Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Gringolaço > Chelsea 1 x 3 Atletico de Madrid: Final espanhola em terra portuguesa, com certeza

Primeiro foi o cambaleante Milan. E venceu. Depois, o todo poderoso Barcelona. Novo triunfo. Em seguida veio o Chelsea e toda a retranca de Mourinho. E não é que eles venceram novamente, e com autoridade?

A última final do Atlético de Madrid em Liga dos Campeões foi há 40 anos. Foram quatro décadas de seca, de alguns títulos nacionais, de vexames como a queda para à segunda divisão, e virou o “primo pobre” da cidade ao ver o Real Madrid ganhar tudo o que podia enquanto apenas figuravam no ‘Espanholzão’.

É, torcedor colchonero, seu conto de fadas pelo jeito não terá fim. Além da cobiçada orelhuda, ainda faltam duas vitórias para quebrar outro tabu: 18 anos sem ganhar o Campeonato Espanhol.

Quem apostou no Atlético, realmente deve ter saído com o bolso cheio. Acho que ninguém esperava que a equipe pudesse jogar com tanta frieza em LOndres. Prova disso foi o quase gol de Koke logo no início após tentativa de cruzamento e a bola bateu no travessão. Literalmente colocou o time do Mourinho no bolso. Por falar no portuga, acho que ele não foi à paróquia mais próxima do Stamford Bridge pedir a interseção da ‘Nossa Senhora da Retranca’. Simplesmente ele inventou na escalação, quis colocar uma formação mais ofensiva e deu com os burros n’água.

Pelo menos uma coisa aconteceu em relação a partida de ida: tivemos jogo. Com as duas equipes não cedendo espaços, a individualidade foi a tônica do duelo. Foi o que Willian fez aos 35 minutos do primeiro tempo. Lançado pela direita, o brasileiro passou por dois marcadores e foi derrubado. Azpilicueta aproveitou a sobra e cruzou rasteiro para Fernando Torres finalizar. A bola ainda desviou em Suárez e enganou Courtois antes de entrar. Revelado pelo Atlético, Torres não comemorou: abaixou a cabeça em respeito e deixou a festa para a torcida.

Naquele momento era o Chelsea classificado e teríamos o reencontro de Mourinho contra o Real Madrid. Não teríamos prorrogação e os espanhóis jogavam por uma bola. Por um gol. E saiu. Aos 43, após lançamento de Tiago na área, Juanfran escorou para o meio, a zaga do Chelsea não cortou, e Adrián mandou para as redes.

Na segunda etapa, o Atlético dominou o “São Caetano de Londres”. Lembra aquela cena do clássico “Tropa de Elite” quando o Capitão Nascimento chega para um dos seus aspiras e fala que ele é ‘moleque’? Então, 14 minutos de jogo, salseiro na área do Chelsea e Eto’o derrubou de forma infantil Diego Costa. Detalhe: ele havia acabado de entrar. O hispano-brasileiro cobrou forte, no alto e virou o jogo para o Atlético.

O ótimo Courtois realizou um milagre ao defender uma bola no susto após cruzamento de Willian e conclusão de David Luiz, mas Arda Turan (foto acima) deu o golpe fatal para a classificação colchonera depois de 40 anos.

Venho aqui usar este espaço para pedir minhas escusas, pois nas últimas postagens e nas gravações da Rádio da Redação tinha subestimado o Atlético de Madrid e o próprio Real Madrid. Havia falado que o Barça passaria, mas foi eliminado, que a final seria o encontro entre o Mourinho (Chelsea) vs Guardiola (Bayern), e outra vez quebrei a cara. Sabe o que isso me lembra? Aquele cantor de uma das grandes bandas de rock de todos os tempos e que secou todas as seleções que torceu na última Copa do Mundo: “Start me Up”.

Deixando as piadas de lado, será uma invasão espanhola em terras portuguesas, com certeza. Um baita duelo entre o melhor ataque (Real Madrid) vs a melhor defesa (Atlético de Madrid) e voltarei a usar aquele velho clichê do futebol americano: ataque ganha jogo e defesa ganha campeonato. Não ficarei surpreso se o ‘primo pobre’ da cidade consiga levantar a orelhuda.

Saberemos o desfecho dessa história apenas no dia 24 de maio.

_____________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Antonio Lemos
|
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário