Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comentário da Redação > Santos 2 x 0 Criciúma: Vi 20 minutos de bom futebol

Pode vir Copa! Pode vir que tou feliz. Finalmente vi o Santos jogar um bom futebol após o Campeonato Paulista, quando demos show diante de FORTES adversários como Botafogo-SP, Bragantino, Oeste, Mogi Mirim e Corinthians. Mas ontem foram só 20 minutos desse bom futebol.

Logo no começo do jogo, o Santos armou uma arapuca pra cima do Criciúma. Adiantou um pouco a marcação e forçou o time catarinense a errar passes. Foi assim que Arouca (que jogou muito) roubou uma bola, avançou e tocou para Gabriel abrir o placar. Pouco depois, Arouca de novo, desarmou o adversário no campo de ataque, tocou pra Gabriel, e o menino deu um passe lindo pro Diego Cardoso fazer 2 a 0.

Com menos de 20 minutos, havíamos liquidado o jogo. E o mais legal, mostrando bastante do futebol que nos deu bons agouros para o ano, visto somente no Paulistinha. Mas depois, o time se acomodou demais. Sem explicação. Sem necessidade.

Como o adversário era muito fraco, o placar não esteve em risco. MAS PORRA! Se tava jogando bem, fazendo gols, diante de um adversário fraco, vai pra cima e faz 3, 4, 5 (como era no Paulista). Parece que há uma mania geral no nosso futebol de segurar placar em qualquer situação, ninguém mais se arrisca.

Mas enfim, vitória confirmada e o Santos termina esse mini Brasileirão, antes da parada do Mundial, numa situação na tabela melhor do que eu imaginava. Nono lugar, com 14 pontos, dois atrás do vice-líder Fluminense.

Em qualidade, estamos muito longe de qualquer pretensão, mas vou tentar relativizar algumas coisas. Estamos com mais de 10 desfalques, incluindo jogadores experientes, que dão mais peso ao elenco. E estamos sem comando nenhum no que diz respeito à presidência e à diretoria. Pessoal lá largou mão do clube, e só pensa em política e eleições do clube. O ex-presidente renunciou e agora tá metralhando tudo e todos (como se ele fosse o santo). Difícil trabalhar bem com tantos fatores.

Então, vamos celebrar esse nono lugar e torcer pra que daqui a 45 dias o clube esteja em uma situação menos lamentável para que o time renda mais em campo.

Conceitos

Aranha - REI DO CAMAROTE: Acho que alguém já usou esse conceito aqui, mas acho válido repetir. Só assistiu o jogo. Mesmo com o Criciúma tendo mais a posse de bola no segundo tempo, eles quase não chutaram.
Cicinho - BOM: Participou bem de algumas jogadas ofensivas.
David Braz - BOM: Mais uma boa atuação do cara. Vamos ver até quando...
Jubal - REGULAR: Uma jogada boa, três ruins.
Zé Carlos - MAIS OU MENOS: Pode jogar bem mais... mas ok.
Renato - NOSTALGIA: Jogou no nível que víamos em 2002, 2003, 2004... e foi muito importante na marcação. Se jogar assim sempre, será muito importante.
(Leandrinho) - SEM CONCEITO: Nem tocou na bola.
Arouca - É SELEÇÃO: Melhor em campo, sem dúvida. Pena que relaxou na carreira por um tempo, porque tem bola pra estar entre os 23 da Copa, e por que não dizer, entre os 11 até.
Lucas Lima - ENCERADEIRA: Joga bem, mas enche o saco esse negócio de toda hora receber a bola e girar em volta de si mesmo e tocar pro lado/pra trás. Mais objetividade, meu filho!
Diego Cardoso - MATADOR: Gosto muito desse menino. Não gosto é dele jogando tão longe da área como está. Ontem mostrou seu oportunismo, marcando um gol por estar muito bem posicionado. Acharia muito mais legal ver ele e Gabriel jogando como uma dupla de ataque, se movimentando dentro da área.
(Geuvânio) - PÉSSIMO: Não joga mais nada. Como é possível?
Jorge Eduardo - HOMEM INVISÍVEL: Jogou 90 minutos, mas nem o vi em campo. Você joga mais que isso...
Gabriel - MATADOR 2: Sempre deixa o dele. E ontem, ao contrário de outras partidas, encheu o pé na cara do goleiro. Assim que tem que ser.
(Giva) - FRACO: É, desse eu não espero mais nada. Mas também a bola não chegou, sejamos justos.
Téc. Oswaldo de Oliveira - REGULAR: Alguns erros táticos e nas substituições (mas ele justificou dizendo que queria poupar alguns jogadores, ok). Agora tem QUARENTA E CINCO DIAS pra trabalhar e pensar em como melhorar esse time pra volta da Copa.
Cícero - ALADIN: Parabéns, cara. Vai ganhar 500 pau por mês mesmo sendo um jogador mediano e de quebra vai ser o rei do tapete! Mas para o Santos, pelo jeito, sua saída foi ótima... pelo menos vamos apreender a jogar sem depender de atletas regulares.

Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.


por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário