Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 6 de fevereiro de 2010

NFL > Futebol de Mesa

Tática com a bola oval













Tão grande quanto a paixão dos americanos pela bola oval é a dificuldade para se entender as regras do futebol americano. Elas são tão específicas, tão elaboradas e mudam tanto que desorientam qualquer um. No entanto, são elas que fazem do jogo um sucesso.

Eu enxergo o jogo da NFL como um grande tabuleiro de xadrez. Ou seja, para ganhar um jogo, é preciso ter uma estratégia sólida, avançando casas até o objetivo principal, no caso, o touchdown. Por isso, para leigos e iniciantes, darei uma pequena aula de tática com a bola oval usando como base os dois times que decidem o Super Bowl 44 amanhã: Indianapolis Colts e New Orleans Saints.

O football é o único esporte (pelo menos que eu me recorde) em que os times são divididos em ataque e defesa. Ou seja, quando está atacando, uma equipe tem 11 jogadores específicos. Quando se defende, são outros 11. Pior que isso, existem os times de especialistas, utilizados em momentos especiais do jogo (como em chutes de field goal, punt, kick-off e também retorno, mas isso eu explico outro dia). Isso é tão maluco que é possível que muitos dos jogadores de defesa, por exemplo, nunca tenham tocado em uma bola de futebol americano.

VEJA TAMBÉM > Redatube - Os 30s mais caros do esporte

Então, para explicar direitinho como se arma uma equipe na NFL, vou utilizar três pranchetas. Na primeira, farei o desenho tático mais comum de um ataque contra defesa. Nas outras duas farei a mesma coisa, mas usarei os jogadores dos Colts e dos Saints como exemplos. Tome nota!

Entenda: Ataque contra defesa


















Análise do professor: Neste cenário, vemos uma típica formação de ataque (em vermelho) contra defesa (em preto). A linha azul representa a linha de scrimagge (a posição de campo em que o ataque se encontra) e a linha amarela é a faixa territorial que os vermelhos precisam atravessar para terem direito a mais quatro jogadas.

O time vermelho está na tradicional formação shotgun, com sete jogadores na linha de scrimagge (obrigatório esse número). No meio, fica o center (C) - responsável por passar a bola para trás no início da jogada, os guards (LG e RG) e os tackles (LT e RT), todos com funções defensivas, mesmo estando no ataque. Eles protegem o quarterback (QB) evitando que a defesa adversária avance sobre ele.

Nas pontas ficam os wide receivers (WR), uma espécie de pontas, que recebem lançamentos dos quarterbacks e partem para o touchdown. O tight end (TE), tem função semelhante, mas atua pelo meio da defesa e trabalha com passes mais curtos. Por trás ficam o fullback (FB) e o running back (FB). O primeiro faz corridas curtas, e usa sua força para atrapalhar a defesa. O segundo faz corridas longas e é uma alternativa quando as coisas pelo ar ficam difíceis. Vez por outras, eles também fazem recepções.

O responsável por organizar tudo isso é o quartback, principal estrela do futebol americano. No futebol, ele seria o meia-armador, a cabeça pensante do time, que joga junto com o técnico da equipe, coordenando o ataque. Um QB é reconhecido como craque principalmente por sua competência em acertar passes.

Na defesa, vemos os defensive tackles (DT) e defensive ends (DE) à frente da linha ofensiva, responsáveis por abrir espaço para os linebackers (OLB e MLB), que vem de trás, com a missão de derrubar ou atrapalhar o quartback adversário. O MLB (linebacker central) costuma se preocupar mais com as subidas do running back adversário.

Os cornerbacks (CB) vigiam de perto os wide receivers, e não podem encostar neles enquanto a bola não chegar nas mãos adversárias. O truque aqui é atrapalhar o máximo possível, sem falta. No meio, ficam o Strong Safety (SS), que dá suporte aos CBs e ao MLB, na caça ao running back. O Free Safety (FS), como diz o nome, fica mais livre em campo, mas também ajuda a conter os passes.
Super Bowl XLIV - Colts no ataque

















Análise do professor: O ataque do Indianapolis é liderado por um dos maiores QBs de todos os tempos, Peyton Manning, responsável por 4500 jardas aéreas dos Colts na temporada e 33 TDs. Ele conta com o aopio dos seus WRs Pierre Garçon (47 recepções, 4 TDs) e Reggie Wayne (100 recepções, 10 TDs). Outro que aparece quando o time vai com três recebedores é Austin Collie (60 recepções, 7 TDs).

Mesmo tendo um astro como Joseph Addai no elenco, o jogo corrido não é o forte dos Colts. O time tem a pior campanha terrestre de toda a liga, enquanto o segundo melhor da NFL pelo ar. Por isso, a defesa do Saints vai ter de fazer tudo para deter os passes de Manning. Trabalho para Green, Porter, Harper e Sharper.

Super Bowl XLIV - Saints no ataque




















Análise do professor: O New Orleans Saints sabe que precisa fazer seu ataque, o melhor da NFL em jardas e em pontos, funcionar contra a fraca defesa dos Colts, que pode ainda ficar sem seu melhor jogador, o DT Dwight Freeney (lesão no tornozelo).

Drew Brees lidera o ataque 34 touchdowns e 4388 jardas durante a temporada. Assim como o adversário detes domingo, a aposta no jogo aéreo é nítida. Henderson, Colston e até Meachem (que não aparece na prancheta) serão muito acionados durante a partida e terão a missão de levar os Saints ao primeiro título na história da NFL.

-------------------------

Ainda não entendeu nada? Então é melhor conhecer as regras do jogo. A ESPN disponibiliza um arquivo bem legal para iniciantes na NFL. Se você ainda não sabe o que é um touchdown ou um punt, clique aqui e entenda.

=========================

* A coluna Futebol de Mesa faz o trabalho sujo para você e analisa taticamente os principais times do esporte (e não só do futebol).

Direto da Redação










Professor: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat




Nenhum comentário:

Postar um comentário