Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 27 de maio de 2014

Copa no Quintal > Inglaterra: Uma incógnita para 2014 e certeza para 2018

Uma Seleção campeã do mundo e que sempre desperta otimismo da imprensa e torcedores. Mas, para quem acompanha história, sabe que a Inglaterra costuma decepcionar em Copas do Mundo. Exceto pelo título de 1966, os ingleses alcançaram sua melhor colocação em 1990, parando nas semifinais. Quartas de finais e oitavas são rotineiros. Então, o que esperar de sua participação no Brasil? Sinceramente, é uma incógnita.

Com a chegada do técnico Roy Hodgson, a seleção inglesa passou por uma grande reformulação. A forte geração do início dos anos 2000, hoje está representada apenas por Steven Gerrard (atual capitão) e Frank Lampard (reserva). O time tem muita qualidade técnica mas pouca rodagem. Vejo o caso da Inglaterra semelhante ao da Alemanha em 2010. Guardadas as devidas proporções, o jovem grupo alemão que disputou a Copa da África chegou sem os holofotes que recebem para 2014, mas mostraram um futebol de encher os olhos, chegando às semifinais da competição. Os alemães tinham, sim, mais qualidade do que o atual elenco inglês. Porém faltava a presença de uma referência como é Steven Gerrard.

Outro fator que dificulta prognósticos para a seleção britânica, é ter caído no grupo de mais dois campeões mundiais (OBRIGADO, FIFA). Devido ao belíssimo regulamento criado para o sorteio, Itália, Uruguai e a querida Inglaterra dividem o mesmo grupo, além do saco de pancadas - Costa Rica. Como cravar uma vitória contra o time detentor do ataque Suárez / Cavani? Ou mesmo apostar em triunfo contra um time cascudo como a Itália do Super Mario Balotelli? Só há uma certeza nesse grupo: o jogo contra a Costa Rica será importante para fazer saldo de gols. 


Fato é que essa nova geração inglesa promete muito. Tem o melhor goleiro do mundo, Joe Hart, mas é na defesa o seu ponto baixo. John Terry e Rio Ferdinand passaram o bastão pra jogadores de nível inferior, como Smalling e Cahill. Na famosa linha de quatro do meio de campo há um potencial imenso nos garotos Sterling (19 anos), Wilshere (22 anos) e Henderson (23 anos). Estes, serão liderados pelo monstro sagrado "Stevie G" (para este guardo um comentário especial no final). E o ataque deve ser formado por Rooney e Sturridge. O primeiro está devendo há tempos uma grande Copa do Mundo. Já o segundo jogará cercado de expectativas depois da bela temporada que fez no Liverpool.


Espremendo tudo isso que falei, e colocando em pratos limpos: a Seleção Inglesa deve aprontar nessa Copa e chegar longe, assim como a Alemanha de 2010, mas é um time que estará pronto para disputar o título em 2018. De qualquer forma, estarei torcendo para uma surpresa ainda maior, que seria o título. Essa seria a coroação do capitão Gerrard, que provavelmente fará sua última apresentação em Mundiais. Ele merece levantar a taça. Um jogador que defende um mesmo clube, por amor, durante a carreira toda, que é exemplo para a garotada, profissional de primeira qualidade, e com um futebol de encher os olhos. Nos tempos de hoje, revelar um jogador que reuna todos esses atributos, me parece impossível.

Confira a lista de convocados da Inglaterra:

Goleiros: Joe Hart (Manchester City), Ben Foster (West Bromwich) e Fraser Forster (Celtic-ESC)
Defensores:
Phil Jagielka (Everton), Glen Johnson (Liverpool), Luke Shaw (Southampton), Gary Cahill (Chelsea), Phil Jones (Manchester United), Leighton Baines (Everton) e Chris Smalling (Manchester United)
Meias: Ross Barkley (Everton), Jack Wilshere (Arsenal), Jordan Henderson (Liverpool), Adam Lallana (Southampton), Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea) e James Milner (Manchester City)
Atacantes: Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Rickie Lambert (Southampton), Daniel Sturridge (Liverpool), Danny Welbeck (Manchester United), Wayne Rooney (Manchester United) e Raheem Sterling (Liverpool)

____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.


por Fernando Pilat | @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário