Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Gringolaço > Barcelona 1 x 1 Atlético de Madrid - 4-4-2: Quatro jogos, quatro empates e dois golaços brazucas

Pense em um confronto local tão equilibrado como este? Já pensou? Pois é, são quatro jogos e quatro empates na atual temporada. Barcelona e Atlético de Madrid entraram em campo pela Champions League em busca de acabar com essa “empatite aguda”, mas o que vimos foi um jogo equilibrado, com maior posse de bola do Barça (para variar) e um gol para cada lado. Não foram golzinhos e sim, dois golaços de ex-santistas (A família Pilat deve estar soltando rojões em algum lugar de São Paulo nessas horas), que foram os destaques da peleja.

Diego Simeone, com o seu lema “do pescoço pra baixo é canela”, até que foi um pouco ousado em escalar dois atacantes: Diego Costa, o baleado; e David Villa. A princípio, a tática começou a dar resultado com a marcação pressão e tendo a melhor chance do time na primeira etapa, quando Villa recebeu livre e quase marcou o primeiro dos Colchoneros.

No lado catalão, o tik-taka tão irritante para uns e hipnotizante para outros, era a tônica para esfriar os ânimos madrilenhos, mas a dificuldade em furar a barreira amarela era enorme e as chances foram escassas no primeiro tempo.

Para piorar de vez a situação colchonera, Diego Costa saiu de campo machucado. Olha, do jeito que o Felipão é largo, só falta o hispano-brasileiro ficar um tempinho no estaleiro. Mandinga ‘braba’ do gaúcho! Daí, Simeone colocou outro Diego em ação, desta vez o Ribas – ex-santista da geração com Robinho.

A saída de Costa foi o mapa da mina para o Barça atacar, só aos 40 minutos que Messi tentou algo, mas sem sucesso. Pouco para quem queria resolver no jogo de ida e ótimo para quem estava disposto a segurar o empate fora de casa.

Na segunda etapa tinha tudo para ser sonolento, mas não foi. Diego arriscou um pombo sem asa, no ângulo de Pinto. GOLAÇO! A zebra colchonera estava aprontando em pleno Camp Nou.

Ok, eu citei no início do post que os destaques foram dois ex-santistas. Falei de um, que foi o Diego, mas e o segundo? Onde estava Neymar esse tempo todo? Pois bem, o camisa 11 estava mais perdido do que piolho em cabeça de careca. Estava perdido no lado direito e com todo o perdão da palavra, o atual treinador do Barcelona está querendo f*** com o futebol do cara.

Martino demorou 71 minutos para perceber que o lugar de #Neymaaar é no lado esquerdo assim como é na Seleção, mas não, insistia pela direita. Só quando Sanchez entrou no lugar de Fàbregas e o brasileiro voltou a sua posição de origem, saiu algo construtivo: aos 26, passe magistral de Iniesta e um ‘tapinha’ de Neymar no canto esquerdo de Courtois.

Depois disso, o Barça continuou atacando (com dificuldades) e o Atlético recorreu a “Nossa Senhora da Retranca” e segurou o empate até o final. Bom para Simeone e cia, que decidem em casa e pelo fato de ter a melhor defesa da Champions, já imagino um cerca-lourenço com o esquema 10-0-0, pois se não levar gols estará na semifinal.

Já o Barça terá que jogar muita bola e saber uma alternativa em furar essa muralha e é aí que mora o problema: o time tem dificuldade em jogar contra equipes bem montadas defensivamente. É o favorito? Fato, mas é bom ficar com os dois olhos bem abertos.

RÁDIO DA REDAÇÃO > Confira a análise das quartas de final da Champions aqui.


Manchester United 1 x 1 Bayern de Munique > Um lance que poderia mudar o roteiro do jogo

Três minutos de jogo: Welbeck recebe passe de Valencia, tira Javi Martínez da jogada e bate forte marcando um golaço. Onde está o erro no lance? Nenhum, mas a arbitragem entendeu que o atacante do Manchester United levantou o pé demais e o tento foi anulado. Pode isso Arnaldo?

Simplesmente este lance poderia mudar o roteiro da história e quem sabe o Manchester United poderia acabar com a soberania do Bayern de Munique, mas o empate por 1 a 1 no Old Trafford saiu como uma vitória para os atuais campeões.

Pep Guardiola mandou a campo uma equipe montada em seu esquema preferido, sem nenhum homem de área. A estratégia até deu resultado no primeiro tempo, com um domínio completo da posse de bola (acima dos 70%).

O United, de outro lado, soube responder bem a ameaça do tiki-taka, equilibrou as ações e saiu na frente com um gol de cabeça de Vidic. A desvantagem fez Guardiola ignorar suas teorias e colocou um homem de área, Mandzukic. E logo nos primeiros lances, o croata ajeitou de cabeça para deixar Schweinsteiger livre para empatar o jogo.

O empate por 1 a 1 deixa o Bayern com a vantagem de jogar por uma igualdade sem gols no duelo de volta, que acontecerá na Alemanha, na próxima quarta-feira. O United precisa marcar ao menos duas vezes para poder ter a vantagem do empate. Um novo 1 a 1 leva o jogo para a prorrogação.

Um problemão para o Bayern, na verdade dois: Schweinsteiger e Javi Martínez estão fora do jogo de volta. O primeiro cometeu falta dura em Rooney aos 44 minutos da segunda etapa e foi expulso (já tinha cartão amarelo), enquanto o segundo levou o terceiro cartão amarelo. Problemas para Guardiola? Creio que não, mas se aquele gol no início fosse validado...

_____________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Antonio Lemos
|
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. ***Um problemão*** para o Bayern, na verdade dois: Schweinsteiger e Javi Martínez estão fora do jogo de volta. O primeiro cometeu falta dura em Rooney aos 44 minutos da segunda etapa e foi expulso (já tinha cartão amarelo), enquanto o segundo levou o terceiro cartão amarelo. Problemas para Guardiola? ***Creio que não***, mas se aquele gol no início fosse validado...

    um problemão ou creio q não? não entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto aos dois jogadores, eu quis dizer que para o esquema tático do Guardiola, perder eles para um jogo de volta contra um tradicional time como o Manchester United são peças fundamentais, já que o Dante está machucado e não tem um cara à altura para substituir o Schweinsteiger, já que o Thiago Alcântara também está lesionado, mas não é um volante e sim, um meia ofensivo.

      Problema em termos de peças para repor, mas pela qualidade inquestionável não será tão assim, já que considero pelo fato de ter empatado fora e decidir em casa, os bávaros passarão o trator, com todo respeito aos Red Devils. Espero ter explicado com clareza o que eu quis dizer.

      Excluir