Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Democracia > Clássico na hora errada

Depois de seis joguinhos chatos contra adversários pequenos, os corintianos finalmente poderiam acompanhar uma partida empolgante neste domingo, diante do rival São Paulo. Porém, como se não bastasse o regulamento cansativo da competição, o clássico paulista caiu justamente às vésperas da estreia do Alvinegro na Copa Libertadores.

Para o Corinthians, seria um ótimo desafio encarar o Tricolor na última quarta-feira, por exemplo. Jogaria contra um oponente à altura, e teria uma semana para se recuperar e partir para Venezuela, onde tem o Deportivo Táchira pela frente, na próxima quarta.

Com apenas três dias de um jogo para o outro, porém, o técnico Tite deixará três jogadores fundamentais de fora do jogo deste domingo: Alex, Emerson e Liedson. Não sei, sinceramente, até que ponto é melhor poupar, pois já vi equipe (o próprio Timão da era Mano Menezes é o melhor exemplo) jogar duas competições paralelas com os titulares e vencer ambas. Assim como vi em 2010 o time principal descansar em jogos do estadual e mesmo assim entrar em campo sonolento e apático pelo torneio sul-americano.

Mas não tem como contestar a decisão do Tite de preservar três atletas que, pela idade e histórico de contusões, claramente precisam de um cuidado especial na parte física. Assim como eu acho um risco levar o Ralf para o jogo. Se o camisa 5 se contundir não tem um substituto de ofício para a posição, a não ser um garoto que ainda não entrou em campo pelo time profissional.

Portanto, mesmo querendo vencer também o Paulistão, não dá para negar que a competição continental é prioridade total no primeiro semestre. Neste caso, aliás, o monótono sistema de disputa do estadual (com oito classificados) é um fator benéfico.

Mesmo assim, é importante ressaltar que a equipe que o Tite escalará amanhã tem muita condição de vencer o clássico, ainda mais com a força do bando de loucos no Pacaembu. No último confronto, no mesmo local e com uma formação muito semelhante (apenas as trocas de Liedson e Welder por Elton e Alessandro, respectivamente), os mandantes massacraram o rival tricolor por 5 a 0.

Claro que desta vez a situação é bem diferente, mas se jogar tudo que pode, ainda que o São Paulo seja muito superior àquele de 2011, vejo a equipe alvinegra com mais favoritismo. E nada como estrear na Libertadores vindo de uma vitória em cima do rival.

O fato é que, com o time completo ou não, a temporada 2012 está oficialmente começando para o Corinthians!

===================

* A coluna Democracia é a voz da nação corintiana aqui no Redação do Esporte.

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Really my spouse and i appreciate the time and effort you have made to talk about the knowledge.The subject here i found was successful for the topic that we had been studying for a long time

    ResponderExcluir