Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Copa no Quintal > França: Os Meninos do Saint-Denis

Ah, minha querida França! Lembro sempre da minha infância em Paris. Correndo ao redor do Arco do Triunfo, empinando pipa em cima da Torre Eiffel, pisando na grama do Palácio do Versailles e fazendo passeios chatos da escola no Museu do Louvre! Ou seja, ninguém melhor que je pra comentar sobre a seleção francesa na Copa do Mundo 2014 aqui no Redação do Esporte!

...

Ok, de tudo que foi dito acima, só a última frase é verdadeira. Fui escolhido por mim mesmo pelo board deste site para analisar a França durante a Copa, apesar de não ter nenhuma ligação direta com Les Bleus. Mas meu carinho pelos franceses vem de longa data e posso dizer que é representado por Zinedine Zidane. Provavelmente, o melhor jogador que vi na vida.

Mas depois que Zizou se aposentou duas coisas aconteceram: 1- os brasileiros respiraram aliviados por nunca mais terem de enfrentá-lo; 2- os franceses tentaram o suicídio por terem um time tão fraco pra torcer. Porque junto com Zidane se foi toda uma geração: Henry, Vieira, Desailly, Djorkaeff, Lizarazu.

Esses foram, e veio a safra de Ribery, que até pouco tempo tinha além de Ribery... o Ribery. Ou seja, porra nenhuma merde. O resultado nós vimos na Copa de 2010, um vexame. Eliminados na primeira fase, uma rodada antes de todo mundo.

Como acreditar que agora, em 2014, a coisa pode ser diferente? A luz veio a mim numa conversa recente com um amigo francês sobre a seleção. Note, caro leitor, que a França de 2014 não é mais o catado de 2010 e nem um time cheio de estrelas como em 1998 ou 2006. É um time de bons garotos, todos muito promissores, mesclados com experientes jogadores de destaque e mais alguns de meia idade que jogam direitinho.

Aliás, lembra muito meu time aqui no Brasil. Por isso resolvi apelidá-los de "Meninos do Saint-Denis" (descobriu o meu time?). Oui, veja só, temos Ribery e um novo Benzema, menos caneludo que outrora, liderando moleques de muito potencial.

Só no time titular que venceu a Holanda no último amistoso, tinha o craque Paul Pogba da Juve (21 anos), o ótimo zagueiro Raphael Varane do Real Madrid (20 anos), outro bom defensor, Eliaquim Mangala do Porto (23 anos) e o Antoine Griezmann da Real Sociedad (23 anos). Quatro sub-23. Nem todos devem ser titulares no Mundial, mas estarão nesse renovado grupo de Didier Deschamps, que sabe muito bem ganhar uma Copa.

Meus amigos, vai ser bem complicado vencer essa Copa de 2014 (apesar que nosso grupo é fácil e o caminho nem tão complicado), mas anote aí: pra 2018, teremos um baita time, com a entrada ainda de mais alguns meninos do time sub-20, campeão mundial da categoria ano passado.

Ah, e em uma coisa já somos campeões faz tempo: temos o hino nacional mais legal já visto e ouvido neste mundo. Dá um play no vídeo abaixo e tente não se arrepiar com a Marseillaise (Marselhesa) cantada pelos campeões do mundo de 1998.



Allez les bleus!

____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.



por Ricardo Pilat | comentarista francês da Copa do Mundo 2014
pilatportasio@gmail.com
| @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário