Aleluia, ele estreou! É torcedor tricolor, o Alexandre Pato finalmente jogou com a camisa do São Paulo. Na noite de ontem, em Maceió (que para quem não sabe é a capital do Estado de Alagoas), ele atuou os 90 minutos na vitória de 1 x 0 contra o CSA na primeira partida do Tricolor pela Copa do Brasil. Este resultado forçou a realização de um novo confronto no Morumbi.
Como todos já sabem, o Pato só poderá jogar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro no primeiro semestre. Sendo assim, esta partida foi cercada por muita expectativa para ver como seria a estreia dele pelo São Paulo, ainda mais que o Jadson, jogador envolvido na troca com o Corinthians, já vem jogando, e bem, pelo time da Marginal Tietê.
E como foi sua atuação?
Minha resposta numa palavra: Esperançosa.
A decepção da partida foi uma certa apatia do São Paulo. O time teve o controle e passou a impressão que, se apertasse, conseguiria o placar de 2 gols de diferença para eliminar o jogo de volta. Talvez tenha sido o desgaste da viagem somado ao cansaço do jogo anterior contra o Corinthians. O gol belo gol do Osvaldo no início do segundo tempo deixou ainda mais morno o jogo.
Outro fator que me deixou intrigado foram às diversas oportunidades perdidas porque os jogadores preferiam tocar para o Pato marcar o gol na estreia. Eu sou meio contra isso, apesar de ser uma demonstração de companheirismo, porque acaba por colocar ainda mais pressão no estreante. Quando for a hora certa vai sair o gol.
Agora, o fato que me deixou muito contente na partida de ontem foi à solidez tática e a posição que o Pato foi escalado. Esse Muricy manja muito de futebol!
Ao contrário da imprensa esportiva de massa, aqui não tem preguiça. Venho falando há alguns textos que o São Paulo de hoje não joga num 4-2-3-1 e sim num clássico 4-4-2. Muitos cravaram que o Pato entraria ou no lugar do Osvaldo ou do Pabon. Bobagem! Esses dois são hoje os meias que jogam aberto. É sabido que o Pato não é meia e não tem a característica de marcação. Dessa forma, ele só pode jogar ou na posição do Ganso ou como centroavante no lugar do Luis Fabiano. E foi o que aconteceu ontem. Parabéns Muricy e também parabéns para mim.
“Ah Victor, mas o Ganso é meia e não segundo atacante.”
Eu sei, mas por isso que o Muricy diz que para esse esquema funcionar o Ganso tem que finalizar mais e entrar mais dentro da área, como um o que? Segundo atacante do 4-4-2!
“Então nunca jogarão juntos Ganso, Pato e Luis Fabiano?”
Talvez não, a não ser que o esquema tático seja alterado, o que eu acho difícil já que está dando certo. Mas mesmo que eles não joguem juntos não vejo como um problema. O São Paulo precisará em diversos momentos esse ano rodar o elenco, como se faz na Europa, e o torcedor tem que entender isso.
Mas, como haverá o jogo de volta, poderemos ver o Pato por mais uma partida e acompanhar como será sua evolução no Tricolor.
Conceitos
Rogério Ceni – REGULAR: Protagonizou um lance de jogo de casados x solteiros com o atacante do CSA. Bizarro. Do resto, muito seguro.
Douglas – REGULAR: Partida tranquila.
Rodrigo Caio – REGULAR: Na manha.
Antônio Carlos – REGULAR: Até se machucar estava na manha também.
(Edson Silva) – REGULAR: Entrou pela contusão do Antônio Carlos e não comprometeu. Nem lembrava mais dele!
Álvaro Pereira – RUIM: Seguro na defesa, um pouco tímido no ataque e levou um amarelo, ou seja, padrão. Conceito ruim vai pela bobagem que fez no lance de casados x solteiros que protagonizou junto com Rogério Ceni e o atacante do CSA.
Wellington – RUIM: Como cai o nível do meio-campo com ele em campo...
Maicon – BOM: Correu muito e controlou bem a partida. Fundamental para equipe, quem diria...
Pabon – REGULAR Marcou bem, mas no ataque correu errado. Ao invés de abrir para ponta ele corria para o centro congestionando o ataque.
Osvaldo – BOM: Marcou um belo gol e foi um dos melhores do São Paulo. Saiu cansado.
(Ademílson) – SEM CONCEITO: Apenas correu.
Pato – BOM: Boa partida, um dos melhores do São Paulo, junto com Osvaldo. Movimentou-se bastante, fez boas tabelas com o Luis Fabiano e demonstrou estar muito interessado. Novamente, foi uma atuação esperançosa e nada mais.
Luis Fabiano – RUIM: Perdeu um gol cara a cara e tentou muito “dar” um gol pro Pato.
(Ganso) – REGULAR: Estão proibidas piadas sobre De Pato pra Ganso.
Téc. Muricy Ramalho – ÓTIMO: Conceito por provar que a imprensa esportiva preguiçosa não manja nada de futebol.
Curta a página do torcedor são-paulino no Facebook: www.facebook.com/saopaulofc.br.
_____________________________________
* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.
por Victor Mesquita | @victor_mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário