Agora é para valer, a temporada 2014 começou neste último fim de semana com o GP de Melbourne. Se faltou emoção na corrida (novidade?), pelo menos a primeira prova do ano foi marcada por boas novidades.
A primeira delas foi a facilidade com que Rosberg dominou e venceu a prova. Que a Mercedes – e todos os carros com os motores dela – são favoritos, já era sabido. O que foi novidade foi a enorme diferença da equipe alemã para as rivais. Mesmo Lewis Hamilton, que vinha bem até que a equipe “o tirou” da prova para que o motor não quebrasse.
Quem também chamou a atenção foi Daniel Ricciardo. Em sua estreia na Red Bull, o australiano levou o problemático carro da turma do energético até a segunda colocação. Não fosse o Fluminense, ops... A Fia entrar com recurso e, por problemas na distribuição da gasolina, desclassificar o piloto da casa, o australiano poderia concorrer à melhor novidade do GP. O maior beneficiado pelo STJD da FIA foi o Magnussen, que acabou herdando a segunda colocação após fazer uma ótima prova para um estreante. Além dele, Button levou seu McLaren à quarta posição e acabou em terceiro.
Rosberg, Magnussen e Button foram bem e terminaram no pódio, mas a melhor notícia do fim de semana foi desempenho de Bottas, companheiro de Felipe Massa (falarei dele mais à frente). O finlandês fez de tudo na prova: largou bem, ganhou 9 posições, deixou o pneu no muro (literalmente), se arrastou aos boxes, voltou em último e terminou em quinto lugar. Por ter acontecido tudo o que aconteceu e mesmo assim ter terminado na parte de cima da classificação, dá para esperar coisas boas da Williams para a temporada.
Por falar em Williams, não poderia deixar de mencionar a volta do azar na vida do Felipe Massa. Depois da enorme expectativa criada na torcida brasileira com os ótimos resultados da pré-temporada e de um treino de classificação razoável, parece que a sorte de Massa resolveu tirar férias.
O brasileiro largou em nono lugar e antes de completar a primeira curva (é sério!), o Kobayashi acertou o carro de Massa e acabou com a corrida do brasileiro. A expectativa foi tão grande, que o Galvão (sempre ele) ficou o resto do GP indignado com o japonês da Catheram. Bem, se não existe mais japonês no futebol, na Fórmula 1 o espaço ainda está garantido.
A próxima etapa é daqui a 15 dia na Malásia (se o avião não sumir, né?), e será uma boa oportunidade para a Williams mostrar que tem capacidade de lutar pelo campeonato com Mercedes e McLaren, as favoritas.
Classificação final:
1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1h32m58s710
2. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): +26s777
3. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +30s027
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +35s284
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): +47s639
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): +50s718
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): +57s675
8. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault): +1m00s441
9. Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault): +1m03s585
10. Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes): +1m25s916
11. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): +1 volta
12. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari): +1
13. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): +2
14. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari): +
Classificação Pilotos:
1 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 25
2 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 18
3 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 15
4 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 12
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 10
6 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Ferrari) 8
7 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 6
8 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 4
9 Daniil Kyvat (RUS/STR-Renault) 2
10 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1
_____________________________________
* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.
por Rodrigo Svrcek | @svrcek_rodrigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário