Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 1 de maio de 2011

Comentário da Redação > Palmeiras 1 (5) x (6) 1 Corinthians

Visão corintiana > Classificação emocionante, mas bem preocupante
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

De forma emocionante e sofrida, como a Fiel gosta, o Corinthians bateu o Palmeiras e está na final do Campeonato Paulista 2011. Por ter passado pelo maior rival e nos pênaltis - onde já tem um histórico desfavorável contra a equipe alviverde -, não dá para esperar outra coisa que não seja muita comemoração por parte dos corintianos. Mas quando a poeira baixar e a cabeça estiver no lugar, até o mais fanático torcedor tem de estar preocupadíssimo para a decisão diante do Santos, adversário muito superior.

Com o time que eu julgo o ideal (veja abaixo), pelo menos no papel, pra mim o Timão teria como fazer frente ao Peixe. Ainda que fosse inferior tecnicamente, um clássico envolve outros fatores, como por exemplo, Pacaembu + Fiel torcida, uma união com o time que tem sido perfeita há algum tempo, sobretudo em clássicos. O próprio atual campeão paulista provou disso na primeira fase, tomando de 3 a 1.

Mas com essa formação e bola que o Alvinegro mostrou hoje tem de ser otimista para acreditar no título. É um futebol feio demais! Os jogadores se acovardam, não conseguem criar uma boa jogada, são burocráticos demais. Até para sair tocando do campo de defesa é um sofrimento enorme.

Não mudo em nada o que eu disse na análise da vitória sobre o Oeste... os mesmos jogadores continuam prejudicando demais o rendimento da equipe. Os dois laterais não passam confiança (Fábio Santos é ruim, e o Alessandro não está bem), Chicão segue mal, e Dentinho e Jorge Henrique, com todo o respeito, são muito inúteis... ineficientes ao extremo. O goleiro, hoje, acabou sendo herói e fez boa partida, mas é outro que não dá para confiar.

E além do fraco desempenho individual de metade dos 11 titulares, a equipe segue sendo uma bagunça taticamente. Conseguiu tomar sufoco com um a menos, deixou o Luan finalizar livre após fazer o gol de empate... Enfim, apesar de estar na final, a coisa está feia pelos lados do Parque São Jorge. Torcedor sempre acredita e é assim mesmo que tem de ser, mas não dá para se iludir... O atual futebol do Corinthians é DESANIMADOR.

Time que eu escalaria para a final:
Julio César; Moacir, Paulo André, Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César e Morais; Willian e Liédson.

* Eu trocaria três peças que hoje são claramente superiores aos atuais titulares e tenho certeza que faria muita diferença. Já as laterais, não dá para confiar nos reservas. Até acho que o Marcelo Oliveira tem mais capacidade que o Fábio Santos, mas ele deu uns vacilos quando teve oportunidades, então não dá para criticar a opção do Tite. E na direita, eu manteria o Alessandro, mas como ele está suspenso para o primeiro jogo, vai o Moacir mesmo.

Conceitos

Julio Cesar - BOM: Apesar de uma rebatida em chute normal no primeiro tempo, fez boa partida e foi herói ao defender o pênalti.
Alessandro - REGULAR: Muito burocrático. Não passa confiança. E certamente seria expulso se não tivesse saído.
(Luis Ramírez) - REGULAR: Não fez a menor diferença no tempo normal. Converteu o pênalti da classificação.
Chicão - REGULAR: Teve dificuldade na marcação e saída de bola, mas não cometeu nenhuma grande falha.
Leandro Castán - BOM: Esteve seguro mais uma vez.
Fábio Santos - REGULAR: Passa menos confiança ainda. Incrível como o camisa 6 comete erros primários e infantis.
Ralf - BOM: Fez bem sua parte novamente.
Paulinho - REGULAR: Apareceu pouco para o jogo. Em boa parte do jogo, se posicionou muito à frente, de costas, em vez de vir de trás com a bola.
Bruno César - REGULAR: Foi um armador coadjuvante, que só faz o arroz com feijão.
(Morais) - REGULAR: Não jogou muito tempo e pouco fez.
Jorge Henrique - PÉSSIMO: Melhorou um pouco em relação ao último jogo e mesmo assim foi bem mal. Errou muito e não é o mesmo fisicamente.
Dentinho - PÉSSIMO: Consegue ser mais inoperante que o Jorge Henrique. E ainda tem a coragem de sair balançando a cabeça negativamente, insatisfeito com a substituição... já que ele não vai para a reserva pelo péssimo futebol, está aí mais um outro motivo para ele sair do time: por indisciplina.
(Willian) - BOM: Mais uma vez entrou e foi decisivo. Não é possível que ele continuará no banco!!!
Liedson - REGULAR: A bola não chega, ninguém encosta... nem acho que ele está na melhor forma técnica, mas dá dó do camisa 9!
Téc: Tite - PÉSSIMO: Acertou em tirar o Alessandro e só. Culpado por pelo menos 60% dos problemas do time, na minha visão. Sinceramente, se ele continuar para o Brasileirão, vaga na Sul-Americana será lucro.

Visão palmeirense > Juiz fez o óbvio e Palmeiras sucumbe nos pênaltis
por Rogério de Sá - alviroger@hotmail.com

Os gladiadores do Palestra Itália se mostraram guerreiros todo o tempo de jogo. Empurrados por mais de 34 mil torcedores alucinados, a equipe enfrentou um forte oponente que já entrou no gramado sabendo o que fazer, porém, não era o time de Parque São Jorge que o Palmeiras tinha que derrotar, e sim, Paulo Cesar Oliveira. O juiz já possuía um grande retrospecto de erros, no mínimo, curiosos contra a equipe alviverde. E a partida desse domingo só serviu para colocar no currículo mais uma arbitragem com muitos erros.

Em um jogo que o Palmeiras dava claros sinais de vitória fácil, começou a se complicar em uma contusão do Mago Valdivia após um chute no vácuo. Antes de o jogador sair de campo, após uma falta de Ralf em cima de Kleber, que foi ignorada pela arbitragem, Danilo deu uma entrada perigosa em Liedson, que para revidar, solou o zagueiro do Palmeiras, porém, apenas o palmeirense foi para o chuveiro mais cedo.

Com dois guerreiros a menos, o juiz insistia em ignorar as diversas faltas em cima de Kleber. Revoltado com isso, Felipão e Tite começaram a bater boca. Muito mais efusivo, o técnico corintiano acabou continuando no gramado, e Luiz Felipe Scolari se uniu a Danilo no vestiário. Para piorar a situação palmeirense, Cicinho novamente sentiu a contusão, e deu lugar para o improvisado João Victor.

Em um segundo tempo que o juiz decidiu apitar igual para os dois lados, na raça, o Palmeiras conseguiu o seu gol após cobrança de escanteio, mas mesmo tendo o dobro de chances de gol que o adversário, e com um jogador a menos, também de escanteio o rival empatou a partida, e com chances dos dois lados, o tempo normal acabou empatado.

Nos pênaltis, infelicidade de João Victor que perdeu a ultima cobrança, que consagrou a péssima e tendenciosa arbitragem.

Conceitos

Deola – BOM: Não teve culpa no gol e quase não foi exigido.
Cicinho – BOM: Estava bem até se machucar.
(João Victor) – BOM: Arriscou algumas jogadas pelo lado do campo, porém, com um a menos, não subiu muito ao ataque.
Danilo – REGULAR: Deu uma entrada perigosa e levou o revide, mas apenas ele foi expulso, estava bem enquanto permaneceu em campo.
(Leandro Amaro) - ÓTIMO: Fez o gol que poderia ter sido da classificação.
Thiago Heleno – BOM: Manteve a segurança de sempre.
Rivaldo – BOM: Anulou o Dentinho, quem tentou jogar naquela faixa do campo.
Marcos Assunção – ÓTIMO: Mostrou vontade de garoto e liderança de um jogador experiente, levou perigo nas cobranças de falta.
Márcio Araujo – ÓTIMO: Quando o time mais precisou, chamou a responsabilidade para si.
Valdivia – BOM: Estava levando perigo enquanto permaneceu em campo, teve que ser substituído por contusão.
Tinga – PÉSSIMO: O mesmo jogador limitado de sempre.
(Patrick) – REGULAR: Mostrou vontade, mas não mudou muita coisa.
Luan – BOM: Correu o jogo todo e se sacrificou para compensar a falta de um jogador.
Kleber – ÓTIMO: Brigou sozinho contra a zaga do rival, e com um cartão desde o inicio da partida, permaneceu calmo.
Felipão – ÓTIMO: Mesmo com um jogador a menos, o time sempre esteve motivado, dedo do técnico que foi expulso injustamente.

Fotos: Terra

========================

Direto da Redação

redacao_esporte@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário