Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 20 de maio de 2014

Copa no Quintal > Argentina: O TRI nos pés da “Geração de Ouro”

Na Argentina, a alcunha “El Pibe D´ Oro” é usada para se referir a Diego Maradona, o verdadeiro “Rei do futebol”. Porém, neste meu primeiro texto sobre a Seleção Argentina, vou tomar o apelido emprestado para definir essa “nova” geração que vem ao Brasil em busca do TRI. Afinal de contas, mais da metade dos convocados participaram das campanhas vitoriosas nas olimpíadas de 2004 e 2008.

Dos prováveis 23 jogadores escolhidos por Sabella, que serão anunciados em 2 de junho, onze deles estivem em campo no “Ninho do Pássaro” em Pequim, em 2008, na final contra a Nigéria. Dos bicampeões olímpicos há seis anos, oito deles são titulares da albiceleste. Romero, Zabaleta, Garay, Gago, Mascherano, Messi e Dí Maria são parte da “geração dourada” que vêm ao Brasil buscar o TRI.

Além deles, a Argentina 2014 conta com os “garotos de ouro” Lavezzi e Agüero. Junta-se a eles outro campeão olímpico, quatro anos mais velho. Higuaín, centroavante do Napoli, é o único campeão olímpico de 2004 na lista.

A Argentina é, entre as grandes seleções, a que está há mais tempo na fila (Inglaterra e Uruguai não contam), já são 28 anos sem conquistar o mundial. A responsabilidade de quebrar o jejum cai dessa vez nos pés da geração mais talentosa do futebol argentino em anos, a que foi responsável por dois títulos olímpicos.

“Los Pibes D´Oro” tem agora outra missão. Vir ao Brasil e conquistar o tão esperado tri mundial. É a chance de Messi, DÍ Maria, Mascherano, Agüero e demais jogadores entrarem para a história da albiceleste. Assim como já fazem parte Kempes, Passarella, e o eterno “garoto de ouro”, Diego Maradona.

Desde a copa de 90, essa é a copa que a Argentina entra em melhores condições na busca do título mundial. Avante Argentina!!! Com “Los Pibes D´Oro”, estamos todos.

Veja os pré-convocados da Argentina para a Copa:

Goleiros: Sergio Romero (Monaco-FRA), Mariano Andújar (Catania-ITA) e Agustín Orion (Boca Juniors)
Defensores: Ezequiel Garay (Benfica-POR), Federico Fernández (Napoli-ITA), Pablo Zabaleta (Manchester City-ING), Marcos Rojo (Sporting-POR), José María Basanta (Monterrey-MÉX), Hugo Campagaro (Napoli-ITA), Nicolás Otamendi (Atlético-MG), Martín Demichelis (Manchester City-ING), Gabriel Mercado (River Plate), Lisandro López (Getafe-ESP)
Meias: Javier Fernando Gago (Boca Juniors), Lucas Biglia (Lazio-ITA), Javier Mascherano (Barcelona-ESP), Ever Banega (Newell's Old Boys), Angel Di María (Real Madrid-ESP), Maximiliano Rodríguez (Newell's Old Boys), Ricardo Alvarez (Inter de Milão-ITA), Augusto Fernández (Celta-ESP), Enzo Pérez (Benfica-POR), José Sosa (Atlético de Madri-ESP) e Fabián Rinaudo (Catania-ITA)
Atacantes: Sergio Agüero (Manchester City-ING), Lionel Messi (Barcelona-ESP), Gonzalo Higuaín (Napoli-ITA), Ezequiel Lavezzi (PSG-FRA), Rodrigo Palacio (Inter de Milão-ITA), Di Santo (Werder Bremen-ALE)

Obs: lista atualizada em 22/05, 10h19. Os jogadores tracejados foram cortados por Sabella.
____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.



por Rodrigo Svrcek | comentarista argentino da Copa do Mundo
@svrcek_rodrigo  

2 comentários:

  1. Boa análise, mas a seleção que está há mais tempo na fila não é a uruguaia ?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo alerta. Corrigido pelo autor, agora faz mais sentido :)

    ResponderExcluir