiro - RUIM NA ESQUERDA, BOM NA DIREITA: Tem que ver isso aí... segunda vez que o cara joga melhor pela direita e o time melhora
Téc. Oswaldo de Oliveira - ÓTIMO: Tou vendo gente cornetando o Oswaldo por conta desse 4-2-4 que o Santos lançou... porra, vocês são chatos hein? Queria ver se ele estivesse jogando no 3-6-1 o que falariam. Tou contigo, Oswaldo! Paulistão é pra testar mesmo e aqui no Santos quanto mais atacantes, melhor!


Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário