Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Comentário da Redação > Campeonato Carioca 2014 | Flamengo campeão: Ao meu amigo vascaíno

Campeão de novo contra o vice de novo (Foto: Uol)
Você, querido amigo cruzmaltino, foi roubado. O gol de Márcio Araújo foi em completo impedimento.

Partindo da teoria que um erro não justifica o outro, mas sim da teoria do "quando é comigo não foi nada, quando é deles é roubo", você parece ter memória seletiva.

Você se lembra que com 15 minutos seu zagueiro Luan deveria ter sido expulso? Clara e manifesta chance de gol, carrinho no joelho de Éverton. O flamenguista Marcelo de Lima Henrique apenas amarelou.

Tudo bem, tudo bem. E o lance do chapéu do Paulinho no Guinazu, que para evitar a jogada cometeu uma falta grosseira, logo após receber um amarelo? Falta pra cartão. Sendo o segundo, é vermelho.

Meu amigo, ora pois, isso tudo aconteceu antes do seu gol. Seriam 11 contra 9. O que? São lances interpretativos? Tudo bem.

E no primeiro jogo, querido descendente do antigo poderoso reino, alias, quase todos somos, quando Everton Costa fez falta em Felipe no seu gol? Você se sentiu indignado? Você gritou aos quatro cantos que era beneficiado?

Você bate no peito, grita feliz, espalha para todo mundo que foi o primeiro time a aceitar os negros no futebol brasileiro sendo desprovido de preconceitos. Mas vai pro estádio gritar que a favela e a mulambada estavam em silêncio. Curioso não?

Sai falando por aí que do alto dos seus quase 30 anos, viu seu time ser campeão da Libertadores e eu não. Pois é, eu fui campeão, mas não vi ao vivo. Mas, meu nobre, você já viu seu time ganhar do maior rival em uma final? Não.

Seu erro é comemorar antes. Seus jogadores no momento do gol estavam exultantes. Compreensível, afinal, são 25 anos cravados de derrotas no seu peito. Mas, 5 minutos após o gol, você ainda estava lá, vibrando com Barbio e Felipe Bastos que regiam a torcida a uma só voz.

Era questão de tempo né, meu amigo? Afinal do outro lado era um bando de mulambos, favelados, eliminados da competição mais importante do ano. E ai você quis gritar olé. Continuar a chacota num jogo que estava 1x0. Olha a memória seletiva novamente. Esqueceu que o empate era nosso?

E aí voltamos ao início do texto. Foi "roubado", segundo você. Só que a arbitragem foi muito ruim. Não justifica, mas você sair dando chilique por aí não faz muito sentido. Afinal, o seu gol também foi roubado meu camarada. Esqueci. Um erro não justifica o outro, parceiro.

Sentirei sua falta. Que suas viagens nessa sua velha nova vida, afinal 5 anos atrás você já viveu isso, sejam boas. Quem sabe nessa nova fase, etapa da sua vida, você não mostre toda sua força contra as potências que você vai enfrentar em grandes praças, com todo o respeito, como Itápolis, Lucas do Rio Verde e Juazeiro do Norte. Ótima viagem, amigo.

Você foi roubado, mas roubou. Só que você só lembra do que lhe convém.

Forte abraço do seu melhor amigo.

Flamengo.

PS: Péssimo jogo.

Conceitos

Felipe - REGULAR: Foi seguro durante o jogo. No atual cenário do futebol, não deveria ter falado sobre ser "mais gostoso". O futebol está politicamente correto demais pra isso.
Léo Moura - MAIOR QUE O VASCO: Chegou em 2005 ao Fla. Neste período venceu 5 estaduais. O Vasco 0. 2 Copas do Brasil, o Vasco 1. 1 Brasileiro, o Vasco também. Mas foi daquela série que eles curtem jogar. Sem mais.
Wallace - BOM: Venceu todas ontem. Seguro, ríspido e subiu ao ataque no momento certo. Calculou a cabeçada na trave para que Márcio Araújo fizesse o gol em impedimento.
Chicão - CORINTIANO E RUBRO-NEGRO: Fez um feijão com arroz suficiente, frente ao poderoso ataque cruzmaltino. Não satisfeito, como bom integrante do bando de loucos e agora da Nação, arrumou uma confusão pra não perder o hábito. Expulso, foi zoar o Vasco do vestiário.
André Santos - MARACUJINA II - A MISSÃO: Tá pior que o Wanderlei no TUF. Qualquer dividida já fico esperando o Herb Dean encerrar a luta. Se acalma, filho.
(Nixon) - GOL LEGAL: Na súmula, saiu como autor do gol do título. Não estava em posição de impedimento. Logo, o gol foi legal.
Amaral - REGULAR: Entrou novamente com a licença para matar, mas dessa vez pegou leve. Entrou pra não deixar o Vasco jogar e não jogou.
Gabriel - LULA NO MENSALÃO: Não sei de nada. Mal notei em campo.
Márcio Araújo - RONDINELLI: Jogava mal demais até viver seu momento Rondinelli, Deus da Raça, ao marcar o gol do título. Entra pra seleta categoria de perebas que fizeram o gol de título contra o Vasco.
Luis Antonio - REGULAR: Longe do atleta do ano passado, mesmo assim é dos melhores no meio campo. Lúcido pelo lado direito, produziu bons lances.
Everton - ROBBEN BRASILEIRO: Vários dribles safados pelo lado do campo. É sempre a melhor opção para as jogadas de ataque do time. Saiu cansado.
(Erazo) - IBSON + CARLOS EDUARDO: Tá querendo criar uma categoria abaixo de Ibson e Carlos Eduardo. É inacreditável que acredite que jogue futebol. Lento, nunca sabe o momento certo do bote, cometeu um pênalti estúpido.
Paulinho - REGULAR: Puxou bons contra ataques, mas por vezes foi fominha ou não soube finalizar a jogada. Caprichando nisso, voltará a ser o protagonista.
Alecsandro - REGULAR: Segue devendo nos jogos grandes. Por certos momentos, forçou o contato em busca de faltas. Se esforça, mas pode mais.
Téc. Jayme de Almeida - RUIM: Passa momento preocupante. Não acerta as escalações e não tem conseguido consertar no intervalo. Vem ladeira abaixo. Ao menos teve estrela pelo título.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? Ou outra coisa? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas de um jeito diferenciado!

por Rafael Gomes | rafagomesdesouza@gmail.com | @rafaeldudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário