Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Campeonato Carioca > Em mais um jogo com arbitragem polêmica, Fla vence o Bangu no finzinho

* Ronaldo Angelim marca de cabeça aos 45 minutos do segundo tempo, e time rubro-negro sai vencedor por 2 a 1, em Volta Redonda

A esperança dos torcedores rubro-negros era a de que a estreia ruim do Flamengo no Campeonato Carioca no último domingo tivesse sido por acaso. Mas, o que se viu nesta quinta à tarde no estádio da Cidadania, em Volta Redonda, foram os mesmos erros e a falta de organização do time. Apesar disso, o Fla conseguiu vencer o Bangu por 2 a 1, de virada, aos 45 minutos do segundo tempo. Outro lado negativo da partida foi o desempenho do trio de arbitragem, comandado por Djalma Beltrami, que errou em três lances capitais. E ainda houve pelo menos outras três jogadas polêmicas.

Com o resultado, o Fla foi aos seis pontos na tabela do Grupo B e fica na liderança. O time de Moça Bonita continua com zero, na lanterna. Na próxima rodada, o Rubro-Negro volta a jogar na Cidade do Aço, domingo, contra o Volta Redonda, às 17 horas. O Bangu enfrenta o Macaé, fora de casa, no mesmo dia, só que às 16h.

Obina perde pênalti, e torcida do Bangu aplaude

O Flamengo começou o jogo sem a menor organização tática e muito desconcentrado. Tanto é que em menos de três minutos, já havia errado quatro passes, sendo dois de Kleberson. O Bangu se mostrava um tanto assustado, afoito quando tinha a posse de bola. Apenas os atacantes Somália e Bruno Luiz davam trabalho à zaga rubro-negra. Somente aos 21, a primeira jogada trabalhada do Fla. Leo Moura chegou à linha de fundo e cruzou. Obina completou de cabeça, mas a bola saiu à esquerda de Diogo.

Aos 33, Obina recebeu lançamento de Leo Moura, matou no peito, deu um chapéu no zagueiro e chutou de voleio. Diogo fez outra boa defesa. Aos 38 minutos, Juan sofreu pênalti. O lateral driblou Uilian e foi derrubado na área. Obina cobrou, com direito a paradinha, e perdeu. A bola bateu na trave esquerda e quase saiu pela lateral direita de Diogo. Logo após o erro de Obina, a pequena torcida do Bangu presente ao estádio da Cidadania gritou, ironicamente, o seu nome. Fim de primeiro tempo: 0 a 0.

Segundo tempo para corações fortes

Insatisfeito com o rendimento do time, no intervalo, o técnico Cuca tirou Kleberson, que fez um péssimo primeiro tempo, e pôs o atacante Maxi em seu lugar. Em relação à criatividade no meio-campo, Ibson até que melhorou um pouco, mas o mesmo não ocorreu com Everton, que errava tudo que tentava.

Aos 12, o Bangu abriu o placar. Douglas Silva chutou forte da esquerda, a bola bateu na trave esquerda de Bruno, raspou em Somália, que estava impedido, e sobrou para Rafael Soeiro empurrar para o fundo das redes. Logo em seguida, a torcida rubro-negra começou a pedir a entrada de Jônatas. E Cuca prontamente atendeu, colocando-o na vaga de Aírton.

E assim foi o Flamengo em busca de, pelo menos, um empate. Aos poucos, a impaciência foi tomando conta dos jogadores rubro-negros em campo, e dos torcedores nas arquibancadas. Aos 35, Marcelinho Paraíba, que havia entrado no lugar de Juan, chutou de fora da área, por cima do gol, assustando o goleiro alvirrubro. Aos 37, foi a vez de Maxi arriscar pelo lado esquerdo e chutar. Diogo espalmou a escanteio.

Aos 39, Ibson mandou uma bomba de fora da área e acertou o travessão. Pressão rubro-negra. Aos 40, mais um pênalti a favor do Flamengo. Maxi entrou na área e, em lance duvidoso, caiu. Djalmi Beltrami entendeu que o atacante havia sido calçado. Marcelinho Paraíba cobrou bem e empatou a partida.

Aos 42, mais um lance polêmico: Marcelinho cruzou de perna direita, Everton completou para as redes, mas o auxliar assinalou impedimento, de forma equivocada. Em seguida, outro erro, agora a favor do Fla. Bruno Luiz recebeu a bola em condição legal de frente para Bruno, fez o gol, mas foi dado novo impedimento, apesar de o atacante estar atrás da linha da bola no momento do passe.

Até que aos 45, Ronaldo Angelim fez o gol da virada. Marcelinho Paraíba cobrou escanteio da esquerda, e o zagueiro completou de cabeça. Ibson ainda atrapalhou a visão do goleiro, e a bola entrou em seu canto esquerdo. Fim de jogo e, após um sufoco danado e muita polêmica na arbitragem, os rubro-negros puderam comemorar mais uma vitória.

Fogão vence o Macaé e segue 100%

Nem de longe o Botafogo repetiu a atuação e o placar do ano passado. Mas um ano depois, o Alvinegro voltou a vencer o Macaé, desta vez por 1 a 0, mas que foi muito importante. Com o resultado, a equipe se igualou ao Flamengo na liderança do Grupo B da Taça Guanabara, com seis pontos em duas partidas. O resultado ainda representou o fim de um jejum de cinco confrontos sem vitórias no Engenhão.

O típico temporal de verão que caiu cerca de 15 minutos antes do início da partida fez o Botafogo entrar em campo preocupado, devido ao estado ruim do gramado do Engenhão. Mas o público reduzido que compareceu ao estádio não se intimidou pela água e recebeu os jogadores com muita festa.

E com isso, até mesmo aqueles que estreavam no Engenhão não se intimidaram. Tanto é que logo aos seis minutos, Léo Silva e Victor Simões, que jogavam pela primeira vez no estádio, construíram o primeiro gol do Botafogo. O volante deu um belo passe rasteiro para o atacante, que recebeu na grande área e tocou no canto direito de Darci, fazendo 1 a 0.

Nesta altura do jogo, o Macaé incomodava o Botafogo, usando o contra-ataque como arma. A equipe visitante ainda tentava surpreender chutando de longe, apostando que o gramado molhado poderia surpreender Renan. Aos 21 minutos, André Gomes arriscou de fora da área, obrigando o goleiro a fazer boa defesa.

Não era apenas na velocidade que o Botafogo levava perigo. Aos 26 minutos, Juninho bem que tentou matar a saudade da torcida, que sonhava rever a bomba no Engenhão. O zagueiro cobrou falta de longe, mas Darci espalmou para fora. Na cobrança de escanteio, Eduardo cruzou com precisão para Victor Simões, que cabeceou rente à trave adversária.

Apesar da superioridade alvinegra, o Macaé assustou. Marciano arriscou de fora da área, Renan espalmou para a frente e a bola sobrou para Jackson, que emendou de primeira, mas o goleiro defendeu à queima-roupa, aos 32 minutos. Renan voltou a brilhar em seguida. Jackson apareceu livre, frente a frente com o camisa 1, que saiu por baixo e evitou o empate. Mas o primeiro tempo não terminou sem o Botafogo assustar o Macaé mais uma vez. Em mais um belo cruzamento, Eduardo encontrou Diego, que subiu para cabecear, mas acertou o travessão, aos 47 minutos.

O Botafogo voltou atuando em ritmo mais lento, mas assustou logo aos 9 minutos com Juninho. O zagueiro cobrou falta, a bola desviou na defesa e quase engana o goleiro Darci, que se esticou para defender. Embora tenha mantido a pressão sobre o Macaé, o Botafogo se via preso pelo cansaço de seus jogadores.

O clima da torcida no Engenhão foi de impaciência com os muitos erros de passe do Botafogo. A torcida não conteve a vaia em alguns lances, já que o desgaste físico fez cair a qualidade técnica. Houve momentos de tensão durante um período de domínio do Macaé, mas o Alvinegro conseguiu manter a posse de bola e segurar o placar até o fim.

Resultados da Rodada
Americano 3x0 Duque de Caxias
Resende 3x1 Cabofriense
Volta Redonda 1x1 Boavista
Tigres Brasil 0x4 Vasco
Fluminense 0x0 Madureira
Bangu 1x2 Flamengo
Friburguense 0x0 Mesquita
Botafogo 1x0 Macaé

Classificação
POS GRUPO A P J V E D GP GP SG
Americano 6 2 2 0 0 5 0 5
Resende 4 2 1 1 0 4 2 2
Vasco 3 2 1 0 0 4 2 2
Cabofriense 3 2 1 0 1 4 4 0
Madureira 2 2 0 2 0 1 1 0
Fluminense 1 2 0 1 1 1 3 -2
Duque Caxias 1 2 0 1 1 1 4 -3
Tigres do Brasil 1 2 0 1 1 1 5 -4

POS
GRUPO B
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
Botafogo 6 2 2 0 0 3 1 2
-
Flamengo 6 2 2 0 0 3 1 2
Mesquita 4 2 1 1 0 3 1 2
Macaé 3 2 1 0 1 2 1 1
Boavista 1 2 0 1 1 2 3 -1
Friburguense 1 2 0 1 1 0 1 -1
Volta Redonda 1 2 0 1 1 1 3 -2
Bangu 0 2 0 0 2 2 5 -3

Legenda
- Zona de classificação para às semi-finais da Taça Guanabara

Artilharia
3 gols
Bruno Meneghel (Resende)

2 gols
Éberson e Kieza (Americano)
Maicosuel (Botafogo)
Jackson (Macaé)
Faioli (Vasco)

1 gol
Gil (Americano)
Bruno Luiz e Rafael Soeiro (Bangu)
Teti e Tony (Boavista)
Victor Simões (Botafogo)
Da Silva, Gerson, Ramon e Roberto (Cabofriense)
Edivaldo (Duque de Caxias)
Juan, Marcelinho Paraíba e Ronaldo Angelim (Flamengo)
Diguinho (Fluminense)
Adriano Felício (Madureira)
Fabrício, Nill e Nino (Mesquita)
Fabiano (Resende) Clayton (Tigres Brasil)
Nílton e Rodrigo Pimpão (Vasco)
Alan (Volta Redonda)

Próximos jogos
31/01 16h Vasco x D. de Caxias
31/01 16h Madureira x Cabofriense
31/01 18h15 Fluminense x Resende
31/01 20h30 Americano x Tigres Brasil
01/02 16h Macaé x Bangu
01/02 16h30 Friburguense x Boavista
01/02 17h Volta Redonda x Flamengo
01/02 19h10 Mesquita x Botafogo

Fontes: Globo.com, Gazeta Esportiva e Terra


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário