Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Gringolaço > Fãs do tiki-taka de luto

Acaba de chegar à nossa redação a informação de que o tiki-taka catalão faleceu no estádio Vicente Calderón, Madri. Motivo do óbito: derrota para o Atlético de Madrid e eliminação da Uefa Champions League.

É, para quem pensava que o duelo fosse uma barbada e de que o time não aguentaria as duas competições (eu), não tinha ideia de como este Atlético de Madrid é bem montado defensivamente nas mãos do Simeone. Não tinha ideia do poder de eficiência em resolver a partida em poucos minutos e saber marcar nos minutos seguintes. Se for fazer uma comparação tupiniquim, o clube colchonero me faz lembrar o Corinthians montado pelo Tite, onde o ataque não era bom, porém eficiente, e a defesa sólida.

Nos primeiros minutos, parecia que o Atlético era o Barça, enquanto o time catalão tinha postura de time mediano. Foram 20 minutos de blitz; o gol de Koke aos cinco minutos, três bolas no travessão e o Barça tentando jogar. Na verdade, o Barça sequer entrou em campo. Simplesmente não foi o “Todo Poderoso Barcelona” de anos atrás quando assustava os adversários.

Uma coisa que não deu para entender: um time, cuja característica é jogar pelo chão, com que cargas d’água insistir com chuveirinho na área, onde só tem jogador baixinho? Pois é, desde aquela derrota acachapante para o Bayern de Munique eu não via um Barcelona tão desesperado. Era controle de bola não fluindo, era o Messi em dia de ‘Gasparzinho’, Neymar mais uma vez sendo cobaia do ‘Professor Pardal castelhano’ caindo pela direita, mas quando a coisa tava feia foi para o seu lugar de origem (outra coisa que não consegui entender). O camisa 11 foi o melhor do time em campo.

Na base do bumba meu boi, o Barça tentou, mas não conseguiu furar o bloqueio colchonero. Segundo dados do Instituto DataLemos, foram 999.999.999... cruzamentos na área madrilenha e êxito total da defesa.

A classificação é prova definitiva de que este time colchonero não depende somente de uma estrela (Diego Costa nem pro banco foi) e que, se está pela primeira vez em 40 anos na semifinal da competição, deve isso a cada gota de suor deixada no gramado do Vicente Calderón pelos jogadores que vestiram a camisa do time madrilenho.

Usarei aquela velha e manjada frase de futebol americano para traduzir a classificação: “ataque ganha jogo e defesa ganha campeonato”, será que teremos uma nova surpresa? Até agora eles estão merecendo.

O funeral do Tiki-taka espanhol será nos próximos dias, aos arredores do Camp Nou. Talvez seja uma profecia de que o Império Catalão, de fato, está caindo. Tata Martino: pede pra sair! Já inventou demais e o time não está dando liga.

Bayern de Munique 3 x 1 Manchester United > Que susto!


Doze minutos: Valencia cruzou na area e Evra acertou na veia marcando um golaço para o Manchester United. Seria a queda do Império Bávaro, do time que ganhou tudo e de todos nos últimos anos? Não leitor, pois no minuto seguinte, o sonho dos ingleses caiu por terra quando Mandzukic empatou a peleja. Depois Müller virou e Robben ampliou.

Sim, foi um verdadeiro susto, mas o Bayern de Munique está na semifinal da Champions League pela terceira vez seguida ao vencer por 3 a 1. Um time cirúrgico, que apesar do equilíbrio, tomou sufoco do poderoso Manchester United, porém soube decidir na hora certa.

Para o Bayern faltam três jogos para o bicampeonato e o sexto título europeu na história, já para o United é fim da linha e um retorno previsto para a temporada 2015-16, já que na próxima (2014-15) não estará presente na UCL.

Às 7h desta sexta-feira, Bayern, Atlético de Madri, Chelsea e Real Madrid descobrirão em sorteio quais serão os confrontos das semis da Champions.


_____________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Antonio Lemos
|
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário