Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 20 de abril de 2014

Copa no Quintal > Uruguai: Deuses do Futebol


Mano Menezes, treinador idôneo e sempre correto, deu uma entrevista certa vez criticando a derrota de um dos maiores rivais do time em que treinava na ocasião e evocando os Deuses do Futebol, dizendo que eles sabem o que fazem. Mano insinuou que o resultado tinha sido combinado, um pacto, um acordo sombrio e que aquele que propôs o acordo merecia um castigo.

Atendendo à praga feita, o time que Mano criticou perdeu e foi eliminado do campeonato pouco tempo depois deste “contrato” obscuro. Os Deuses, por sua vez, fizeram com que o desfecho daquela competição fosse o que ninguém esperava, surpreendendo a Terra e o Reino dos Céus, e mostrando quem manda na parada.

Começo minha coluna relatando este fato mais do que recente para alertá-los: não se mexe com os Deuses do Futebol e tem uma certa seleção que sabe bem disso.

Uruguai e os Deuses do Futebol – Uma relação antiga

Maracanã, o templo do futebol, aclamado como a morada dos Deuses do Futebol, recebeu a final da Copa do Mundo de 50, entre Brasil x Uruguai. Os donos da casa precisavam apenas de um empate para sair com a taça em mãos pela primeira vez de sua história. Do outro lado estava um time trajando azul, jogando com garra e ostentando imponência, uma vez que àquela altura já tinham sido campeões do mundo e bi-campeões Olímpicos. Por isso mesmo, inclusive, os apelidavam de a Celeste Olímpica.

Lotado de gente e sob a vigília implacável dos Deuses, o templo do futebol viu acontecer o que ninguém esperava: depois de sair perdendo, o Uruguai virou o jogo, derrotou os anfitriões e levou a taça mais uma vez, enriquecendo sua história e calando milhares. Quem testemunhou o acontecido é categórico: aquilo foi coisa tramada pelos Deuses do Futebol.

Algum tempo depois, mais precisamente na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, Uruguai x Gana faziam até então o melhor duelo da Copa, válido pelas quartas-de-final. Equilibrado do inicio ao fim, o confronto acabou em 1x1 no tempo normal e se estendeu à prorrogação. Lá chegando, manteve-se a toada observada nos 90 minutos anteriores, porém...

No finalzinho, escanteio para Gana. Um continente inteiro vibrando e torcendo pelos africanos, uma vez que caso se classificassem, seriam a primeira seleção de tal terra a chegar em uma semifinal de Copa do Mundo.

Bola no ar. Cabeceada. Suárez tira em cima da linha. Ela volta. Gol vazio. Cabeceam novamente. Suárez tira em cima da linha. Muslera a segura. Acabou. Não acabou. O juiz aponta a marca da cal. Pênalti para Gana. Suárez expulso. O replay mostra que o atacante deu uma de goleiro e tirou a bola com as mãos. Ele sai chorando. A torcida fica perplexa. Muslera vai para debaixo das traves. Gyan, atacante matador dos ganenses se posiciona. E parte.

Silêncio. Mãos na cabeça. Gritos. Punhos cerrados. A torcida fica perplexa. Chance desperdiçada. Explodiu no travessão e saiu. Jogo encerrado. Empate. Disputa de pênaltis.

Marca da cal. Loco Abreu se posiciona. O goleiro de Gana embaixo das traves espera poder manter o sonho vivo. O camisa 13 parte. Cavadinha. Goleiro caído. Uruguaios comemorando. Torcida perplexa. História sendo escrita. Deuses do Futebol sorrindo.

Pouco mais de 3 anos depois, uma situação parecida: Uruguai na beira do abismo, precisando ganhar da Venezuela fora de casa para sonhar em disputar a Copa de 2014. Consegue e vai para a repescagem. Ganha a repescagem. Se classifica, voltando aos gramados que abrigam o Templo do Futebol, local onde o primeiro contato com os Deuses do Futebol aconteceu.

É bradado que o pacto com os Deuses do Futebol foi mantido. Mas, será mesmo?

Grupo da morte – Deuses & Diabo caminham lado a lado

Na Copa de 2014 a Celeste está no grupo D, ao lado de Inglaterra, Itália e Costa Rica. Exceto por esta última, que em toda Copa só vai para fazer número, as outras duas são, reconhecidamente, duas potências do futebol mundial.

Tudo bem que nos últimos tempos a Inglaterra tem mais fama do que méritos, mas é uma seleção com história, impõe respeito e, por ter um dos campeonatos nacionais mais fortes do mundo, sempre monta bons esquadrões.

A Itália, ma che, pode estar passando pela maior crise futebolística de sua história, mas é tetra campeã do mundo e, não tem jeito, é uma seleção encardida, bem organizada na defesa e costuma crescer nas competições na medida em que avança de fase. Em 2006, quem apontou a Itália entre as favoritas ao título? Pior: quem cravou que a Azzurra seria campeã, ainda mais levando em consideração o modo como foi eliminada 4 anos antes?

À boca pequena, dizem que o Uruguai, mesmo com este cenário, está tranquilo e confiante para se classificar. Não porque tenha uma seleção fortíssima – apesar de ter uma das melhores duplas de ataque do mundo -, mas porque o fato de estarem do grupo D é, nada mais, nada menos, que uma homenagem aos Deuses do Futebol, fieis companheiros ao longo da história da Celeste.

O raciocínio é: se os Deuses foram leais ao Uruguai sem nenhum estímulo para isso, evidente que, com esta demonstração de carinho, serão leais mais uma vez.

Até faz sentido, mas fiquei pensando: se os Deuses do Futebol retribuem uma homenagem colocando o Uruguai no grupo mais complicado da competição, imagino como deva ser essa relação.

Muitos dos que mexem com essas entidades, que gostam de cutucar o Coisa-Ruim, afirmam que Deus e Diabo são a mesma “coisa”, mudando apenas de face de acordo com àqueles que com ele(s) se consultam.

Se for assim mesmo, é a chance real de o Uruguai exorcizar esse lado negro e provar definitivamente que seu lugar é no Olimpo, mesmo porquê, foi lá que nasceu essa parceria divinal.

Tabela do Uruguai na 1ª Sessão do Descarrego...digo...na 1ª fase da Copa:
Dia 14/06 – Em Fortaleza/CE – Arena Castelão Uruguai x Costa Rica
Dia 19/06 – Em São Paulo/SP – Arena Corinthians Uruguai x Inglaterra
Dia 24/06 – Em Natal/RN – Arena das Dunas Uruguai x Itália


____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.



por Thiago Jacintho | comentarista uruguaio da Copa do Mundo 2014
thi.jacintho@gmail.com | jogodeequipe.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário