Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comentário da Redação > "Eu vou botar teu nome na macumba", já dizia o mestre Zeca...

O ano era 1981. O Flamengo contava com um time que todo o torcedor rubro-negro sabe a escalação de trás pra frente se for preciso. Para muitos, esta geração do time é capaz de rivalizar com diversas outras equipes da história para ser considerada a melhor de todos os tempos. A equipe vinha do seu primeiro de SEIS títulos brasileiros. Disputou a Libertadores e levou o título logo na primeira tentativa. Parece que naquele dia, uma maldição acometeu o time da Gávea.

A verdade é dura. A realidade é que em termos de competições sul-americanas o Flamengo se apequenou. Joga como se fosse um Botafogo, Fluminense ou Vasco qualquer. O time não sabe se portar ao enfrentar adversários de outros países com novas culturas futebolísticas. Mesmo sendo superior, o que não era o caso ontem, não vence. A impressão que passa é que se o Nova Iguaçu jogar a maior competição das Américas, vencerá o Flamengo no Maracanã lotado.

O time era ruim, todos sabiam disso. A montagem do elenco foi mal feita. Após perder o melhor jogador, o Flamengo o substituiu com um jogador que veio da base e já teve chances no profissional e não demonstrou qualidade. Lesões? Concordo. Perder os 4 laterais inscritos por lesão chega a soar inacreditável. Mas, é nessas horas que o Flamengo é Flamengo. Joga com o coração. Time raça, amor e paixão.

Não faltou raça, vontade, sangue nos olhos. Faltou técnica, habilidade e qualidade. O time não é sem vergonha por perder. O time é sem vergonha por ser ruim. Falta uma referência. Hoje o Flamengo não tem quem resolva um jogo em uma jogada. Não estou falando de um craque, algo cada vez mais escasso. Apenas alguém que saiba minimamente acalmar um jogo. Um Elias. Um Paulinho do ano passado. Um Petkovic. Enfim, alguém.

O time estava uma zona. Pareciam aquelas peladas de fim de ano da empresa. Coloca ali o Ari da contabilidade no gol, pede pro Celso do RH fazer o meio e lança o Freitas do Comercial na frente que ele tá gordinho não corre muito.

O León foi e é uma equipe melhor que o Flamengo. O único momento de lucidez do time ontem foi na entrevista de Alecsandro, ao dizer que deveríamos enaltecer os mexicanos. Tiveram o domínio do meio-campo, posse de bola e souberam atacar na boa.

Domingo é dia de bater ponto. Tirar sarro do amigo. Comer bacalhau. Só que virá com um gosto amargo. Cansamos de vencer os rivais de dentro da cidade. O Flamengo expandiu seus limites, pelo menos para a torcida. Dentro do Rio de Janeiro, não temos mais adversários. Se jogarmos o Estadual com sub-15, venceríamos do mesmo jeito.

Mais uma decepção. E hora de alguém desenterrar o sapo da Gávea. Aposto que em sua boca costurada está escrito “Libertadores”. Botaram o nome do Flamengo na macumba. Só assim pra explicar tamanho sofrimento.

O jogo em si? Melhor nem comentar...

Conceitos

Felipe – PÉSSIMO: Logo você que vinha sendo tão elogiado, fez uma das piores partidas com a camisa do Flamengo. Falhou nos 2 primeiros gols. No 3º, não pode fazer nada.
Léo Moura – FAIXA DE ÔNIBUS: Fernando Haddad estaria exultante com seu desempenho se você fosse uma faixa de ônibus. Trânsito livre por ali. 2 gols nasceram do seu lado. Não deveria ter entrado em campo.
Wallace – REGULAR: Pelo menos tava no ritmo de final. Jogou com tudo que tinha e correu mais do que poderia. Ficou exausto. Faltou qualidade, mas sobrou transpiração.
Samir – ESCOLINHA: Tem muito futuro. Excepcional zagueiro. Mas “garoteou” no gol de Boselli. Achou que o juiz ia dar falta? Pois é. Não deu. Esporte de contato, certo?
André Santos – LEPO LEPO: Não tem futebol, não sabe marcar, não sabe cruzar, achou um gol porque o goleiro dos caras é horrível. O Flamengo só fica com ele porque gosta. Gosta de sofrer.
(Negueba) – RUIM: Só não ganhou péssimo porque deu um sarrafo no Boselli. Foi digno. Mas, abaixou a cabeça demais e tentou resolver tudo sozinho. Fica difícil.
Amaral – 007: Tinha licença para matar ontem. Demorou até encontrar o cartão amarelo. Só que como o 007 de Daniel Craig, faz enormes besteiras. Dois metros pra ele é lançamento, devido ao grau de dificuldade.
Muralha – VOLTA IBSON: Sentiu o nível da atuação?
(Elano) – NEM VI: 12 minutos em campo. Claramente entrou sem condições físicas, porque se fossem técnicas ninguém jogaria.
Gabriel – REGULAR: Ao menos tentou. Lutou muito, falta qualidade, mas pelo menos arrancou uma amarelinho do Rafa Márquez no maior momento de sua carreira até aqui.
Everton – SALVA VIDAS: Ao menos alguém sabe jogar futebol no Flamengo. É de longe o melhor jogador do ano. Cruzou para o gol de Alecsandro e foi sacrificado ao jogar como lateral-esquerdo. Quando foi pra lá, o Flamengo morreu no jogo. Deu assistência para Peña no 3º gol do jogo.
Paulinho – REGULAR: Vai voltando a boa forma do fim do ano passado. Driblou, finalizou, passou. Tentou de tudo. Faltou um pouco mais de capricho em alguns momentos. Saiu exausto.
(Nixon) – QUEM? Entrou por falta de opções e porque o Paulinho se arrastava em campo.
Alecsandro – VOLTA HERNANE: Fez o gol e brigou muito. Só que cometeu a falta do primeiro gol do León e em jogos grandes deixa MUITO a desejar. Brocador voltará em 2014, versão 2013 e recuperará o posto.
Téc. Jayme de Almeida – CARLOS EDUARDO: O time já entrou bagunçado. Entrou com 3 jogadores sem condições físicas. Ao deslocar Everton para a lateral, matou o time. Apesar do péssimo jogo de domingo, Mugni deveria ter ficado como opção no banco. O time saiu do primeiro tempo e voltou no segundo da mesma forma. Pior partida no comando do time.
Eduardo B. de Mello – FANTOCHE: Presidente, quem manda no Flamengo? Se você quer cobrar 100 reais de ingresso, eu quero um time que valha 100 reais o ingresso. Matemática simples. E as organizadas esfregando na cara de quem comprou ingresso que entram de graça? Vai continuar se omitindo e a farra vai continuar?

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Rafael Gomes | rafagomesdesouza@gmail.com | @rafaeldudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário