Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 4 de maio de 2014

Copa no Quintal > Alemanha: um General, 23 soldados e a falta de um título para uma geração brilhante

Muitos falam que uma Copa do Mundo sem o Brasil não tem graça, pelo fato de ser o maior detentor de títulos e a qualidade dos seus jogadores. Vou mais além: uma Copa sem a Alemanha, país que sofreu em sua história com Nazismo, Segunda Guerra Mundial e o Muro de Berlin, também não tem graça.

É uma seleção que coloca medo em todo mundo, como eram as suas tropas durante as Grandes Guerras e o Regime Totalitário, por mais condenável que seja comparar o regime do carniceiro Hitler com o futebol. Se antigamente o país vivia de uma ideologia, de que só uma “raça” era superior, hoje a realidade é outra com um ‘General’ e seu exército de 23 atletas em busca de um só objetivo: o tetracampeonato Mundial.

A Alemanha precisou apanhar, e muito, para aprender a ser uma referência de administração, principalmente no futebol (assunto que nos interessa) e fez da Bundesliga um campeonato que mais arrecada público em todas as ligas do mundo, onde as médias de ocupação de alguns estádios superam 99%. Sem falar do próprio campeonato, a exceção das duas últimas temporadas com domínio do Bayern de Munique, é um dos mais equilibrados da Europa.

O presente, o futuro e a carência de títulos


Tricampeã do mundo (1954, 1974 e 1990), último título da Alemanha foi há 18 anos quando venceu a Eurocopa, disputada na Inglaterra, em cima da República Tcheca. De lá pra cá, gerações e mais gerações apareceram e a seleção não faturou mais nada.

A eliminação na primeira fase da Euro de 2000 foi o fundo do poço da seleção, que apresentou ao Mundo dois anos depois,  nomes como Oliver Kahn, Ballack e Klose. Com o estilo marcador e jogando por apenas uma bola, foi vice-campeão perdendo para o Brasil. Quando tudo parecia bom, que estava melhorando, outro baque: o fiasco da Euro-04 e algo teria que mudar. E mudou.

Dois anos depois, o país foi sede da Copa e o processo de renovação surgiu. A lapidação começou a surgir em 2006, sob o comando de Klinsmann os na época jovens  Lahn, Schweinsteiger e Podolski, além dos experientes Ballack, Kahn e Klose conquistaram o 3º lugar no Mundial.

Klinsmann saiu e a renovação continuou com Joachim Löw no banco e o vice-campeonato da Euro 2008, a base era a mesma em relação há dois anos antes e o caminho estava certo para ser um das melhores seleções do Mundo. Na Copa de 2010 fez bonito e se não fosse uma iluminada Espanha o caminho para o tetra seria mais fácil. Novamente o terceiro lugar.

Saiu o futebol truculento, cheio de marcação com esquema 3-5-2, e entrou um time mais solto, com jogadores leves, bom volume de jogo, um futebol vistoso e o esquema 4-2-3-1 variando para o 4-3-3. Sua base é o Bayern de Munique com Neuer, Lahn, Schweinsteiger, Muller e Götze, com reforços vindos do Borussia Dortmund e de outros clubes fora do país como, por exemplo, Özil, que joga no Arsenal.

A Alemanha e seu grupo

Muitos falaram que o Grupo D é o “grupo da morte”, que o B é equilibrado, mas não escutei ninguém dizer que o Grupo G é complicado. Acredito que seja, pois temos uma seleção portuguesa com o melhor jogador do mundo (Cristiano Ronaldo), os Estados Unidos com o seu futebol em evolução e Gana, que fez uma campanha excelente no último mundial.

Arrisco dizer que a primeira posição do grupo seja sua por ser a melhor seleção da atualidade (podem discordar), joga sempre pressionando o adversário, já a outra vaga acredito que seja de Gana, por mais que Portugal esteja na parada.

Para finalizar, três itens fundamentais para ser campeão: o físico, já que fará seus jogos da primeira fase no nordeste e com aquela “lua” às 13h, 16h; o psicológico, pois não ganha nada há 18 anos; e arrumar sua defesa, que antigamente era sua essência e hoje virou uma dor de cabeça.

Sim, são 18 anos de seca e está na hora de voltar a levantar a taça. Auge auf sie und in richtung Tetra! (Olho neles e rumo ao Tetra!).

As três primeiras batalhas da Alemanha na Copa:

Dia 16/06: Alemanha x Portugal, 13h – Arena Fonte Nova, Salvador;
Dia 21/06: Alemanha x Gana, 16h – Arena Castelão, Fortaleza;
Dia 26/06: EUA x Alemanha, 13h – Arena Pernambuco, Recife.


____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.



por Antonio Lemos | comentarista alemão da Copa do Mundo 2014
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário